Já vimos a importância da respiração para o corpo e da oração para a alma, não sobreviveremos sem, mas se ficarmos apenas respirando, morreremos por falta de ração que significa a quantidade de alimentos calculada para o consumo diário, ou porção diária. Portanto, para termos um coração saudável precisamos cuidar da nossa alimentação, que seja equilibrada, proporcional às nossas necessidades, não viver para comer, mas comer para viver; não qualquer coisa que a indústria alimentícia chama de alimentos, mas os produtos da terra, provido por Deus na natureza .Já sabemos que somos o que comemos e que segundo Hipócrates, o pai da medicina, o nosso alimento deve ser o nosso remédio e o nosso remédio o nosso alimento.
Semelhantemente na vida espiritual somos aquilo que alimentamos nossas mentes, e existem disponíveis muitas sugestões de alimentos, tais como filmes, livros, novelas, seriados, jogos e mais coisas que não são inspiradas por Deus, mas pelo inimigo das almas que se compraz em ver os filhos de Deus se tornarem cada vez mais desinteligentes, menos sensíveis ao que é elevado, puro e santo, e isso é uma enfermidade grave, anemia espiritual. Quantas vezes vimos crianças, jovens e até idosos, diante de uma mesa escolherem os alimentos prejudiciais por terem o apetite pervertido e se orgulharem disso. Da mesma forma, o pão do céu é também rejeitado por muitos por terem a mente obscurecida e acostumada com o simples e superficial, mas que causa ruína eterna.
Um coração firmado em Cristo, não sofre de anemia espiritual, é alimentado pela palavra de Deus, que promove vigor e libertação do pecado que é tão infeccioso como a lepra, pois disse Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede.” Joao 6:48
Um coração que não sofre de anemia espiritual, não se contenta ou se alimenta de versos isolados, ou apenas pregações que ouve na igreja, mas se aprofundará na palavra, na porção diária que nutre a alma de fé, esperança , amor e cura do pecado. A palavra desintoxica de todo lixo tóxico que são as falsas crenças adquiridas e nutridas ao longo da existência. A palavra é viva e eficaz, poderosa para salvar, e quando estudada diariamente, com oração, nutre a alma e imuniza o pecador. Davi entendeu isso quando falou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119: 11.
Diz Paulo: "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8. Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. Devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra. Escondi a Tua Palavra no meu coração", diz o salmista, "para eu não pecar contra Ti." Salmos 119:9 e 11. Patriarcas e Profetas, pág. 460.
“A leitura limpa e sã será para o espírito o que é para o corpo o alimento saudável. Haveis de tornar-vos assim mais fortes para resistir à tentação, formar bons hábitos, e proceder segundo os retos princípios.” Review and Herald, 26 de dezembro de 1882.MCP1, pág 107.
Deus nos ajude a desfrutar do valor nutritivo do evangelho e do poder da palavra de Deus, que sejamos fortes no Senhor, cheias do poder do Espirito Santo, preparadas para toda boa obra, sábias segundo o coração de Deus, verdadeiras missionárias, cumprindo o propósito para o qual fomos chamadas, pois um pensador anônimo disse com sabedoria : “Evangelizar é dizer a um mendigo onde você encontrou o pão”. Portanto, além da oração (respiração), ração diária ou alimento (leitura da palavra), precisamos agora de ação missionária que é o exercício que nos dará vigor e energia espirituail.
Curitiba - PR