COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE JESUS?
Sabemos que Jesus vira em glória, acompanhado de uma multidão de anjos.
Entretanto, existem outras características que precisamos conhecer. Não se trata de detalhes sem importância. São informações que ajudarão os crentes a discernirem a verdadeira vinda de Jesus.
O próprio Jesus advertiu seus discípulos para não se deixarem enganar.
Imagine que apareça, com grande destaque na TV e nos jornais, a notícia de que Jesus está em São Paulo, ou em Paris, ou em Buenos Aires, caminhando pelas ruas e curando câncer, dando vista aos cegos e pregando o Evangelho.
Milhões de pessoas seriam enganadas.
Satanás tentará enganar os crentes usando todos os meios de que dispõe, mas não terá poder para imitar a vinda de Jesus da forma como está descrita na Bíblia.
Jesus sabia que muitos tentariam imitar a Sua vinda, então Ele deixou informações detalhadas, para que não sejamos enganados.
1) A segunda vinda de Jesus será visível.
Apocalipse 1:7: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
A vinda de Jesus será visível aos olhos humanos. Ele virá nas nuvens e todo olho O verá.
O próprio Jesus confirmou essa verdade.
Mateus 24:30: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
Hoje, qualquer evento pode ser visto por todos através da televisão ou da internet. Entretanto, se a vinda de Jesus fosse vista apenas numa tela, poderia ser editada ou falsificada, como acontece com tantos programas de TV.
Por isso, Jesus explicou exatamente como será a Sua vinda.
Mateus 24;27: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.
Não existe relâmpago invisível: o som do trovão se ouve por todos os lados e o brilho do relâmpago ilumina o céu. Assim será a vinda do Senhor. Com essas palavras, Jesus confirmou que a Sua vinda será visível e acontecerá nas nuvens do céu, não numa tela de TV.
Outros dizem que Jesus será visto apenas pelo olho da fé. No entanto, vejamos o que diz a Bíblia:
Atos 1:9-11: “Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Os discípulos observaram Jesus subir ao céu até que uma nuvem O ocultou. Então dois varões vestidos de branco, que eram anjos, disseram; "esse Jesus virá do mesmo modo como vocês O viram subir ao céu."
Não e difícil entender o que a Bíblia diz: assim como foi visto subindo ao céu, Jesus será visto quando voltar.
2) Os justos serão arrebatados.
I Tessalonicenses 4:17: Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Talvez vocês já ouviram falar no arrebatamento secreto. Existe um filme famoso que trata do assunto: uma pessoa desaparece, não é mais encontrada e depois descobre-se que ela foi arrebatada e está no céu. Em seguida, a mesma coisa acontece com outra pessoa e assim por diante.
Essa doutrina não é bíblica. A Bíblia fala em arrebatamento, não em arrebatamento secreto: os justos serão arrebatados para encontrarem o Senhor nos ares.
É BÍBLICA A DOUTRINA DO ARREBATAMENTO SECRETO?
Alguns interpretam erroneamente textos bíblicos para fundamentar a doutrina do arrebatamento secreto.
Lucas 17: 34-37: "Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. [Dois homens estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.] Perguntaram-lhe: Onde, Senhor? E respondeu-lhes: Onde estiver o cadaver, aí se ajuntarão também os abutres."
O texto diz que um será levado, mas não diz que o que for deixado ficará vivo.
De fato, os justos serão arrebatados para encontrarem com Jesus nos ares, enquanto os ímpios serão destruídos. Nesse sentido, um será levado e o outro será deixado. Um será levado para o céu; onde o outro será deixado?
A essa pergunta Jesus respondeu: "onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão também os abutres". Apocalipse 19:21 diz que os ímpios serão comidos pelas aves. Esse será o destino dos que forem deixados.
2 Pedro 3:10: “Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se ardendo desfarão; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”
O texto não diz que a vinda do Senhor e o arrebatamento serão secretos, ao contrário, afirma que no Dia do Senhor haverá estrepitoso estrondo e os elementos da Terra se desfarão. Um evento como esse obviamente não é secreto.
Entretanto, o texto afirma que o Senhor vem como ladrão. A atuação do ladrão não é secreta, mas às vezes a sua chegada surpreende porque ninguém sabe a hora em que ele vem.
Nesse sentido, Jesus virá como ladrão, ninguém sabe o dia da Sua vinda.
Mateus 24:42: Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
Só Deus sabe a dia e a hora da vinda de Jesus. Se nós soubéssemos, talvez não nos prepararíamos devidamente.
Por isso, o Senhor diz: "vigiai."
NÃO HAVERÁ SEGUNDA CHANCE
Não haverá oportunidade após a segunda vinda de Jesus. Quando Jesus voltar, os casos já estarão definidos, o destino de cada um já estará traçado.
Hoje é o tempo de escolher a quem servir, hoje é o tempo de se preparar para o encontro com Jesus. O apóstolo Paulo diz, em Hebreus 3:7 e 8: "hoje, se ouvirdes, a Sua voz, não endureçais os vossos corações."