

Toda a Bíblia é manifestação de Cristo. O Salvador desejava fixar na Palavra a fé de Seus seguidores. Quando Sua presença visível fosse retirada, a Palavra devia ser sua fonte de poder. Como seu Mestre, deviam viver ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Mateus 4:4.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 390.
George Mueller era um cristão da Alemanha. No século dezenove, ele desenvolveu, na Inglaterra, com grande êxito, o ministério para as crianças sem lar.
No dia 9 de maio de 1841, ele escreveu em seu diário: “Aprouve ao Senhor ensinar-me uma verdade cujo benefício tenho usufruido por mais de quatorze anos. Ei-la: Compreendi mais claramente que o primeiro e grande empreendimento em que devo estar empenhado a cada dia é ter minha alma feliz no Senhor. A primeira coisa a ser considerada não é quanto devo servir ao Senhor, ou como devo glorificá-Lo, mas como posso fazer com que minha alma esteja feliz e como deve ser fortalecido meu homem interior. ...
“Antes disso, pelo menos nos dez anos anteriores de meu costume houvera sido o que me era habitual: de manhã, depois de haver trocado de roupa, eu me dedicava à oração. Agora, vejo que o mais importante para mim é entregar-me à leitura da Palavra de Deus e nela meditar, para que assim meu coração receba conforto, encorajamento, advertência, reprovação, instrução... “Depois de proferir oração curta, suplicando a bênção do Senhor para a compreensão de Sua preciosa Palavra, a primeira coisa que faço é meditar nela, esquadrinhando-a como se de cada versículo eu pudesse usufruir uma bênção, não em favor do ministério público, não em favor da pregação cujo tema me houvera feito dever em meditação, mas para obter alimento para a minha alma. O resultado, quase sempre invariável, é que, após poucos minutos, minha alma se entrega à confissão, ou à gratidão, ou à súplica. Assim procedendo, embora não estando exatamente em oração, mas meditando, repentinamente a meditação transforma-se, de certa maneira, em oração. Após algum tempo em que me entrego à confissão, intercessão, súplica ou gratidão, prossigo para o versículo seguinte.
Assim faço indo de versículo em versículo, orando em meu favor, em favor de outros, conforme a Palavra me conduz.”
“À hora do desjejum, com raras exceções, estou em paz, ou com o coração feliz.”
No processo da salvação do ser humano, a Palavra de Deus tem lugar específico. Possui energia criativa e regenerativa. “Os céus por Sua Palavra se fizeram, e, pelo sopro de Sua boca, o exército deles. ...Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir.” Salmos 33:6 e 9.
A Palavra do Senhor trouxe à existência os mundos e seus habitantes. O poder que ela contém transmite vida à alma que estiver morta em ofensas e pecados. Em outras palavras, o mesmo poder manifesto na criação também é revelado na redenção do homem. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12 e 13). “Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus.” (Efésios 2:10). “Pois fostes regenerados (ou recriados) não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1 Pedro 1:23). “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Efésios 4:24). “Pois, segundo o Seu querer, Ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das Suas criaturas.”
(Tiago 1:18). “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro1:3). “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dEle é nascido.” (1 João 5:1).
Na Palavra de Deus o ser humano encontra tudo de que necessita para sua salvação. A fé é imprescindível, tanto na justificação como na santificação. “Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11:6), porque a fé é a confiança no que Deus é e diz. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”
(Romanos 10:17). Por meio da Palavra nos tornamos familiarizados com Deus, Seu caráter, Seu amor e Sua justiça. A fé, que vem pelo ouvir, nos fortalece quando a pomos em prática.
O homem é convertido quando o Espírito Santo lhe implanta no coração a Palavra. A semente da natureza divina é assim introduzida em sua vida pela fé em Jesus Cristo, o Autor da Palavra.
“A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, acha-se em Sua palavra. Era por Sua palavra que Cristo curava a moléstia e expulsava os demônios. Por Sua palavra acalmava o mar, e ressuscitava os mortos. O povo dava testemunho de que Sua palavra tinha poder. Ele ministrava a Palavra de Deus, como fizera por intermédio de todos os profetas e instrutores do Antigo Testamento. Toda a Bíblia é manifestação de Cristo. O Salvador desejava fixar na Palavra a fé de Seus seguidores. Quando Sua presença visível fosse retirada, a Palavra devia ser a fonte de poder deles. Como seu Mestre, deviam viver ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Mateus 4:4.
“Como a vida física se mantém pelo alimento, assim é a espiritual mantida pela Palavra de Deus. Por si mesma, toda alma deve receber vida da Palavra. Como temos que comer por nós mesmos a fim de receber nutrição, assim devemos receber a Palavra por nós mesmos. Não a haveremos de obter simplesmente por meio de outra pessoa. Cumpre-nos estudar cuidadosamente a Bíblia, pedindo a Deus o auxílio do Espírito Santo, para que possamos compreender a Palavra. Devemos tomar um versículo, e concentrar a mente na tarefa de averiguar o pensamento nele posto por Deus para nós. Convém demorar-nos sobre esse pensamento até que nos apoderemos dele, e saibamos ‘o que diz o Senhor’.
