

Status: Mulher Sábia!
- Em: Mulher
- Por: Micilene Machado
Sabedoria é uma virtude que a maioria das mulheres almejam. Muitas até são consideradas como que tendo alcançado este status. Mas será que isso tem a ver com a idade ou as experiências vividas? O que define se uma pessoa é sábia ou não? Iremos falar agora sobre uma forte característica que indica se uma mulher alcançou este alvo, ou o que pode ser feito para chegar lá.
Algo que parece tão simples, mas profundamente impactante: O controle sobre o que falamos pode definir nosso grau de sabedoria. “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.” (Provérbios 17:27, 28). Quando refletimos sobre nossas palavras, devemos lembrar-nos que Cristo disse que nossa boca só fala daquilo que está cheio o coração (Mateus 12:34), portanto, precisamos cultivar pensamentos puros e agradáveis a Deus se quisermos dominar o nosso falar. Este tema deve levar- nos à sérias reflexões, pois, Cristo em seu discurso, termina dizendo: “E Eu lhes digo isto: Vocês, no Dia do Juízo, terão de dar conta de cada palavra que tiverem falado à toa; as suas palavras agora refletem o seu destino depois: por elas você será justificado ou condenado.” Mateus 12:36 e 37.
É interessante como a Bíblia, e especialmente o livro de Provérbios, trata este assunto de uma forma tão prática e direta, que até mesmo uma criança pode compreender e aprender o segredo dos sábios, e Salomão foi o homem mais sábio que o mundo conheceu. Meditemos em alguns textos: “Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros.” (Provérbios 16:21). “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” (Provérbios 10:19). “Você quer ficar sempre livre de problemas e sofrimentos? Fale o mínimo possível e tome sempre cuidado com suas palavras.” (Provérbios 21:23). “Quem é limpo de coração e educado no falar acabará sendo ministro do rei.” (Provérbios 22:11). A mulher virtuosa “Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” (Provérbios 31:26)
O Apóstolo Tiago em sua epístola, dedicou quase um capítulo inteiro para nos exortar sobre o poder da língua: “Se alguém pode dominar a sua língua, isso prova que ele tem perfeito domínio sobre si próprio em tudo o mais. A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.” Tiago 3:2,6,9 e 10.
É impossível sermos mulheres cristãs e cheias de sabedoria divina, se não controlarmos nossas palavras e até mesmo nossa maneira de falar. Há pessoas que acreditam que devem falar o que pensam, mesmo que isso machuque os outros, porque o importante é ser sincera. Mas uma mesma verdade pode ser dita de diversas formas, e a mulher sábia, saberá escolher suas palavras, porque falar para agredir a outros não é usar de sinceridade e franqueza, mas sim, trata-se de falta de educação e ausência do Espírito de Cristo. “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4:6). “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.” (Tiago 1:26). “A mulher cristã é uma mulher gentil. Em seus lábios está sempre a lei da bondade. Ela não profere palavras ríspidas.” Beneficência Social - p. 153
“Temos de pedir a Cristo que nos dê palavras que sejam uma bênção. E ao assim procurarmos ajudar a outros, seremos nós mesmos abençoados.” Manuscrito 41, 1908.
Micilene Machado
Feira de Santana - BA