

Você se lembra do seu primeiro dia de escola? Mamãe levou você até entrar no edifício, atravessar o corredor e entrar na sala de aula. Apresentou-o à professora e cochichou a você, bem no ouvido, algo como a maneira de fazer uso do lenço em lugar da manga da camisa. . . E então ela foi para CASA, e você ficou por sua própria conta! Oh! que alegria!. . . Oh! que HORROR! Você sentia-se metade alegre e metade assustado. Tudo era novidade! Então, depois de algum tempo, você se acostumou. Lembra-se?
Bem, Jesus teve de ir para a escola também. Enquanto se ocupava em ajudar Maria e José, enquanto se ocupava em aprender a obedecer, ia CRESCENDO. E antes que percebesse. . . Era tempo de ir para a escola!
As coisas AGORA seriam diferentes. Pela manhã, quan¬do os primeiros raios do sol lhe tocavam as cobertas e lhe alcançavam o rosto para acordá-lo, era para ele mais importante do que antes o levantar-se depressa.
Escola!
Jesus se lavava e se vestia. Maria não precisava mais ajudá-lo com essas coisas. Jesus tomava algum tempo para uma conversa com Deus, conversa entre ele e o Pai do céu.
As tarefas tinham de ser feitas rapidamente. Jesus dava de comer aos animais e punha a mesa; agora que ele já era crescido, é bem provável que José o deixasse dar graças à hora do café.
A escola não era um edifício grande com muitas salas e carteiras! Era, na SINAGOGA, o lugar de adoração como é a nossa igreja hoje. O professor era o MINISTRO. Tudo era diferente. Jesus tinha de acostumar-se à escola como acontece com você nos dias de hoje. Ele se assentava no chão, pernas cruzadas, ao lado de outros meninos, e aprendia.
Jesus aprendia a Palavra de Deus. Aprendia a ler numa longa tira de papel presa em cada ponta a uma varinha. Ele desenrolava a tira, lia e depois a enrolava de novo na outra varinha. A tira de papel chamava-se pergaminho.
Jesus prestava muita atenção a tudo o que o professor dizia, e depois repetia UMA, DUAS, TRÊS vezes até aprender. Havia muito que estudar.
Algumas coisas eram fáceis. Outras, difíceis. Era quando Jesus curvava a cabeça e pedia a Deus que o ajudasse.
Ao voltar para casa, contava a Maria o que havia aprendido de novo.
Quando Maria, José e Jesus se assentavam à porta para admirar o pôr-do-sol, algumas vezes José deixava JESUS contar a história bíblica.
Oh, sim; tudo é diferente hoje.
Tudo era mais emocionante naquele tempo! Tudo era mais importante! E Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, foi para a escola e APRENDEU. Aprendeu como qualquer outro menino!
Falemos sobre a história bíblica
Que coisas fazia Jesus agora sozinho, que antes precisava ser auxiliado por Maria? Qual era a coisa mais importante que ele aprendia na escola? Quais são algumas coisas que VOCÊS hoje fazem sozinhos e que antes dependiam da mamãe? Pensem em algo novo que tenham aprendido na escola no ano passado. Isso não fez que se sentissem mais VELHOS?
Versículo bíblico para aprender
Não me esquecerei da tua [de Deus] palavra (Salmo 119:16).
Falemos com Deus
Querido Deus, por certo Jesus nos ama, para vir à terra como um nenê, crescer e ter de APRENDER como qualquer outro menino. Se ele fez todas estas coisas, ele deve entender EXATAMENTE COMO NÓS NOS SENTIMOS. É muito bom sabermos disso, quando nos encontramos desanimados. Muito obrigado, Senhor. Em nome de Jesus. Amém.
Agora procure esta história em sua Bíblia
Está em Lucas 2:40, 46, 47 e 52.