Frustrações
- Em: Vida Cristã
- Por: Alexandre Lima
Como você reage quando um problema inesperado frustra os seus planos? A primeira coisa que costuma passar pela nossa cabeça é “porquê?”. Por que o pneu tinha que furar agora? Por que eu tinha que ser demitido? Por que eu fui diagnosticado com essa doença? Essa palavra curta age como um veneno mortal, corroendo de dentro pra fora, até não restar nada além de tristeza, revolta, mágoa e dor. Em busca de uma resposta, alguns tentam achar conforto na ideia de “destino”. Dizem pra si mesmos que aquilo “tinha que acontecer” porque “já estava escrito”. Outros seguem o caminho oposto, e ficam fantasiando como tudo teria sido se aquele imprevisto não tivesse atrapalhado os planos.
Mas será que o porquê é mesmo tão importante? Nossa reação ao problema realmente depende de sabermos a razão que o motivou? Existe um verso muito mal compreendido na Bíblia que pode ajudar a esclarecer: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Não, isso NÃO significa que apenas coisas boas acontecem com quem ama a Deus. Significa que todas as coisas, boas ou ruins, podem ter um desfecho positivo se soubermos como enfrentá-las. E pra que isso aconteça, ao invés de perder tempo com os “porquês”, deveríamos focar nos “o quês”. O que essa experiência pode me ensinar? O que eu poderia ter feito diferente? Que oportunidades podem surgir?
Alguns desastres prepararam o caminho para bênçãos enormes, que nem estavam nos planos originais (José que o diga). Em outros casos, os momentos de dor são os responsáveis por nos levarem a reflexões profundas, que estimulam mudanças drásticas no rumo de nossas vidas (pra melhor). Muitos só amadurecem após passar por experiências traumáticas. E as maiores tragédias podem nos tornar mais dependentes de Deus, ao sentirmos a necessidade de Seu conforto.
Obviamente, nada disso significa que o ocorrido foi algo “bom”. Demissão, doença, morte, e qualquer adversidade são SEMPRE eventos RUINS e não faz sentido comemorá-los. Mas mesmo que você não possa mudar o que aconteceu, ou entender as razões, tenha em mente que a única coisa que realmente está em suas mãos é a decisão de como você vai enfrentar a tempestade. Felizmente, não precisamos passar por ela sozinhos.
_____
Como você lida com as frustrações? Comente abaixo: