A Porta tem seus estágios... a porta que muitas vezes está aberta, permitindo a entrada, é a mesma que impede a entrada... a porta que hoje oferece uma oportunidade, amanhã pode estar fechada para os indecisos; a Porta que Deus abre para a salvação, logo estará fechada, eternizando os perdidos; o mesmo Deus que hoje está de braços abertos para salvar, é Quem executará a vingança sobre os perdidos, tudo depende do tempo e da ocasião.
A Porta do Éden estava aberta para Adão e Eva viverem felizes por toda a eternidade, mas depois da desobediência, a porta de acesso ao paraíso se fechou. A palavra do Senhor diz: “O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn 3.23 e 24).
A porta do Éden foi fechada por Deus para Adão e toda a sua descendência, eles podiam ver o antigo lar, mas a porta estava fechada para a entrada. Não podiam mais desfrutar do paraíso e nem comer do fruto da árvore da vida que estava no jardim, pois eles mesmos fecharam a porta.
A porta está fechada ou aberta? Essa situação em alguns momentos pode ser definida por nossa escolha, por nossa decisão. Adão e Eva resolveram fechar a porta.
A Porta da Arca, esteve aberta de modo simbólico, durante todo o tempo da construção da Arca e após a conclusão da obra a porta esteve aberta literalmente, enquanto os animais e toda a carga era colocada na Arca: Alimentos, água, roupas e outros utensílios de necessidade pessoal de Noé e de toda a sua família. Todo o movimento de carregamento da Arca e o testemunho dado por Noé àquele povo, era um aviso dos juízos vindouros de Deus, mas tudo em vão.
Toda aquela nação antediluviana olhava a porta aberta, mas não entravam, o acesso aos compartimentos internos do grande navio da salvação estavam à disposição, mas ninguém quis entrar.
O que aconteceu então? Após todos se acomodarem na Arca: Os animais, Noé e sua família, Deus fechou a Porta! [...] “Então o Senhor fechou a porta” (Gn 7.16 - NVI).
Na “MM, Este Dia com Deus” na pg 233 lemos: “Aquela porta que encerrou a Noé excluiu o mundo. Houve uma porta fechada no tempo de Noé. E o Senhor o fechou lá dentro. Até aquela ocasião, Deus abrira uma porta através da qual os habitantes do mundo antigo poderiam encontrar refúgio, se cressem na mensagem que Deus lhes enviara. Mas, essa porta fechou-se agora, e ninguém poderia abri-la. Findara o tempo de graça”.
Em resultado todos os que não entraram na arca, morreram nas águas do dilúvio! Depois da entrada do pecado no mundo, esta foi a maior catástrofe da história. Morreram porque não quiseram entrar pela porta que Deus havia aberto. Rejeitaram o único meio de salvação, que Deus em sua infinita bondade havia providenciado. Então, Deus fechou a Porta bem diante dos seus olhos!
A porta de Sodoma e Gomorra esteve aberta enquanto Ló estava lá. Aqui temos, simbolicamente Ló, sendo a Porta de Deus, aberta para os sodomitas, ele era um representante do Altíssimo, exemplificando na sua vida, o que Deus esperava dos habitantes daquelas cidades.
Mas, cegados pelo pecado, não foram até a porta de Deus, representada por Ló, para indagaram sobre sua fé e o Deus a quem servia, então, quando os anjos de Deus tiraram Ló daquela ímpia cidade, desceu fogo do céu e destruiu a todos.
A Porta, na Parábola das Dez Virgens, esteve aberta até a vinda do noivo, quando as cinco virgens néscias e as cinco prudentes acordaram diante do aviso da chegada do noivo. As prudentes levaram azeite extra, caso precisassem, diante de um eventual atraso para o início da festa, e as néscias somente suas lâmpadas.
No momento que o noivo chegou, as lâmpadas das virgens néscias estavam sem azeite para permanecerem acesas, e assim tiveram que sair para comprarem mais, porém, quando retornaram, o que havia acontecido?
As virgens prudentes, com suas lâmpadas acesas, haviam entrado para as bodas... A bíblia diz: “Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.” (Mt 25.11-13).
Elas bateram e pediram que o noivo abrisse a porta, mas o pedido foi negado, a porta que esteve aberta, agora estava fechada e não podia mais ser aberta.
E hoje, a porta está fechada ou aberta?
No evangelho de João (Jo 10.9), Jesus diz que Ele é a Porta; e como na parábola das dez virgens, nossa porta ficará aberta até pouco tempo antes da vinda do noivo. JESUS CRISTO é nossa porta da Salvação!
Diante de um mundo de sofrimentos, mortes e dores, JESUS é nossa porta aberta para um mundo melhor, onde reina a alegria, a felicidade, a saúde e a vida, a paz e o amor de Deus.
A porta está aberta, Jesus está nos chamando para entrarmos, e vivermos uma nova vida... uma vida de obediência, de renúncia do pecado, de santificação, de estudo da bíblia, vida de vigilância e constante oração, lembre-se que a oportunidade pode passar muito rápido.
E quando nossa porta se fechar?... o profeta João escrevendo o Apocalipse nos informa que: “Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda”, ou seja, não haverá mais oportunidade de mudança, cada um continuará a praticar os mesmos atos que estava habituado a fazer. O profeta Amós ainda acrescenta: “Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do SENHOR, e não a acharão”. Observe que o profeta não deixa nenhuma possibilidade de existir segunda chance, pois ele afirma que não acharão!
Na “MM, Este Dia com Deus” na pg 233 está escrito: “Houve uma porta fechada no tempo de Noé. Houve uma porta fechada aos descrentes na destruição de Sodoma, mas uma porta aberta para Ló. Houve uma porta fechada aos habitantes de Tiro, uma porta fechada aos habitantes de Jerusalém... que não quiseram crer, mas uma porta aberta para os humildes, para os que criam, para os que obedeciam a Deus. Assim será no fim do tempo”.
Conforme descrição dos textos supracitados, uma coisa é certa, nossa porta também vai se fechar! Agora vamos ficar como os antediluvianos, olhando a porta fechar-se bem diante de nós? Vamos ficar inertes ou indiferentes diante da evidencia do fechamento da porta da graça? É claro que Não! Então diga agora para si mesmo querido (a) leitor (a), que não vai ficar indeciso (a) e nem inerte, mas que a partir deste momento você está entrando pela porta da salvação que é JESUS CRISTO.
A porta ainda está aberta, mas lembre-se que tudo depende do tempo e da ocasião, amanhã ela pode não estar aberta para alguns ou para todos nós.
Nunca se esqueça de que o Senhor deseja salvá-lo (a) aproveite esta oportunidade!
JONAS DAMACENA.