

Você alguma vez já fez a experiência de imaginar a morte de alguém que ama e começou a chorar mesmo sabendo que não era real? Ou já teve um pesadelo que a fez acordar com o coração acelerado e respiração ofegante apesar de ser apenas um sonho? Tudo era imaginário, todavia, seu corpo teve reações hormonais reais! Isso se dá porque, para o nosso cérebro, realmente aconteceu, ele “viu” o que você imaginou ou sonhou.
“O cérebro é o órgão e instrumento da mente, e controla o corpo todo.” (Medicina e Salvação, p. 291). O cérebro é o comandante geral do nosso corpo, no entanto, ele é altamente sugestivo. Aquilo que você diz para ele, ou seja, o que você mentaliza, ele acredita, mesmo que não seja real. A Bíblia diz: “Aquilo que o homem imagina em sua alma, assim é.” (Provérbios 23:7). Eis uma boa razão para termos cuidado com nossos pensamentos e palavras!
“A doença é muitas vezes produzida e com frequência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos, poderiam ser sãos, se tão somente assim o pensassem. Muitos julgam que a mais leve exposição lhes ocasionará doença, e produzem-se os maus efeitos exatamente porque são esperados. Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária.” A Ciência do Bom Viver, pág. 241.
“Enfermidades mentais prevalecem por toda parte. Nove décimos das doenças das quais os homens sofrem têm aí sua base. Talvez algum vivo problema doméstico esteja, qual cancro roendo até à alma e enfraquecendo as forças vitais. Remorsos pelos pecados às vezes encobrem a constituição e desequilibram a mente.” Testimonies, vol. 5, pág. 444.
Nossa conduta e a maneira como nos relacionamos umas com as outras, são afetadas diretamente pela nossa disposição mental e visão de mundo. Jesus disse: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas!” (Mateus 6:22-23) Muitas vezes, podemos enxergar problemas onde não existem, simplesmente porque não estamos bem mentalmente.
Diante de tudo isso, precisamos compreender a necessidade de cuidarmos e conhecermos melhor nossa mente, pois temos o poder de moldá-la. “O efeito deprimente e mesmo destrutivo da ira, descontentamento, egoísmo, impureza; e de outro lado, o maravilhoso poder vivificante que se encontra em um bom ânimo, altruísmo, gratidão - também devem ser apresentados. Há nas Escrituras uma verdade fisiológica, verdade esta que precisamos considerar: "O coração alegre serve de bom remédio." Prov. 17:22. Educação, p. 197
As palavras do Apóstolo Paulo nos trazem um conselho fundamental: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2. “A mente rege o homem inteiro. Todas as nossas ações, quer boas ou más, originam-se na mente. É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais.” Fundamentos da Educação Cristã, p. 426. Todas nós possuímos este tesouro!
Feira de Santana - BA