A Santificação do Sábado
- Em: Vida Cristã
- Por: Diversos
No Princípio - criação
Gen.2: 2 e 3 – “E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.”
O Quarto Mandamento
Ex. 20: 8-11 – “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”
Um atentado a lei de Deus
Dan. 7:25 – “...E cuidará em mudar os tempos e a lei...” 7 de março de 321 AD
A Restauração Profetizada
PR, 678 – “No tempo do fim, toda instituição divina deve ser restaurada. A brecha feita na lei quando o sábado foi mudado pelo homem, deve ser reparada.”
Movimento de Reforma
Isaías 58:12-13 – “E os que ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantará os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar.”
“Se desviares o teu pé do sábado [não pisá-lo] e de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras,...”
Legítima Posição
3 TSM, 18 e 19 – “O sábado é um elo de ouro que une a Deus o Seu povo. Mas o preceito do sábado tem sido violado. O dia santificado por Deus tem sido profanado. O sábado foi, pelo homem do pecado, deslocado de seu legítimo lugar, sendo exaltado em lugar dele um dia comum. Foi praticada na lei uma brecha que tem que ser reparada. O verdadeiro sábado tem que ser restituído à sua legítima condição de divino dia de repouso.”
Sugestão Divina
3 TSM, 20 - “Há maior santidade no sábado do que lhe atribuem muitos que professam observá-lo. O Senhor tem sido grandemente desonrado por parte dos que não têm observado o sábado conforme o mandamento, quer na letra, quer no espírito. Ele sugere uma reforma da observância do sábado.”
NÃO PODEMOS SER FROUXOS
3 TSM, 20 - “Ao estabelecerem novas igrejas devem os pastores dar instruções cabais quanto à maneira correta de observar o sábado. Devemos acautelar-nos de que os costumes frouxos que prevalecem entre os observadores do domingo não sejam adotados pelos que professam observar o dia de repouso de Deus.”
NOSSO PROCEDIMENTO DURANTE A SEMANA
Nossa preocupação deve ser somente quando iniciar o sábado?
Ex. 20:8 e 9 – “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra...” 1º pecado de Eva
Ter em mente o sábado durante a semana, em especial no nosso lar.
3 TSM, 20 e 21 – “Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento.”
“Em tudo quanto se relaciona com a obra de Deus, as primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado... Educai no lar a pequena igreja de modo a, no sábado, estar preparada para render culto a Deus no Seu santuário.”
3 TSM, 21 – “Durante a semana, teremos o cuidado de não gastar as energias com trabalho físico a ponto de, no dia em que o Senhor repousou e Se restaurou, estarmos fatigados demais para tomar parte no Seu culto.”
OC, 530 – “Quando nos incapacitamos para O adorar no Seu santo dia, estamos roubando ao Senhor.”
SER MISSIONÁRIO DURANTE A SEMANA
OE, 199 – “Lembremo-nos de que somos peregrinos e estrangeiros nesta Terra, buscando a Terra melhor, sim, a que é do Céu. Aqueles que se uniram com o Senhor no concerto do serviço, acham-se sob obrigação de cooperar com Ele na obra de salvar almas.”
“Que os membros da igreja cumpram fielmente durante a semana a sua parte, e narrem ao sábado suas experiências.”
RESULTADO
OC, 528 – “Quando o sábado é lembrado dessa forma, as coisas temporais não influirão sobre o exercício espiritual de modo a prejudicá-lo. Nenhum serviço relacionado aos seis dias de trabalho será deixado para o sábado.”
SEXTA-FEIRA – DIA DA PREPARAÇÃO
3 TSM, 21 – “Embora a preparação para o sábado deva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação.”
Mar. 15:42.
Luc. 23:54-56
MM 65, 147 – “Sexta-feira, 21 de fevereiro de 1896. Hoje é dia de preparação. Queremos chegar ao sábado com o trabalho pronto no devido tempo, e não atrasado até ao sábado. Precisamos começar de manhã a olhar cada peça de roupa, caso tenhamos negligenciado fazer isto durante a semana, para que nosso vestuário esteja correto e em ordem, e decente para aparecer no lugar em que o povo de Deus se reúne para adorá-Lo. Deve-se evitar entrar em novas ocupações, se possível, mas esforçar-nos para concluir as já iniciadas que estão meio-prontas. Preparemos tudo quanto está relacionado com os assuntos domésticos, de modo que estejamos livres de ansiedade, e a mente preparada para descansar, e meditar nas coisas celestes.”
