Leia-se 1 Samuel, capítulo 28.
Entre as passagens bíblicas comumente apresentadas em apoio à errônea crença do estado consciente dos mortos, acha-se também o relato da visita de Saul à pitonisa de En-Dor. Pretendem os imortalistas que foi realmente a “alma” de Samuel que apareceu e manteve entrevista com Saul. Mas os fatos relacionados com esta prática necromante impossibilitam esta conclusão. Vejamos:
a) Deus Se havia negado a responder a Saul por meios oficiais, como sejam: sonhos, Urim, ou profetas (verso 6). E será que o Senhor poria de lado os meios lícitos para comunicar-se com Saul através de meios ilícitos e condenados como eram as artes de necromancia? Ver Levítico 19:31; 20:27; Deuteronômio 18:9-12. Satanás não teria poder para chamar Samuel do Céu, onde, segundo a crença popular, ele deveria encontrar-se, e será que Deus enviaria Seu servo, o santo profeta Samuel, à caverna duma feiticeira em atenção aos seus sortilégios?
b) Como poderia Samuel atender à evocação da necromante se ele havia condenado a necromancia como um pecado nefando? (1 Samuel 15:23). E como poderia ele comunicar-se primeiro com a mulher, amigavelmente, e preveni-la de que seu visitante era Saul, cooperando assim com ela na sua prática diabólica?
c) A feiticeira viu o pretenso Samuel enquanto Saul nada via. E como poderia ela contemplá-lo mediante seus sortilégios, ao passo que a Saul não fosse dado vê-lo? Será que a feiticeira era mais santa que Saul?
d) O suposto Samuel apareceu “envolto numa capa” (verso 14). Será que as “almas abstratas” andam vestidas de capa?
e) O pretenso Samuel disse que Saul e seus filhos estariam com ele no dia seguinte (verso 19). Se Samuel estava no Céu, como poderia Saul ali entrar uma vez que Deus o havia rejeitado por causa dos seus pecados?
f) O fato de Saul ter-se comunicado com o suposto Samuel, por meio da pitonisa, foi um dos motivos por que o Senhor o matou (1 Crônicas 10:13, 14). E como poderia o Senhor castigá-lo por um ato que o próprio Senhor tivesse favorecido?
g) Se os mortos justos estão no Céu, como poderia Samuel subir “da terra”? (Verso 13). Se alguém achar que Samuel ressuscitou, então que nos explique como poderia ressuscitá-lo para atender aos sortilégios da pitonisa, e como poderia Samuel ressuscitar em En-Dor se foi sepultado em Rama.
Estes fatos nos levam à conclusão inevitável de que o Samuel que ali apareceu foi um demônio disfarçado em Samuel.