

Você suporta qualquer coisa para alcançar o seu objetivo? A mulher siro-fenício deixa um exemplo de perseverança mesmo diante de humilhação para conseguir a benção que almejava.
Naturalmente, a reputação de Jesus havia alcançado a palestina. Mais ainda, seu ministério de cura já era notícia em Tiro e Sidom, porém poucos ousariam cruzar a fronteira cultural e religiosa para aproximar-se dele. Essa mulher foi uma dessas poucas pessoas. O que a motivou a ter tal iniciativa? Seu coração de mãe.
O coração de mãe um dos mais poderosos motivadores conhecidos. A mulher siro-fenício (ou cananéia) demonstrou ter esse tipo de coração em uma das viagens de Jesus. Não conhecemos seu nome, mas sabemos que essa mãe tinha discernimento, coragem, persistência e iniciativa.

havia pelo menos três barreiras que poderiam desencorajá-la de cumprir sua tarefa; ela era gentia (Mateus 15.24); ela era cananéia (v.22); e ela era mulher (João 4:27). Mas a magnitude de seu amor de mãe a impulsionou tão irresistivelmente quanto a lua influencia as marés.
Essa mãe usou uma abordagem de três etapas: ela conhecia os direitos de Jesus como Rei, pois o chamou de "Filho de Davi" (v.22); ela o reconhecia como seu Rei e Mestre, pois o chamou de senhor; e ela fez uma oração simples: "tem compaixão de mim" (v.22), "socorre-me" (v.25). essas expressões são irresistíveis para Deus.
Sua persistência durante o breve encontro com Jesus revelou não apenas a determinação de uma mãe, mas também sua crescente fé. Note: não foi o amor por sua filha que impressionou Jesus (apesar de que isso deve ter agradado ao senhor), mas sua grande fé (v.28).
Existe um estranho paralelo entre essa mulher e Raabe, a prostituta do Antigo testamento (Josué 2). Ambas procediam do pervertido povo cananeu; ambas demonstraram amor profundo por suas famílias; ambas analisaram o Deus de Israel e descobriram que era superior a seus deuses; ambas fizeram um compromisso com o Deus de Israel e ambas receberam o que vieram buscar.
Deus tem uma compreensão especial pelo coração de mãe (Isaías 49:15; 66:12-13; Lucas 13:34). Mais do que qualquer coisa, relembramos aqui a fé persistente, quase obstinada, dessa mulher. Ela não desistiu.
Fonte: A Bíblia da Mulher