REMOVER AS DIVERGÊNCIAS
OC, 528 e 529 - “Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Nesse dia, todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas.”
“Coisa alguma que possa, aos olhos do Céu, ser considerada transgressão do santo sábado, deve deixar-se por dizer ou fazer no sábado.”
LEMBRAR-SE DOS LIMITES DO SÁBADO
3 TSM, 22 - “Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. Lembrai-vos de que cada minuto é tempo sagrado. (fora do slide) Sempre que possível, os patrões deverão conceder aos empregados as horas que decorrem entre o meio-dia da sexta-feira e o começo do sábado. Dai-lhes tempo para a preparação, a fim de poderem saudar o dia do Senhor com sossego de espírito. Assim procedendo não sofrerão nenhum prejuízo, nem mesmo quanto às coisas temporais.”
QUANDO?
Fazer a barba, engraxar os sapatos, consertar roupas, tomar o banho, preparar e colher alimentos...
OC, 528 – “Em muitas famílias [no sábado], as botas e os sapatos são engraxados e polidos, e fazem-se pequenos consertos, e tudo isso porque essas minúcias não foram feitas na sexta-feira. Esqueceram-se da ordem: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
Signs of the Times, 25/05/1882 - “A violação do quarto mandamento não se restringe ao preparo do alimento. Muitos negligentemente engraxam as botas e barbeiam-se mesmo depois do início do sábado. Não deve ser assim. Caso alguém deixe de executar tais tarefas durante a semana, manifeste respeito suficiente pelas horas sagradas de Deus deixando a barba por fazer e as botas deslustradas até passar o sábado. Isso pode ajudar-lhes a memória e torná-los mais diligentes na execução de seus próprios trabalhos nos outros seis dias.” (OV nº 2, 86 pag. 25)
OC, 528 – “Na sexta-feira, a roupa das crianças deve ser examinada. Durante a semana, já deve ter sido toda preparada por suas próprias mãos sob a direção da mãe, para que possam vesti-la calmamente, sem qualquer confusão ou correria e palavras precipitadas.”
3 TSM, 21 e 22 – “Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo preparado, se se tomar isto como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos. Explicai aos filhos esse vosso procedimento e induzi-os a ajudarem na preparação, a fim de observar o sábado segundo o mandamento.”
MM 68, 251 – “É explícito o quarto mandamento. Não devemos fazer nossas próprias obras no sábado. Deus deu ao homem seis dias para o trabalho, mas reservou para Si o sétimo, pronunciando uma bênção sobre os que o santificam. No sexto dia deve-se fazer todos os preparativos necessários para o sábado. ... Todas as compras devem ter sido feitas, e todo o nosso cozinhar terminado, na sexta-feira. Seja tomado o banho, engraxados os sapatos e preparada a roupa. Os doentes precisam de cuidados no sábado; e tudo que seja necessário fazer para seu conforto, é ato de misericórdia, e não violação do mandamento... Mas coisa alguma de nosso próprio trabalho deve ser permitido invadir o tempo santo.”
(Experiência de Moisés Nigri, MM1993) – Ele fala que em algum momento da história o povo adventista observava essas orientações com zelo. Ao final da meditação ele diz: HOJE NÃO MAIS!
2 TSM, 182-184 - “Mas Deus não consulta nossas conveniências no que respeita a Seus mandamentos. Espera que os obedeçamos e ensinemos a nossos filhos.”
“Não podemos seguir a própria vontade e juízo, e lisonjear-nos de que Deus satisfará às condições que impomos. Ele prova nossa fé dando-nos alguma parte a desempenhar em relação com Sua interposição em nosso favor. Aos que satisfazem as condições, serão cumpridas Suas promessas; mas todos quantos se arriscam a afastar-se de Suas instruções para seguir o caminho de sua escolha, perecerão juntamente com os ímpios quando a Terra for visitada por Seus juízos.”
AO PÔR-DO-SOL (RECEPÇÃO)
Lev. 23:32 – “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”
Nee 13:19 – “...já sombra antes do sábado, ordenando eu as portas se fecharam...”
