Ao longo da minha jornada profissional tenho encontrado muitas pessoas que sofrem com o julgamento dos outros, se angustiam tentando agradar a todos, sofrem com a ingratidão das pessoas e se ressentem com as críticas que recebem. Mas inúmeras vezes percebo que as maiores dores e sofrimentos vem de suas próprias críticas e julgamentos. Temos uma grande facilidade em nos concentrarmos em nossas falhas e implicar com coisas que não gostamos ao nosso respeito.
Quando a fidelidade de Paulo foi questionada ele não tentou se justificar ou se desculpar ele simplesmente respondeu dizendo que a opinião das pessoas não era importante pra ele. E que, aliás, nem sua própria opinião era levada em conta. Paulo tinha a plena convicção de que se estivesse indo para um caminho errado Deus lhe indicaria a direção correta. Ele tinha essa profunda conexão com Deus que lhe permitia silenciar as opiniões e ruídos externos e internos para ouvir com clareza a voz de Deus.
Deus tem um trabalho e uma parte em sua obra para cada uma de nós, mas não vamos conseguir realizar enquanto estivermos preocupados apenas em agradar as pessoas, a nós mesmos ou esperando recompensas e aplausos por nossas boas ações.
O foco de nossa jornada deve ser: Como posso agregar algo na vida dessa pessoa? Como posso aliviar seus fardos? O que ela precisa de mim?
Não devemos ser o que as pessoas QUEREM que sejamos e sim o que elas PRECISAM que sejamos. Dessa forma olharemos a todas as pessoas ao nosso redor como nossos companheiros de jornada, pessoas que precisam de ajuda e amor. Tampouco devemos esperar algo em troca por isso.
Se estamos em pé é porque Jesus nos sustenta, não devemos esperar sermos perfeitos para então fazermos um trabalho para Ele e para as pessoas à nossa volta. Pare de se julgar com seus olhos humanos e imperfeitos. Tenha a certeza de que você é infinitamente amada por Ele.
Nosso senso de importância deve vir de Deus, o julgamento e o direcionamento Ele que nos dará.
Peça a Deus que a livre do fardo dos julgamentos humanos, que sua mente esteja sempre em conexão com Ele, e que apenas Ele possa julgar e direcionar seus passos.
Faíla Thomé
Sorocaba - SP