“[...] onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?” Jeremias 13:20
Muitos pais verdadeiramente ensinam seus filhos a desobedecer-lhes, desculpando-lhes a desobediência e esquivando-se de falar das obstinadas falhas deles. [...] Deus colocou a desobediência aos pais lado a lado com a blasfêmia.
A desobediência aos pais leva diretamente à desobediência a Deus; dificilmente há um passo entre as duas. Os pais que negligenciam exigir obediência dos filhos praticamente os ensinam a desobedecer aos requerimentos de Deus, a pecar contra o Céu, e põem em perigo a alma deles. Tal caminho traz agonia, desgraça e ruína tanto aos pais quanto aos filhos, tanto aqui quanto no porvir. Quando a obra está terminada e irreparável, algumas vezes os pais reconhecem demasiado tarde o erro de sua vida, e atribuem a ruína do filho à sua própria negligência e tolice censurável em relação a ele desde o berço até a varolinidade.
Se os pais percebessem que são responsáveis diante de Deus por todo filho entregue aos seus cuidados, não ousariam gastar seu precioso tempo no enfadonho círculo da moda, do prazer, ou mesmo em negócios, excluindo-se dos deveres familiares. Uma alma negligenciada, ou abandonada aos hábitos errôneos, ajuda a aumentar grandemente o pecado já existente no mundo. Os defeitos que foram nutridos pela indulgência de pais imprudentes criam no filho um caráter moralmente deformado; isso, de modo agravado, pode por sua vez ser transmitido à sua descendência. [...]
Pais, lembrem-se de que estão treinando seus filhos não somente para esta vida, mas para a vida futura, imortal. Nenhum sinal de pecado entrará no lar de bem-aventurança. Vigiem a fim de que não prendam nas armadilhas de Satanás, por pecaminosa indulgência, os filhos que consideram tão queridos. Que terrível culpa repousa sobre os pais neste período do mundo! [...] Cumpre a eles treinar almas para a eternidade; mas como têm falhado em seu dever! Que dor sentirão quando o dia do despertamento tarde demais vier a todos; e que retribuição dará o justo Juiz quando lhes investigar o caso, e inquirir deles: “Onde estão os filhos que lhes dei a fim de serem treinados para as cortes do Céu?” – The Health Reformer, 1º de novembro de 1878.