

Mesmo sendo Jesus o próprio Filho de Deus, tinha de crescer como qualquer outro menino. E Deus olhava por ele cada minuto.
Depois da morte do malvado rei Herodes, Maria, José e Jesus voltaram e foram morar em Nazaré. Nazaré não era uma cidade grande com altos edifícios, templos e muito tráfego. Era uma cidadezinha bem do interior, no meio de montanhas.
Nessa época Jesus não era mais um bebê: era um menino, um garoto!
Conta-nos a Bíblia que o menino Jesus tinha de aprender muitas coisas. Conta-nos também que ele obedecia à sua mãe e a José. José era carpinteiro. Assim podemos ter uma idéia de como seria a vida de Jesus. Imaginemos o quadro que se apresenta na casa de José:
Pela manhã, os raios do sol batendo na janela do quarto de Jesus, atravessam pelo chão e sobem pela cama até às cobertas e até aos olhos de Jesus e o despertam. Maria coloca água numa bacia e ajuda Jesus a lavar-se e a vestir-se.
Agora é a hora do desjejum.
Enquanto Maria prepara o desjejum, Jesus coloca a louça num banco baixo que serve de mesa; estende as esteiras no chão onde se assentam os três: Maria, José e Jesus. José agradece a Deus o alimento. Maria e Jesus curvam a cabeça. Agora estão prontos para comer bolos de cevada com manteiga fresca e mel. Enquanto comem, conversam sobre os planos do dia e pedem a Deus que os ajude a cumprir bem as tarefas.
Há muita coisa que fazer DENTRO da casa.
E Jesus ajuda em tudo. Ajuda a dar de comer aos animais. Ajuda Maria a tirar água do poço. Ajuda a José também naquilo que é possível.
Ajuda a José na oficina de carpintaria. Passa a José os pregos e os pedaços de madeira. Apanha as aparas à medida que caem no chão. Ele observa a serragem caindo como neve, quando José usa a serra. E Jesus obedece a Maria e a José em tudo o que lhe é solicitado.
Vejamos agora Jesus fora de casa. Quanta coisa tem ele para fazer! Caminhadas a pé pelas montanhas, passeios montado no burrinho; piqueniques, amigos que vêm para brincar. . .
À tardinha Maria, José e Jesus assentam-se à porta da casa e observam o pôr-do-sol. Falam com Jesus sobre Deus. Contam-lhe histórias sobre Deus sempre e sempre até Jesus aprendê-las de cor.
À noite, Jesus faz a sua oração e vai para a cama. As estrelas aparecem. Toda a cidade de Nazaré dorme tran¬qüila entre as montanhas.
Era assim que os habitantes de Nazaré viviam. Era assim que Jesus vivia também.
Mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus teria de crescer como qualquer outro menino.
E Deus continuava a cuidar dele, cada minuto.
Falemos sobre a história bíblica
Que tipo de trabalho encontrava Jesus dentro de casa para fazer? E fora? Que acham vocês que ele aprendia enquanto ajudava Maria e José? Quando brincava ele com os amigos? Quando saía ele para caminhadas a pé? Quando montava num animal? Quando cuidava dos animais? Apren¬dem vocês essas mesmas coisas nos dias de hoje?
Versículo bíblico para aprender
Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo (Efésios 6:1).
Falemos com Deus
Querido Deus, ajuda-nos a lembrar que enquanto faze¬mos algum trabalho, estamos ao mesmo tempo aprendendo lições. Aprendemos a ser bons esportistas, a ser cooperado¬res, a ser obedientes, e a usar nossos músculos quando andamos a pé ou brincamos fora de casa. Obrigado por ser essa forma de aprender AGRADÁVEL NA MAIORIA DAS VEZES. Ajuda-nos a ter um espírito esportivo, mesmo que a maneira de aprender não seja tão AGRADÁVEL. Em nome de Jesus. Amém.
Agora procure esta história em sua Bíblia
Está em Lucas 2:40 e 52.