(Review and Herald, 30/11/1905)
Culto Aceitável
A oração proferida por Salomão na dedicação do templo insuflava sentimentos da mais elevada piedade mesclada com a mais profunda humildade.
Em tudo o que foi dito durante os serviços dedicatórios, Salomão procurou remover da mente dos presentes as superstições acerca do Criador que haviam anuviado a mente dos pagãos. Ele lhes disse que o Deus do Céu não é como os deuses dos pagãos, que são confinados a templos para eles construídos, mas que o verdadeiro Deus deseja encontrar-Se com o Seu povo por meio de Seu Espírito quando eles se reúnem na casa dedicada a Sua adoração. O Senhor visita o Seu povo nos respectivos lares, ou onde quer que estejam, e os anima com revelações especiais de Sua bondade. Em todo lugar os filhos de Deus têm o privilégio de adorar seu Pai Celestial.
Séculos mais tarde, Paulo ensinou a mesma verdade nestas palavras: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do Céu e da Terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele mesmo é quem dá" "a todas as nações dos homens" "a vida, a respiração e todas as coisas; . . . para que O buscassem, e talvez, tateando, O pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós. Pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos." Atos 17:24, 26, 27, 28.
E o salmista declara:
"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para Sua herança. O Senhor olha desde os Céus, e vê a todos os filhos dos homens; da Sua morada contempla todos os moradores da Terra." Salmos 33:12-14. "O Senhor olhou do alto do Seu santuário." Salmos 102:19.
"O Senhor estabeleceu o Seu trono nos Céus, e o Seu reino domina sobre tudo." Salmos 103:19.
"Teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que Deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas; fizeste notória a Tua força entre os povos." Salmos 77:13.
Embora Deus não habite em templos feitos por mãos, honra com Sua presença as assembléias de Seu povo. Ele prometeu que quando se reúnem para buscá-lO, para reconhecer os seus pecados, e para orar uns pelos outros, Ele se encontrará com eles por meio de Seu espírito. Mas os que se reúnem para adorá-lO devem afastar de si toda coisa má. A menos que possam adorá-lO em espírito e em verdade e na beleza da santidade, sua reunião de nada valerá.
Se o povo de Deus, quando se reúne, deixar que Ele lhes fale por meio de Seus agentes designados, todos se unirão em seu serviço. Ele roga: "Escutai a Minha lei, ó povo Meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da Minha boca. Abrirei a Minha boca em parábolas, proporei enigmas da antigüidade, o que ouvimos e sabemos, e os nosso pais no contaram. Não o encobriremos aos seu filhos; mostraremos à geração futura os louvores do Senhor, assim como a Sua força e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó e pôs uma lei em Israel, a qual ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, para que a geração vindoura a soubesse; até os filhos que ainda haveriam de nascer, e eles, por sua vez, a contassem a seus filhos. Então poriam em Deus a sua esperança, e não se esqueceriam das obras de Deus, mas guardariam os Seus mandamentos. Não seriam como os seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, e cujo espírito não foi fiel para com Deus." Salmos 2:1-8,
Palavras de Aprovação e de Advertência
Após o fim da cerimônia dedicatória "o Senhor lhe apareceu de noite e lhe disse: Ouvi a tua oração, e escolhi para Mim este lugar para casa de sacrifício. Quando Eu cerrar os Céus, e não houver chuva, ou ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou enviar a peste entre o Meu povo, se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome se humilhar e orar e buscar a minha face, e se converter de seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos, à oração que se fizer neste lugar. Escolhi e consagrei esta casa, para que o Meu nome esteja nela rpetuamente." 2 Crônicas 7:12:16.
