

Sei Bem Como Você se Sente
- Em: Mulher
- Por: Raquel Lage
Alguma vez você já disse a alguém que estava passando por uma situação bem difícil: “Lamento muito, sei bem como você se sente!” Mas, será que, de fato, sabemos como a pessoa se sente? Será que também, ao recebermos essas mesmas palavras, as pessoas sabem, realmente, como estamos nos sentindo?
Três meses após fazer a minha última prova do ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) recebi a minha nota. Fiquei muito feliz ao ver que a nota favorecia a entrada em um programa do governo que, se aprovada, ganharia uma bolsa para fazer o meu tão sonhado curso de contabilidade.
Estava em viagem quando recebi um email solicitando minha presença na faculdade para realizar a matrícula, pois havia sido aprovada para o curso de contabilidade com cem por cento de bolsa. Uau... Pensei que estava sonhando. Nunca desejei tanto ir para casa na metade de uma viagem de férias. Amigos e familiares estavam muito felizes por mim.
Ao chegar à faculdade com todas as documentações para a realização da minha matrícula fui informada que, por exigência da instituição, deveria passar por um processo simples de seletividade, uma redação. Perfeito, pensei: “Isso é fácil”. Que dia devo vir fazer esse processo de seleção? Ao que a atendente me respondeu: No próximo sábado, dia doze às nove horas da manhã. Fiquei sem chão. Respirei, pensei, e disse: “Com base na minha fé não posso vir fazer essa prova no sábado, posso vir em qualquer outro dia e horário.” Entre vários argumentos e descontentamentos, perdi tão sonhado o curso. Fiquei muito triste.
Meses depois, pensando em minha experiência, entendi que uma das razões pelas quais Deus nos permite passar por provas difíceis é ajudar-nos a cultivar a compaixão. Ter vivenciado a perda de um sonho, ou, a dor e o sofrimento deveria ajudar-nos a sentir compaixão pelos outros.
Sim, ouvi das pessoas: “Sinto muito, sei bem como você se sente”. A Bíblia nos diz que devemos mostrar misericórdia e compaixão uns para com os outros. Uma definição de compaixão é “sentir ou identificar-se com o sofrimento de outros”. Como fazer isso? Como podemos verdadeiramente sentir o sofrimento dos outros? Pedindo a Deus que nos dê o coração de Jesus, e permitindo que nossa dor e sofrimento pessoal nos deem um coração amoroso para auxiliar alguém. Desse modo nenhuma prova é em vão.
Raquel Lage
Itu/SP