A primeira lição que deve ser ensinada aos filhos é a da obediência. Quando eles aprendem a ser obediêntes, não lhes será difícil obedecer a Deus. A obediência torna-se parte de sua natureza.
Mas antes que os pais possam ensinar obediência aos filhos, devem eles mesmos aprender a lição pela obediência a Deus. Como podem disciplinar os filhos corretamente antes de terem aprendido o significado e o valor da autodisciplina? Como podem guiar os filhos pelas difíceis alturas do autocontrole, da abnegação, da paciência e da veracidade, a menos que escalem primeiramente essas alturas?
Um pai cede à irritação em frente ao filho, e então se pergunta por que a criança é tão difícil de ser controlada. Mas o que ele poderia esperar? Os filhos são rápidos em imitar; e ele está tão somente pondo em prática as lições ensinadas a ele pelos pais em seus acessos de raiva. [...]
Desobediência e rebelião devem ser punidas; mas lembrem que a punição deve ser dada no espírito de Cristo. Requeiram obediência, nunca com tempestade de palavras furiosas, mas firme e bondosamente. E quando obrigados a disciplinar seu filho, lembrem-se de sua própria relação com seu pai celeste. Têm vocês andado perfeitamente diante dEle? Não são teimosos e desobedientes? Não O fazem sofrer continuamente? Mas Ele lida com vocês com raiva? Lembrem-se, também, de que foi de vocês que seus filhos receberam essas tendências ao erro. Lembrem quão frequentemente vocês agem como crianças crescidas. A despeito de seus anos de experiência cristã, a despeito de suas muitas oportunidades para autodisciplina, quão facilmente vocês são provocados à ira. Lidem gentilmente, então, com seus filhos, lembrando-se de que eles não tiveram as oportunidades que vocês tiveram para ganhar autocontrole. [...]
Peçam a Deus que os perdoe por transmitir a seu filho um temperamento tão difícil de controlar. Peçam a Ele que lhes dê sabedoria, para que possam lidar com seu filho teimoso de um modo que o atrairá para mais perto de vocês e de seu Pai celestial. – The Review and Herald, 8 de julho de 1902.