

(Review and Herald, 02/11/1905)
O longamente acalentado plano de Davi de erigir um templo ao Senhor, foi sabiamente executado por Salomão, que "deu ordens para edificar uma casa ao Nome do Senhor." 2 Crônicas 2:1.
Carta de Salomão a Hirão
"Então enviou Salomão mensageiros a Hirão, dizendo: Bem sabes que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa das guerras com que o cercaram, até que o Senhor lhes pôs os inimigos debaixo dos pés. Agora, porém, o Senhor meu Deus me deu descanso de todos os lados, e não há adversário nem calamidade alguma. Portanto, pretendo edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao Meu nome." 1 Reis 5:2-5.
"Ora, estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus e consagra-la a ele, para queimar perante ele incenso aromático, e para apresentar o pão continuo da proposição, e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas luas novas e nas festividades do Senhor nosso Deus. Esta é uma obrigação perpétua de Israel. A casa que vou edificar há de ser grande, porque o nosso Deus e maior do que todos os deuses. Porém quem seria capaz de 1he edificar uma casa, visto que os céus e ate os céus dos céus não o podem conter? E quem sou eu para 1he edificar uma casa, a não ser para queimar incenso perante ele?
"Portanto, manda-me um homem hábil para trabalhar em ouro, prata, bronze, ferro, púrpura, carmesim e azul, e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi meu pai preparou.
"Manda-me também madeira de cedros, ciprestes e sândalo do Líbano; porque bem sei que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano. Eis que os meus servos estarão com os teus, para me prepararem muita madeira; porque a casa que edificarei ha de ser grande e maravilhosa. Aos teus servos, cortadores da madeira, darei vinte mil coros de trigo batido, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite." 2 Crônicas 2: 4-10.
A Resposta de Hirão
"Ouvindo Hirão as palavras de Salomão, muito se alegrou e disse: Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo."1 Reis 5:7. "Hirão. . .respondeu por meio de uma carta que enviou a Salomão dizendo: "Porque o Senhor ama o Seu povo, te constituiu rei sobre ele. . . . Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a Terra! Deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor." 2 Crônicas 2:11, 12.
"Ouvi o que mandaste dizer." "Envio um homem hábil, de entendimento, a saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro. Este sabe lavrar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras, em madeiras, em púrpura, em azul, em linho fino e em carmesim, e é perito em toda a obra de buril, e para toda espécie de engenhosas invenções. Ele trabalhará com os teus peritos e com os peritos de Davi, meu senhor, teu pai." 1 Reis 5:8; 2 Crônicas 2:13, 14.
"Agora mande o meu senhor para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho de que falou, e nós cortaremos tanta madeira no Líbano quanto precisares, e a levaremos em jangadas pelo mar até Jope. Então tu a farás subir a Jerusalém." 2 Crônicas 2:15, 16.
O Material de Construção
"Assim, deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme todo o seu desejo, e Salomão dava a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido. Isto fazia de ano em ano.
"Deu o Senhor sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Houve paz entre Hirão e Salomão, e fizeram aliança.
"O rei Salomão recrutou uma leva de trabalhadores dentre todo o Israel, e se compunha a leva de trinta mil homens. E os enviava ao Líbano em turnos de dez mil por mês, de modo que passavam um mês no Líbano, e dois meses em casa. Adonirão dirigia a leva. Salomão tinha setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedra nas montanhas, afora os mestres-de-obra que estavam sobre aquele serviço, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que o executava.
"Mandou o rei que trouxessem grandes blocos de pedra escolhida e lavrada para fundarem a casa. Lavravam-nas os edificadores de Salomão e os de Hirão, e os gebalitas preparavam a madeira e as pedras para edificar a casa." 1 Reis 5:10-18
A Edificação
"No ano quatrocentos e oitenta depois de os filhos de Israel terem saído do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel", "no segundo mês, no segundo dia," "Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi havia preparado na eira de Araúna, o jebuseu." 1 Reis 6:1; 2 Crônicas 3:2; 3:1.
Acerca do templo interior — o edifício que continha o lugar Santo e o lugar Santíssimo — lemos "era de sessenta côvados de comprimento, vinte côvados de largura e trinta côvados de altura." 1 Reis 6:2.
"Edificava-se a casa com pedras lavradas na pedreira, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento de ferro algum se ouviu na casa quando a edificavam." Versículo 7.
"Cobriu as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até o teto, tudo cobriu com madeira por dentro e cobriu o soalho da casa com tábuas de cipreste." "O cedro da casa por dentro era lavrado de botões e flores abertas. Tudo era cedro, pedra nenhuma se via." Versículos 15, 18.
O Lugar Santíssimo
"Na parte mais interior da casa preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do Senhor. Era o Santo dos Santos de vinte côvados de comprimento, vinte côvados de largura e vinte côvados de altura. Cobriu-o de ouro puro, e também cobriu de cedro o altar.
"Salomão cobriu a casa por dentro de ouro puro, e estendeu cadeias de ouro diante do Santo dos Santos, que também cobriu de ouro. Assim cobriu inteiramente de ouro toda a casa. Também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do Santo dos Santos.