REUNIÃO COM A FAMÍLIA
3 TSM, 23 – “Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar. A este respeito estamos necessitados de uma reforma, porque muitos há que se estão tornando remissos. Temos que confessar as faltas a Deus e uns aos outros. Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou.”
BALANÇO ESPIRITUAL
3 TSM, 23 – “Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares. Deus colocou o sábado ao final dos seis dias de trabalho, para que o homem aí se detenha e considere o que lucrou, durante a semana finda, em preparativos para aquele reino de pureza a que nenhum transgressor será admitido. Devemos cada sábado fazer um balanço para verificar se a semana finda nos trouxe lucro ou prejuízo espiritual.”
“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: “Aos que Me honram, honrarei”.
CADA MINUTO É SAGRADO
1 TI, 174 - “Para alguns a obra dos seis dias adentra ao sétimo dia. Uma hora a mais tem sido subtraídas do início e do término do sábado.”
3 TSM, 22 – “Lembrai-vos de cada minuto é tempo sagrado.”
DEVE CESSAR OS TRABALHOS PESSOAIS
OC, 529 – “Ao começar o sábado, devemos pôr-nos guarda a nós mesmos, a nossos atos e palavras, para que não roubemos a Deus... Não devemos fazer nós mesmos, nem permitir que nossos filhos façam, qualquer espécie de trabalho pessoal para subsistência, ou qualquer coisa que poderia ter sido feita durante os seis dias de trabalho.”
2 TSM, 184 e 185 – “Muitos adiam negligentemente até ao começo do sábado pequeninas coisas que deviam ter sido feitas no dia de preparação. Isto não se deve fazer. Todo trabalho negligenciado até ao começo do sábado deve ficar por fazer até que ele haja passado.”
“O mandamento inclui todos quantos se encontram dentro de nossas portas...”
A MANHÃ DO SÁBADO
3 TSM, 23 – “Não deveis perder as preciosas horas do sábado, levantando-vos tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo. Despertando tarde, é fácil atrapalhar-se com a refeição matinal e a preparação para a Escola Sabatina. Disso resulta pressa, impaciência e precipitação, dando lugar a que a família se possua de sentimentos impróprios desse dia. Sendo profanado, o sábado torna-se um fardo, e sua aproximação será para ela antes motivo de desagrado do que de regozijo.”
CSES, 169 e 170 - “É uma triste falha o fato de muitos estarem sempre atrasados em relação ao tempo no sábado de manhã. São muito cuidadosos de seu tempo particular, e não se permitem perder uma hora sequer; mas o tempo do Senhor, do único dia dos sete que Ele reivindica como Seu, e pede que a Ele o devotemos, uma boa parte é dissipada em virtude de levantarem-se tarde da cama pela manhã. Estão desta forma roubando a Deus. Isto os leva a se atrasarem em tudo; produz confusão na família, resultando afinal em chegarem todos tarde à Escola Sabatina e talvez, ao culto. Mas por que não nos havemos de levantar com os pássaros e oferecer louvores e agradecimentos a Deus? Experimentai-o, irmãos e irmãs. Tende tudo preparado na véspera, e vinde prontamente para a Escola Sabatina e culto, e assim não apenas beneficiareis aos outros mas recebereis ricas bênçãos.”
DEVEMOS FAZER O CULTO SÁBADO DE MANHÃ?
Números 28: 9 e 10 – “Porém no dia do sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha, e duas décimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de manjares, com a sua libação;”
“Holocausto é do sábado em cada sábado, além do holocausto contínuo, e sua libação.”
3 TSM, 24 - No culto familiar, tomem parte também as crianças, cada qual com sua Bíblia, lendo dela um ou dois versículos. Cante-se então um hino preferido, seguido de oração.
IR À IGREJA
Lucas 4:16 – “...e entrou num dia de sábado, segundo o seu costume na sinagoga, e levantou-se para ler.”
3 TSM, 34 – “Deus ensina que devemos congregar-nos em Sua casa, a fim de cultivar as qualidades do amor perfeito. Com isto os habitantes da Terra serão habilitados para as moradas celestiais que Cristo foi preparar para os que O amam.”
OC, 530 – “Os pais e mães devem tornar uma regra que seus filhos assistam ao culto público no sábado. E devem pôr em vigor essa regra pelo seu próprio exemplo.”
