Vício na Infelicidade
- Em: Mulher
- Por: Faíla Thomé
Você sabe o que significa a palavra Negaólatra? Segundo a autora Carol Cannon, em seu livro “O ciclo da infelicidade”, esse termo se refere à pessoas que são viciadas na infelicidade. Mas como pode alguém ser viciado em ser infeliz? Não é natural do ser humano buscar e ansiar pela felicidade? A resposta óbvia deveria ser sim. Mas nem sempre lidar com a mente humana, após o pecado, se tornou algo simples e muito menos óbvio.
Algumas pessoas passaram por situações de vida muito negativas, experiências traumáticas, onde tiveram suas emoções e sentimentos dolorosamente dilacerados. Essas pessoas podem acabar desenvolvendo um sistema de filtragem mental onde tudo que chega até elas parece negativo e sombrio. Até mesmo boas notícias podem ser analisadas por um viés ruim. Por vezes parece que a pessoa está sempre esperando qual será a próxima coisa ruim que irá lhe acontecer.
Essas pessoas podem ter algumas características em comum, por exemplo:
- evitar tudo que seja positivo ou prazeroso;
- buscar de maneira inconsciente a crítica, a traição, a rejeição, a culpa - qualquer coisa negativa ou dolorosa;
- dar um significado negativo a eventos neutros ou até positivos;
- ficar preocupado com insultos presentes e passados;
- reclamar para aliviar sentimentos desconfortáveis, ao invés de buscar soluções para esses sentimentos.
Você consegue se reconhecer em algumas dessas características, por menores que sejam?
Será que de alguma forma você está se apegando aos seus sentimentos negativos e sofrimentos para justificar seus comportamentos atuais?
Muitos de nós temos algumas dessas características arraigadas, não é natural do ser humano vermos o lado positivo. O pecado nos trouxe essa tendência de gastarmos muito mais de nossas energias dando foco no negativo. Mas antes que você se sinta triste ou mesmo sem esperança quero lhe dizer que nosso Deus é especialista em reconstruir e consertar mentes negativas.
Na Bíblia temos inúmeros relatos de pessoas que foram transformadas por esse poder maravilhoso, e passaram de pessoas negativas e infelizes em pessoas que levaram a esperança e o amor por onde passaram.
Se você sente que a infelicidade se tornou uma companheira em sua vida e já não sabe como se livrar dela, peça ajuda a Deus, para que Ele ensine seus pensamentos a se tornarem leves e esperançosos novamente. Ele promete uma paz que nada no mundo pode se igualar, Ele não promete uma vida sem dificuldades, mas promete paz acima de todas as dificuldades. Peça a Ele nesse dia que Sua paz invada seus pensamentos e sentimentos.
Referência: O ciclo da infelicidade: como se livrar do descontentamento e ter uma atitude positiva - Carol Cannon. Tatuí - SP : Casa publicadora Brasileira, 2012
Faíla Thomé
Sorocaba - SP