Constantemente ouvimos falar de como a Bíblia oprime e diminui a mulher e que o Feminismo veio para dar independência e valorização para o sexo feminino. É incrível analisar que muito antes do surgimento do feminismo para "valorizar" as mulheres, a Bíblia já descrevia como era a mulher modelo, extremamente elogiada e admirada pelo seu esposo.
"Faz vestidos de linho e vende-os e entrega cintas para os mercadores" (Provérbios 31:24). Essa mulher virtuosa é uma mulher de negócios, tem uma ocupação, faz dessa habilidade o seu sustento. "É como navios de negociante: de longe traz o seu pão" (Provérbios 31:14). Definitivamente, é uma mulher que vai atrás do pão de cada dia para sua família e se ela parece com um navio de negociante, provavelmente anda muito para consegui-lo.
"E quando ainda está escuro, ela se levanta, dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas" (Provérbios 31:24). Que modernidade, não acha? Uma mulher que além de trabalhar fora, cuida da sua casa, administra seus funcionários, mantendo tudo em perfeita ordem, uma verdadeira rainha desse lar.
"Cinge os seus lombos de força e fortalece os seus braços" (Provérbios 31:17). Hoje nos exercitamos, fazemos academia, fortalecemos nossos braços, buscamos ter força física assim como a mulher virtuosa também buscava. Seu trabalho, sua garra, sua rotina intensiva a faz uma mulher extremamente forte! "A força e a dignidade são os seus vestidos" (Provérbios 31:25). Que mulher incrível que ela é, eu adoraria conhecê-la, tão forte e tão digna!
"Abre a sua boca com sabedoria e o ensino da benevolência está na sua língua" (Provérbios 31:26). Opa! Agora não dá pra imaginar essa mulher sendo uma pessoa desrespeitosa, extremista, com palavras de afronta, de humilhação ou superioridade. Ela é sabia, doce e sempre com palavras edificantes. "Seus filhos lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido" (Provérbios 31:28). Ela além de tudo é boa mãe e boa esposa, pois tem o respeito e o amor de todos.
Apesar de ser uma mulher guerreira, a Bíblia nos dá indícios de respeito e carinho que ela dedicava ao seu esposo. "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida" (Provérbios 31:12). Sem dúvida uma esposa que reconhece o papel e o valor do seu esposo, não concorre com ele, mas trabalha pra somar na vida dele, somar na família, sendo uma Auxiliadora e "O coração do seu marido confia nela e não lhe haverá falta de lucro" (Provérbios 31:11). Ela não precisa depreciar o outro pra ter a confirmação de sua capacidade. Ela sabe dividir os holofotes.
Fico procurando então, quais pontos inovadores o feminismo busca para a mulher que a Bíblia já não o valorizasse, já não o defendesse, denominando inclusive uma mulher com tal perfil, como uma mulher virtuosa. O inimigo como sempre, nos coloca contra Deus, o criando como alguém carrasco e tirano e sua palavra também, todavia, temos em nosso alcance o conhecimento de quem realmente nosso Deus é e quão valorizadas somos por Ele, pelo derramamento enfim do sangue de Cristo.
Se você busca ter sucesso profissional, ser reconhecida pelo que faz e acredita que a Bíblia te menospreza, te impossibilita e te faz menor por ser mulher, saiba que Deus te vê diferente do que estão te contando, minha querida. Seja muito boa no que vc faz, se esforce! Estude, trabalhe, faça conforme seu coração deseja, mas sempre peça sabedoria para reconhecer no outro o valor dele também. Sem competições, sem depravação, sem extremismos. Busquemos em Sua palavra conhecer ao Senhor para que saibamos identificar o verdadeiro caráter de Deus e nosso valor perante Ele. Deus te abençoe, irmã.
Dayane Vasconcelos
São Luís/MA