ALIMENTAÇÃO NO SÁBADO
3TSM, 23 e 24 - “Não devemos, no sábado, aumentar a quantidade de alimento ou preparar maior variedade do que noutros dias. Ao contrário, a refeição do sábado deve ser mais simples, convindo comer menos do que comumente, a fim de ter o espírito claro e em condições de compreender os temas espirituais. Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior. As refeições, posto que simples, devem ser apetitosas e atraentes. Trate-se de arranjar qualquer prato especial, que a família não costuma comer todos os dias.”
VIAGENS NO SÁBADO
Isa. 58:13 – “...nem pretendendo fazer tua própria vontade...”
3TSM, 26 - “Se desejamos a bênção prometida aos obedientes, devemos observar mais estritamente o sábado. Temo que muitas vezes empreendamos nesse dia viagens que bem poderiam ser evitadas. De conformidade com a luz que o Senhor nos tem concedido em relação com a observância do sábado, devemos ser mais escrupulosos quanto a viagens nesse dia, por terra ou mar. A esse respeito devemos dar às crianças e jovens bom exemplo. Para ir à igreja, que requer a nossa cooperação ou à qual devemos transmitir a mensagem que Deus lhe destina, pode tornar-se necessário viajar no sábado; mas sempre que possível devemos, no dia anterior, comprar a passagem e tomar todas as disposições necessárias. Quando empreendermos viagem, devemos esforçar-nos o mais possível por evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o sábado.
Quando obrigados a viajar no sábado, cumpre evitarmos a companhia dos que procuram atrair-nos a atenção para as coisas seculares.”
OS NOSSOS FILHOS PODEM IR À ESCOLA?
2TSM, 182 – “Nossos irmãos não podem esperar a aprovação de Deus enquanto põem seus filhos onde lhes é impossível obedecer ao quarto mandamento. Devem esforçar-se para fazer com as autoridades arranjos pelos quais as crianças sejam dispensadas das aulas no sétimo dia. Uma vez que isto falhe, então é patente o seu dever - obedecer os mandamentos de Deus, custe o que custar.”
PODEMOS COMPRAR OU VENDER NESSE DIA?
Nee. 13:15, 22
Mar. 16:1.
PP, 307 – “Aqueles que no sábado discutem assuntos de negócios ou fazem planos, são considerados por Deus como se estivessem empenhados na própria transação de negócio. Para santificar o sábado não devemos mesmo permitir que nosso espírito se ocupe com coisas de caráter mundano.”
MM68, 251 – “No sexto dia deve-se fazer todos os preparativos necessários para o sábado. ... Todas as compras devem ter sido feitas...”
O QUE FAZER COM A LOUÇA SUJA
Núm. 15:32 - “Acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado...”
3 ME, 258 – “Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim.”
NADAR, BRINCAR, JOGAR BOLA, ETC
3ME, 258 - “Procurar prazeres, jogar bola, nadar, não era uma necessidade, mas pecaminosa negligência do dia sagrado santificado por Jeová...”
3ME, 257 – “A casa de Deus é profanada e o sábado é violado pelos filhos de observadores do sábado. Eles correm pela casa, brincam, conversam e manifestam seu mau humor nas próprias reuniões em que os santos se reúnem para glorificar a Deus e adorá-Lo na beleza da santidade. O lugar que devia ser santo, onde devia reinar sagrado silêncio e onde devia haver perfeita ordem, asseio e humildade, torna-se uma Babilônia e um lugar em que reina confusão, desordem e desleixo. Isto é suficiente para excluir a Deus de nossas reuniões e fazer com que se acenda Sua ira, para que Ele não tenha prazer em sair com os exércitos de Israel a fim de batalhar contra os nossos inimigos.”
UMA ADVERTÊNCIA AOS PAIS
OC, 533 - “Tenho verificado que no dia de sábado muitos são indiferentes e não sabem onde estão os filhos, nem o que estão fazendo.”
“Pais, acima de tudo, cuidai de vossos filhos no sábado. Não consintais que violem o santo dia de Deus brincando em casa ou ao ar livre. Vós podereis também transgredir igualmente o sábado ao permitir que vossos filhos o façam. E quando consentis que eles perambulem, ou permitis que brinquem no sábado, Deus vos considera transgressores do sábado.”
PROIBIÇÕES E REGRAS SÃO PARA NOSSA FELICIDADE