

A inveja tem sua origem no inimigo de nossas almas e adversário de Deus. Portanto, é inconcebível a ideia de que esta possa ter seu lado bom!
É interessante notarmos que foi este sentimento que operou a queda na vida de um ser anteriormente perfeito e feliz. Mas como ele pôde sentir isso? Como começou essa guerra estranha e violenta em seu coração?
“O seu coração se encheu de orgulho por causa da sua beleza; querendo se tornar ainda mais belo e importante, você corrompeu sua sabedoria.” (Ezequiel 28:17) “Como você caiu do céu, Lúcifer, filho da manhã! ...E isso aconteceu porque imaginou: "Eu vou subir bem alto no céu! Dominarei todos os anjos, sentado no trono mais importante! Eu serei a figura principal no Monte Sião... Subirei até o último céu e serei igual ao Grande Deus".” (Isaías14:12-14 Bíblia Viva) Nestas citações podemos perceber o perigo do orgulho e do desejo de ser melhor que os outros; e é aí que reside as principais causas da inveja.
Como mulheres de Deus, chamadas para glorificar seu santo nome, precisamos estar atentas a estes sinais perigosos. Muitas vezes vivenciamos problemas de relacionamentos exatamente pela falta de vigilância e de autoexame do coração, dando lugar às competições, insatisfação da própria posição, cobiça, murmurações, ciúmes, maledicências. E um pecado leva a muitos outros, “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.” (Tiago 3:16). Assim como aconteceu com Lúcifer, que invejou a posição do próprio Deus, e como resultado perdeu seu lugar no céu, ele almeja que as filhas de Deus sigam seus passos rumo à ruína eterna.
“Deus confere Seus dons conforme Lhe apraz. Concede um dom a um, e outro dom a outro, mas tudo para o bem do corpo todo. Está no plano de Deus que alguns sirvam em um ramo de trabalho, e outros em ramos diversos - trabalhando todos sob o mesmo espírito. O reconhecimento deste plano será uma salvaguarda contra a emulação (competição), o orgulho, a inveja, ou contra o desdém de um ao outro. Fortalecerá a unidade e o amor mútuo.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 314 e 315.
Muitas mulheres ficam doentes emocionalmente e até mesmo fisicamente por sua condição mental, pois não encontram-se felizes com o que têm ou pelo que são. Observam mais o que outras fazem ou o que possuem, comparam-se o tempo todo, querem ser vistas ou reconhecidas e esquecem-se que precisam simplesmente colocar-se nas mãos de Deus para que Ele faça a obra em nós e nos use como instrumentos seus para sua glória, pois cada uma tem um lugar especial na seara do Senhor, com seus dons e talentos concedidos pelo Santo Espírito.
Precisamos orar fervorosamente suplicando ao Senhor que tire de nós tudo o que possa nos afastar Dele. Precisamos pedir como Davi: “Ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mal e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna.” Salmos 139:23,24.
Micilene Machado
Feira de Santana - BA