Além de respirar corretamente e se alimentar de forma saudável, para ter um coração saudável, precisamos nos exercitar, pois o sedentarismo tem matado muita gente. Atinge quase a metade da população brasileira e já é considerado a doença do século, sendo fator de risco de diversas doenças.
Da mesma forma a inatividade na vida espiritual, é um veneno mortal, e está escrito que “satanás está agora, procurando manter o povo de Deus em estado de inatividade.’ Testemunhos Seletos 1, pg 87.
Se queremos ter vigor físico devemos nos exercitar, o exercício opera milagres no corpo e no cérebro, queima açucares, gorduras e toda toxina. Espiritualmente não é diferente, tem uma frase popular: “Quem trabalha, não dá trabalho”, e isso é uma verdade e muito mais, quem trabalha semelhante ao Mestre, não tem motivos para desânimo, não tem tempo para acariciar o próprio eu, cria músculos espirituais, se torna resiliente e capaz de enfrentar as adversidades por amor ao seu Mestre e as almas por quem Ele morreu, sendo o maior beneficiado pois é salvando a outros que nos salvamos a nós mesmos.
“Minhas irmãs, quereis romper o encanto que vos prende? Quereis despertar dessa indolência que se assemelha ao torpor da morte? Ide trabalhar, quer vos sintais dispostas a isto, quer não. Empenhai-vos em esforço pessoal para levar almas a Jesus e ao conhecimento da verdade. Em tal trabalho, encontrareis tanto um estímulo como um tônico; ele a um tempo despertará e fortalecerá. Mediante exercício, vossas faculdades espirituais se tornarão mais vigorosas, de modo que podereis, com mais êxito, operar vossa própria salvação. (...) Fazer o bem é um excelente remédio para as enfermidades. Os que se empenham na obra são convidados a apelar para Deus, e Ele tem empenhado Sua Palavra de que lhes responderá. Sua alma será farta em lugares secos, e serão como um jardim regado, e como uma fonte, cujas águas nunca faltam. Testimonies, vol. 2, págs. 28 e 29.
“O prazer de fazer bem a outros, comunica aos sentimentos um ardor que eletriza os nervos, vivifica a circulação do sangue, e produz saúde física e mental.” Testimonies, vol. 4, pág. 56.
“Impeça-se um homem forte de trabalhar, e ele se tornará fraco. A igreja ou pessoa que se exime de se ocupar com outros, que se encerra em si mesma, há de sofrer em breve um enfraquecimento espiritual. É o trabalho o que conserva o vigor ao homem. E trabalho espiritual, fadiga e responsabilidades, eis o que há de dar vigor à igreja de Cristo”. Testimonies, vol. 2, pág. 22.
“Servir a Deus não é coisa vã. Há uma inestimável recompensa para aqueles que devotam a existência a Seu serviço.” Testimonies, vol. 4, pág. 107.
“As mulheres, na mesma maneira que os homens, podem empenhar-se na obra de colocar a verdade onde possa atuar e manifestar-se. Podem ocupar seu lugar na obra, na presente crise, e o Senhor há de operar por seu intermédio. Se estiverem possuídas do sentimento do dever, e trabalharem sob a influência do Espírito de Deus, possuirão exatamente a serenidade tão necessária no tempo atual. O Salvador refletirá sobre essas abnegadas mulheres a luz de Seu semblante, e isso lhes dará uma força que excederá à dos homens. Elas podem fazer nas famílias uma obra que aos homens não é possível, uma obra que alcança a vida interior. É-lhes dado pôr-se em contato íntimo com o coração de pessoas de quem os homens não se podem aproximar. Sua obra é necessária. Mulheres discretas e humildes podem realizar boa obra explicando a verdade ao povo, em suas casas. Assim explanada, a Palavra de Deus efetuará sua obra, qual fermento, e mediante sua influência converter-se-ão famílias inteiras.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 347.
“Todos quantos trabalham para Deus, devem possuir um misto dos atributos de Marta e de Maria - boa vontade para servir e sincero amor pela verdade. O próprio eu e o egoísmo precisam ser perdidos de vista. Deus demanda fervorosas obreiras, prudentes, afetivas, ternas e fiéis aos princípios. Ele convida mulheres perseverantes, que tiram o pensamento de si mesmas e de seu interesse pessoal, concentrando-o em Cristo, proferindo palavras de verdade, orando com as pessoas às quais conseguem acesso, trabalhando pela conversão de almas.” Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 405.
Ozineide Caires
Curitiba - PR