Prioridades
- Em: Vida Cristã
- Por: Alexandre Lima
Você levanta da cama com uma lista interminável de tarefas pra cumprir até o final do dia (e lá no fundo sabe que dificilmente vai conseguir). Em um mundo em que o tempo se tornou o recurso mais raro, o maior desafio é desenvolver a arte de priorizar as atividades. Como decidir o que é mais importante quando tudo parece fundamental?
A Bíblia apresenta um método infalível para organizar nossa rotina. Em Mt 6:33 Jesus revela o segredo em uma única frase: “Buscai primeiro o reino de Deus”. A palavra “primeiro”, ao contrário do que muitos pensam, não significa uma ordem “cronológica”. Não se trata apenas de garantir que a primeira coisa que você vai fazer ao sair da cama será estudar a Bíblia. Também não significa dedicar a maior parte do dia exclusivamente a Deus. Aliás, muitos cristãos carregam esse dilema: o esforço de tentar inserir “mais Deus” na rotina. Procuram separar mais momentos para a reflexão, oração, estudo, e se sentem satisfeitos pelas raras vezes que conseguem. Mas, embora isso tenha o seu valor, não é o que Cristo está falando.
“Buscar primeiro” significa “colocar no centro”. Significa tornar o Reino (e consequentemente Deus) a base da vida. Fazer Dele a motivação de cada decisão, o critério de todas as escolhas, o fundamento sobre o qual todo o resto vai ser erguido. Não quer dizer que você precisa largar o emprego e virar um andarilho missionário. Quer dizer que o desejo de glorificar a Deus vai ser o combustível que alimenta todas as suas relações. Sua dedicação no trabalho deixa de ser motivada pelo salário e passa a ser o desejo de representar bem o Reino. Você passa a ser um marido/esposa melhor não porque o cônjuge merece, mas porque essa é a vontade de Deus. Todoas as suas responsabilidades se tornam compromissos firmados com Deus e não com pessoas.
Quando organizamos nossa rotina em torno dos interesses divinos, e não dos interesses pessoais, o que é supérfluo desaparece, e o que é necessário se destaca. Nas palavras de Cristo: “todas as outras coisas serão acrescentadas”.
Por isso, ao invés de se esforçar pra separar mais tempo pra Deus, procure construir o seu dia em torno Dele. Não limite o Reino. VIVA NELE!