O departamento infantil da ASPA (Associação Paulista) elaborou um projeto para incluir as crianças nos cultos dominicais de forma que elas também sejam alimentadas pela palavra de Deus.
Segue abaixo a apresentação do projeto:
Está chegando em suas mãos a primeira apostila do projeto “Culto infantil aos domingos”, que repaginou os cultos tradicionais de domingo e tem como objetivo não somente incluir as crianças na adoração dos adultos, mas dar a elas a oportunidade de receber também o Pão da Vida em um linguajar adequado à sua compreensão.
Estamos sugerindo um conjunto de histórias bíblicas para serem partilhadas nos cultos de domingo, tendo como fundamento principal a Bíblia e o Espírito de Profecia, com o desafio de:
• envolver as crianças no culto de domingo para que sintam alegria em ir à casa do Senhor e criem o hábito de participar dos cultos; • proporcionar às crianças um conhecimento mais profundo sobre o plano de Deus para salvar a humanidade; • mostrar às crianças que elas fazem parte do grande plano de Deus; • levá-las a sentir o amor que Jesus tem por elas, entendendo que Ele as compreende porque já passou pelos mesmos problemas; • incentivar as crianças a responderem prontamente ao chamado de permanecer ao lado de Cristo, comunicando a outros Seu infinito amor.
O plano – do começo ao fim possui 53 histórias bíblicas escritas de forma a garantir à criança a oportunidade de conhecer a história da redenção, compreendendo o cuidado de Deus por nós e se comprometendo a ser fiel a Ele como resposta ao Seu tão grande amor , não somente de forma individual, mas transmitindo a outros esse plano tão especial para salvar a humanidade. Por isso, trará sugestões a respeito da forma como a história pode ser contada a fim de que se torne mais interessante e atrativa para as crianças.
Os pais podem ser estimulados a ler para os filhos, durante a semana, capítulos dos livros do Espírito de Profecia que tratam do assunto a ser abordado no domingo seguinte, com o objetivo de ampliar os conhecimentos. Essa sugestão estará em um quadro separado, para que você possa fazer uma cópia e entregar aos pais.
Ao fim de cada leitura, propomos uma atividade que poderá ou não ser utilizada para reafirmar a mensagem exposta. O professor poderá fazer adaptações conforme a idade das crianças, imprimir e dar a atividade a elas, para que façam em casa. No culto de domingo seguinte, se achar necessário, as crianças poderão trazer para que o professor dê um visto na atividade, enquanto oferece a próxima referente ao culto atual. Fica a critério de cada professor.
Não deixe de fazer o culto se tiver apenas uma criança. Cristo viria morrer por uma, se fosse necessário. Sabemos que estas mensagens podem transformar a vida das crianças e ajudá-las a se decidirem, entregando a vida a Jesus ainda na infância! Por isso, ore; ore para que Deus possa utilizar a sua vida e estes cultos para esse fim!
Introduzir a história corretamente é muito importante. Inicie acolhendo as crianças com um sorriso e cumprimentando todas, e só comece a história depois de já terem se acomodado. Isso faz com que elas se sintam amadas e bem recebidas, e contribui para que permaneçam atentas. Para esse momento, você encontrará algumas sugestões de introdução das histórias, utilizando materiais simples ou situações cotidianas, bem familiares às crianças, para que elas se identifiquem e sejam despertadas para o que vão aprender. Você pode também utilizar outra introdução adequada, se achar melhor.
Todas as histórias foram escritas para que o tempo de dez a quinze minutos de narrativa não seja ultrapassado. O tempo do culto de domingo infantil deverá ter a seguinte liturgia, respeitando o horário máximo de trinta minutos:
1. Iniciar o culto com oração silenciosa.
2. Cantar um hino (que tenha, de preferência, associação com o tema do culto). Há agora hinos infantis no hinário. Aproveite para cantar com a igreja.
3. Ler um texto bíblico referente à história.
4. Fazer oração.
5. Pode haver ou não um segundo hino do hinário, ou hino especial.
6. Estender as boas-vindas a todos.
7. Convidar todas as crianças a ocuparem os primeiros lugares na igreja.
8. Iniciar a contagem da história.
9. Ao término da narrativa, entregar a atividade para a criança fazer em casa e uma folha com a sugestão de textos para os pais estudarem durante a semana com os filhos, com o tema do próximo culto.
10. Passar o culto para o pregador seguinte (culto dos adultos).
Que todos os pregadores (professores ou não) se dediquem com carinho à transmissão destas histórias, de forma que nossas crianças possam ser estimuladas a participar dos cultos aos domingos também.
Deus abençoe a todos!
Elaine Tuleu
Departamental Infanto-Juvenil da ASPA
2020