Namoro não é tudo igual - e cada um tem o seu! Tem gente que começa a namorar e já coloca o anel no dedo, do mesmo jeito que tem casal que namora por anos e não vê nenhuma necessidade de seguir essa tradição. Isso quer dizer que um ama mais e/ou melhor do que o outro? Claro que não!
É por isso que reunimos 7 sinais de que usar aliança não define um relacionamento - para acabar com esse senso comum de que usar aliança implica necessariamente em seriedade e compromisso num relacionamento.
1. A aliança é uma tradição
Usar aliança em um relacionamento, seja no namoro ou no casamento, é um ritual tradicional em nossa sociedade. Mas, como qualquer tradição, pode ser seguida ou não pelos casais! Do mesmo jeito que nem todo mundo segue a tradição de casar na Igreja, por exemplo, usar ou não aliança é uma escolha do casal que deve ser respeitada!
2. É só um objeto
A resposta mais simples para a pergunta "Por que a aliança não define um relacionamento" é essa: porque é só um objeto. E seu relacionamento não é um objeto, certo? Se vocês usam aliança como um casal, esse objeto vai fazer parte do namoro de vocês e pode até ser símbolo do amor de vocês, mas não é o amor de vocês.
3. "A aliança AFASTA os solteiros"
Este é um dos "mitos" pensados sobre a aliança. O erro está em esperar de um objeto uma ação que o seu parceiro(a) devia ter por si mesmo né - "afastar" estes solteiros. Portanto a aliança pode ser algo muito legal de usar para quem gosta, mas não é ela que vai assegurar que os solteiros fiquem longe do seu namorado(a), mas sim ele mesmo.
4. "A aliança ATRAI os solteiros"
E este é o outro "mito"! Já ouvi dizer sim que muitos solteiros consideram um desafio quando veem a aliança no dedo de um pretendente, e achei bizarro. Mas, novamente, a aliança não tem "poderes mágicos" - e o comportamento correto diante dessas pessoas tem que partir da pessoa compromissada, não do objeto que ela tem no dedo.
5. Quem quer tira do dedo
Quem é que nunca viu isso? Quem não se importa em enganar e ferir os sentimentos de seu parceiro(a) com certeza não vai se importar em tirar a aliança do dedo para realizá-lo! Portanto, não deposite sua confiança em anéis, mas sim em pessoas que valem a pena :)
6. Tem (alto) valor material
A aliança tem um custo que, muitas vezes por causa de marca, material e outros fatores, pode ser muito alto. E é por isso que deve ser mais encarada como um presente material (como um colar, brinco ou relógio que você dá com carinho para o parceiro), do que como a definição do seu amor pela pessoa (porque o amor não está contido em coisas materiais). Afinal, você não colocaria um preço no seu sentimento, certo? Por isso a aliança é só um símbolo dele e nada mais!
7. Falta de confiança
Se existe uma falta de confiança no seu relacionamento, é preciso você entender que o uso de aliança não vai solucioná-la. Esse problema se resolve com diálogo, ações e comprometimento, e usar ou não a aliança não vai interferir em absolutamente nada disso.
Fonte MSN