“Em Suas promessas e advertências, Jesus Se dirige a mim. Tanto amou Deus ao mundo que deu o Seu Filho unigênito, para que eu, crendo, não pereça, mas tenha a vida eterna. As experiências relatadas na Palavra de Deus devem ser minhas experiências. Oração e promessa, preceitos e advertências, pertencem a mim. ‘Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim’. Gálatas 2:20. À medida que a fé assim recebe e assimila os princípios da verdade, estes passam a fazer parte do próprio ser, a força motriz da vida. Recebida na alma, a Palavra de Deus molda os pensamentos e influi no desenvolvimento do caráter. “Olhando sempre a Jesus com os olhos da fé, seremos fortalecidos. Deus fará as mais preciosas revelações a Seu povo faminto e sequioso. Verificarão que Cristo é Salvador pessoal. Buscando alimento em Sua palavra, descobrirão que ela é espírito e vida. A Palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica vida nova em Cristo Jesus. O Espírito Santo vai ter com a alma como Consolador. Pela transformadora influência de Sua graça, a imagem de Deus é reproduzida no discípulo. Ele se torna nova criatura. O amor toma o lugar do ódio, e o coração adquire a semelhança divina.
“A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, acha-se em Sua palavra.
Era por Sua palavra que Cristo curava a moléstia e expulsava os demônios. Por Sua palavra acalmava o mar, e ressuscitava os mortos. O povo dava testemunho de que Sua palavra tinha poder. Ele É isto que significa viver ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’. Isto é comer o Pão que desce do Céu.” O Desejado de Todas as Nações, págs. 390 e 391.
O Espírito Santo mostra o processo transformador produzido pela Palavra, como segue:
“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo Seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo dAquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrandovos da corrupção das paixões que há no mundo.” 2 Pedro 1:1-4.
No versículo primeiro, o apóstolo refere-se “aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, mas a mesma leitura da Bíblia sem a assistência e orientação do Espírito Santo não produz benefício espiritual. Por sua atitude, o leitor determina se deseja ser guiado pelo Espírito Santo ou por outro espírito. Se estiver sob a influência do espírito do erro, não obterá a fé salutar.
No versículo dois lemos que Deus promete “graça e paz... no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.” Em Sua oração, Cristo disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.
O versículo três menciona o resultado desse conhecimento: Deus nos tem concedido “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo dAquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude.” O conhecimento que temos de Cristo é proporcional ao que conhecemos de Sua Palavra. Estudar a Palavra e não conhecer a Jesus por meio desse estudo não tem valor redentor para ninguém. O apóstolo Paulo confirma as palavras de Pedro: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Romanos 8:32. Quando, pela fé, recebemos Cristo em nossa vida, obtemos tudo de que necessitamos para nossa salvação presente e futura.
O versículo quatro alinha-se ao pensamento apresentado pelos anteriores: Recebemos “Suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.”
Ao aceitarmos as promessas encontradas na Palavra de Deus, participamos da Sua natureza divina que destrói a poluição existente no coração humano.
“As Escrituras são o grande agente transformador do caráter. Cristo orou: ‘Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade’ João 17:17. Se a estudarmos e obedecermos, a Palavra de Deus atuará no coração subjugando todo atributo profano.
“As verdades da Palavra de Deus suprem a grande necessidade prática do homem – a conversão da alma pela fé...
“Recebido no coração, o fermento da verdade dominará os desejos, purificará os pensamentos e dulcificará a índole.” Parábolas de Jesus, pág. 101.
“Ao participarmos da natureza divina, tendências para o mal, hereditárias e cultivadas, são eliminadas do caráter. Somos feitos força viva para o bem. Sempre aprendendo do divino Mestre, partilhando diariamente de Sua natureza, cooperamos com Deus em vencer as tentações de Satanás. Deus trabalha, e o homem trabalha, para que este possa ser um com Cristo, como Cristo é Um com Deus. Então, nos assentamos juntamente com Cristo nos lugares celestiais. Com paz e segurança, a mente descansa em Jesus.” Maranata, pág. 223.
SUMÁRIO
Assim como necessitamos do alimento físico para manter a vida e a saúde, também precisamos alimentar a alma com a Palavra de Deus, a fim de sustentar nossa vida e saúde espirituais. Ao estudarmos a Palavra de Deus sob a guia do Espírito Santo, nossas tendências pecaminosas serão destruídas, e nosso caráter será transformado. Assim como, individualmente, alimentamos o corpo, também, individualmente, precisamos alimentar a alma.