

A depressão ou o extremo desânimo a ponto de tornar a pessoa incapacitada, tem sido experimentada desde o começo do pecado. Vários personagens da Bíblia exibiram sintomas que, hoje, provavelmente preencheriam os critérios do diagnostico de depressão.
A perda da esperança é um sintoma da depressão mas a mensagem bíblica pode nos oferecer muito, em contraste com o mundo que oferece tão pouco. Todos passamos por momentos de desânimo extremo por uma diversidade de motivos. E na palavra de Deus podemos encontrar uma infinidade de promessas que, não importando nossa situação, podem nos dar motivos para esperar um futuro melhor neste mundo e no porvir.
Também precisamos ficar atentos aos sinais de uma depressão séria e quão importante nesses casos buscar ajuda profissional. Muitas vezes é por meio dessas pessoas que o Senhor pode trabalhar para ajudar aqueles que necessitam de cuidados especiais. Afinal, independente de seu relacionamento com Deus, se estivesse fisicamente doente, você buscaria ajuda de um médico ou um profissional de saúde. O mesmo acontece com os que estão sofrendo de depressão clínica severa, que é frequentemente provocada por uma predisposição genética e desequilíbrio no cérebro. Assim, até mesmo os cristãos podem precisar de ajuda de profissionais.
A depressão traz consigo alguns dolorosos sintomas tais como:
1. falta de motivação, até mesmo para atividades que anteriormente gostava;
2. profundo senso de tristeza;
3. mudança no apetite, ganho ou perda de peso;
4. problemas com o sono, falta ou excesso;
5. memória e raciocínio fracos;
6. sentimentos de baixa auto estima
7. pensamentos de morte ou suicídio
Algumas pessoas têm poucos e outras têm muitos desses sintomas, e por vezes podem durar semanas até mesmo anos.
A depressão não afeta apenas uma ou outra área de nossa vida, mas absolutamente todas. O tratamento dos sintomas da depressão passam pela expressão dos sentimentos. Conversar sobre suas angústias ajuda a organizar e amenizar essas dores. Mas não apenas isso, a depressão nos abre uma oportunidade de reavaliarmos toda a nossa vida. Precisamos aprender a melhorar cada uma das áreas que a depressão afetou. E podemos contar com o nosso maravilhoso Criador nesse processo.
É necessário avaliar, renovar e restaurar nossa:
Saúde física - alimentação, exercício físico, exames clínicos e sono;
Relacionamentos - compreender como estou me relacionando com as pessoas ao meu redor;
Trabalho - qual a minha relação com o trabalho, se ele esta sendo fonte de estresse, como posso melhorar no aspecto profissional sem que minha saúde seja prejudicada;
Emoções - como tenho lidado com cada uma das minhas emoções, se conduzo ou sou conduzida por elas;
Espiritualidade - como está meu relacionamento com Deus, será que está próximo e amoroso, ou frio, distante e formal?)
Apesar de ser uma enfermidade séria que demanda cuidado e atenção, a depressão também pode ser uma oportunidade para que Deus entre em sua vida e faça uma transformação completa em cada área, para que você se torne uma pessoa cada dia mais semelhante a Ele. Mas para que isso aconteça, você precisa permitir que Ele te ajude, transforme e renove. É um trabalho em conjunto em prol da sua felicidade e salvação.
Peça a Deus que lhe mostre como e por onde começar a realizar essas mudanças, tanto para tratar como para prevenir a depressão.
Faíla Thomé
Sorocaba - SP