Aquilo que você veste tem traduzido quem você é? Muitas vezes acabamos esquecendo, ou não dando tanta importância assim, mas nossas roupas, as combinações que fazemos, nossas escolhas na hora de se vestir falam muito sobre quem somos e pelo o que estamos passando. Roupa é comunicação, e saber como passar a mensagem correta faz toda a diferença. E não estou falando aqui da mensagem que os outros esperam ou que o mundo impõe, mas aquela que faz sentido pra você! Que abraça sua história, sua personalidade, seu estilo de vida e aquilo que você acredita, ou seja, a mensagem que traduz quem você realmente é.
Não existe nada mais especial do que se olhar no espelho e se reconhecer nele. Mas antes de pensar em como as cores, modelagens, tecidos e tudo mais constrói essa mensagem do jeito que a gente quer, vale primeiro buscar entender cada vez mais quem somos, o que queremos ou não, o que realmente importa, o que é prioridade pra gente. Até mesmo o que muda e o que permanece, pra entender o que é nossa essência. Só assim vamos conseguir definir claramente o que queremos transmitir pra depois traduzir isso em roupas de uma forma bem mais assertiva, rápida e divertida.
Todo esse processo de se conhecer e traduzir no vestir quem você é, é conhecido como Estilo Pessoal. É um assunto bem em alta ultimamente, ainda mais porque a individualidade está cada vez mais valorizada. Por isso o nome estilo pessoal, por justamente ressaltar aquilo que nos faz únicas e diferentes das outras pessoas. Também porque não se encaixa em nenhum padrão, afinal essa combinação de características que você tem é exclusivamente sua.
E até aqui encontramos a beleza da criação e o poder de Deus. Para Ele foi importante que cada pessoa fosse especial, singular, e que tivesse seu jeito único de falar do amor dEle. Seja através da nossa personalidade, talentos, ações, e por que não através do nosso jeito de se vestir? A Bíblia fala que somos como “cartas […] conhecidas e lidas por todos os homens.” (2 Cor.3:2) e também "feitos espetáculo […] aos anjos e aos homens." (I Cor. 4:9) portanto, aquilo que vestimos importa, e muito!
“No vestuário, bem como em todas as outras coisas, é nosso privilégio honrar a nosso Criador. Ele deseja que não somente seja nosso vestuário limpo e saudável, mas próprio e decoroso.” Educação, pág. 248.
Por isso meu convite hoje é para que você dedique um tempo para analisar como está seu guarda-roupa. Ele está de acordo com quem você é? Ele comunica seus valores e aquilo que é importante pra você? Ele celebra tudo o que Deus colocou de especial na sua vida? Somente com essas questões em mente conseguiremos fazer escolhas na hora de se vestir que sejam coerentes com a gente mesma. Então separe um tempo pra pensar sobre isso. Vai levar um tempo e esse é um processo que vai sempre estar em constante transformação, afinal é para a vida toda. Mas vestir quem você é vale a pena, prometo.
Juliana Mendes
São Paulo/SP