"No Santo dos Santos fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura. Uma asa do primeiro querubim era de cinco côvados, e a outra asa de cinco côvados — dez côvados havia desde a extremidade de uma asa até a extremidade da outra. Assim era também o outro querubim, pois ambos os querubins eram da mesma medida e do mesmo talhe. A altura de cada querubim era de dez côvados. Pôs querubins na parte mais interior da casa, com as asas estendidas. A asa de um tocava numa parede, e a asa do outro na outra parede, e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra. Cobriu de ouro os querubins. Nas paredes da casa em redor, tanto na parte mais interior como na mais exterior, entalhou querubins, palmeiras e flores abertas. Também cobriu de ouro o soalho da casa, tanto na parte mais interior como na mais exterior." 1 Reis 6:19-30. "Adornou a casa de pedras preciosas." 2 Crônicas 3:6.
"Para a entrada do Santo dos Santos fez portas de madeira de oliveira; a verga com as ombreiras formavam a quinta parte da parede. Assim fez as duas portas de madeira de oliveira, as quais entalhou de querubins, de palmeiras e de flores abertas, e recobriu os querubins e as palmeiras de ouro batido. Assim também fez para a porta do templo umbrais de madeira de oliveira, que constituíam a quarta parte da parede. Eram as duas portas de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, como também as duas folhas entalhadas da outra porta. E as lavrou de querubins, de palmeiras e de flores abertas, e as cobriu de ouro acomodado ao lavor." 1 Reis 6:31-35.
"Fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino, e fez bordar neles querubins." 2 Crônicas 3:14.
A Mobília do Lugar Santo
"Também fez Salomão todos os utensílios para a casa do Senhor: o altar de ouro; a mesa de ouro, sobre o qual estavam os pães da proposição; os castiçais , cinco à direita e cinco à esquerda, diante do Santo dos Santos, de ouro puro; as flores, as lâmpadas e as espevitadeiras, também de ouro; também as taças, as espevitadeiras, as bacias, os recipientes para incenso e os braseiros, de ouro finíssimo; as dobradiças para as portas da casa interior para o Santo dos Santos, e as portas da casa, isto é, do templo, também de ouro." 1 Reis 7:48.
Os Átrios
"Fez diante da casa duas colunas de trinta e cinco côvados de altura, e o capitel que estava sobre cada uma era de cinco côvados. Fez cadeias, como no Santo dos Santos, e as pôs no alto das colunas. Fez também cem romãs, as quais pôs nas cadeias. Levantou as colunas diante do templo, uma à direita e outra à esquerda. Chamou o nome da que estava à direita Jaquim, e o nome da que estava à esquerda Boaz." 2 Crônicas 3:15-17.
"O pórtico na frente do recinto principal do templo era de vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e de dez côvados de largura." 1 Reis 6:3.
"Também edificou o átrio interior de três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro." 1 Reis 6:36.
"Fez o átrio dos sacerdotes, e o átrio grande, como também as suas portas, as quais cobriu de bronze." 2 Crônicas 4:9.
O Mobiliário do Átrio
"Fez um altar de bronze de vinte côvados de comprimento, vinte de largura e dez de altura." 2 Crônicas 4:1. Isto ficava no átrio dos sacerdotes.
"As caldeiras, as pás, os garfos e todos os utensílios", ele fez de "bronze purificado." Versículo 16.
"Fez o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até a outra, redondo, e de cinco côvados de altura. Um fio de trinta côvados era a medida da sua circunferência." Versículo 2. "Firmava-se o mar sobre doze bois", de bronze fundido, "três que olhavam para o norte, três para o ocidente, três para o sul e três para o oriente." 1 Reis 7:25. "Tinha quatro dedos de espessura, e a sua borda foi feita como a borda de um copo, ou como a flor de um lírio, e sua capacidade era de três mil batos. . . .Pôs o mar do lado direito da casa, para a banda do oriente" do átrio dos sacerdotes, "para o sul." 2 Crônicas 4:5, 10.
"Fez [também] dez pias, e pôs cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas o que pertencia ao holocausto, porém o mar era para que os sacerdotes se lavassem nele." Versículo 6. Esses utensílios foram fundidos "na planície do Jordão. . . . na terra argilosa, entre Sucote e Zaretã. Fez Salomão todos estes utensílios em grande abundância, de maneira que não se podia averiguar o peso do bronze." Versículos 17, 18.
A Conclusão da Obra
"Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado, a prata, o ouro, os utensílios e os pôs entre os tesouros da casa do Senhor." 1 Reis 7:51. Assim "Salomão acabou a casa do Senhor, . . . e prosperamente efetuou tudo o que intentou fazer na casa do Senhor." 2 Crônicas 7:11.
"No quarto ano lançou-se o fundamento da casa do Senhor, no mês de zive. No décimo primeiro ano, no mês de bul, que é o oitavo, acabou-se esta casa com todas as suas dependências e com tudo o que lhe convinha. Salomão levou sete anos para edificá-la." 1 Reis 6:37, 38.