Se Israel tivesse permanecido fiel e leal a Deus, esse glorioso edifício teria permanecido para sempre, como perpétuo sinal do especial favor de Deus ao Seu povo escolhido. Deus declarou que: "Aos estrangeiros que se chegarem ao Senhor para O servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a Minha aliança, também os levarei ao Meu santo monte e os alegrarei na Minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no Meu altar, pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Isaías 56:6, 7. E o próprio Salvador, referindo-se a este verso, declarou que o templo devia ser conhecido como "casa de oração para todas as nações." Marcos 11:17.
Na visão noturna dada a Salomão, o Senhor tornou bem claro diante do rei, o caminho do dever. Ele declarou: "Ora, se andares perante Mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os Meus estatutos e os Meus juízos, então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre, como prometi a Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel." 1 Reis 9:4, 5.
Quão abundantes são as promessas de Deus! Tivesse Salomão continuado a servir ao Senhor em humildade seu reino teria sido uma poderosa influência para o bem sobre as nações pagãs circunvizinhas — nações que tinham sido tão favoravelmente impressionadas pelo reinado de Davi seu pai e pelas sábias palavras e obras magnificentes dos primeiros anos do seu próprio reinado.
Deus em sua misericórdia, prevendo as terríveis tentações que acompanham a prosperidade e a honra mundana, ternamente advertiu a Salomão contra o pecado de apostasia e predisse os terríveis resultados do pecado.
O Senhor afirmou claramente: "Porém se vos desviardes e deixardes os Meus estatutos e os Meus mandamentos, que vos tenho proposto e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então arrancarei Israel da Minha terra que lhes dei, e lançarei da Minha presença esta casa que consagrei ao Meu nome, e farei com que seja por provérbios e motejo entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará, e perguntará: Por que fez o Senhor assim com esta terra e com esta casa? E lhe responderão: porque deixaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os servirão. Por isso Ele trouxe sobre eles todo este mal." 2 Crônicas 7:19-22.
"Ajoelhemos Diante do Senhor Que nos Criou"
A oração proferida por Salomão durante a dedicação do templo, não foi uma oração feita de pé. O rei ajoelhou-se assumindo a humilde posição de um suplicante.
Eis aqui uma lição para o povo de Deus hoje. Nossa força espiritual e nossa influência não aumentam quando adotamos uma postura mundana durante a oração. Nestes tempos perigosos, os que professam ser o povo que observa os mandamentos de Deus devem guardar-se contra a tendência de perder o espírito de reverência e temor piedoso.
As Escrituras ensinam como os homens devem aproximar-se do criador – com humildade e temor, mediante a fé no divino Mediador. Aproxime-se o homem com os joelhos dobrados, como um súdito da graça, um suplicante no estrado da misericórdia. Ao proceder assim, dá testemunho de que tem toda a alma, corpo e espírito sujeitos ao seu Criador.
Tanto no culto público como no particular é nosso dever dobrar nossos joelhos diante de Deus quando a Ele proferimos nossas petições. Jesus, nosso Exemplo, "pondo-se de joelhos, orava".
Lucas 22:41. De Seus discípulos registra-se que também se ajoelhavam para orar (Ver Atos 9:40; 21; 20:36; 21:5). Estevão pôs-se de joelhos (Atos 7:60). Paulo declarou: "Ponho-me de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Efésios 3:14. Ao confessar perante Deus os pecados de Israel, Esdras ajoelhou-se. Daniel "três vezes no dia se punha de joelhos, orava e dava graças, diante do seu Deus." Daniel 6:10. E o convite do salmista é: "Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou." Salmos 95:6.
"E agora, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e toda a tua alma?" Deuteronômio 10:11. "Não Me temereis? Diz o Senhor. Não temereis diante de Mim?" Jeremias 5:22.
"Tema toda a Terra ao Senhor; temam-nos todos os moradores do mundo. . . Mas os olhos do Senhor estão sobre os que O temem; sobre os que esperam no Seu constante amor." Salmos 33:8, 18. "O galardão da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida." Provérbios 22:4.
"Pelo que. . . retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e santo temor." Hebreus 12:28.