A escritora Ellen White comenta que após a queda desapareceu um elemento essencial a felicidade do homem, a gratidão! Os Anjos perceberam na natureza humana o surgimento de outro elemento a ingratidão! “Os anjos sentiram-se magoados com a vil ingratidão do homem em retribuição da rica generosidade que Deus proporcionara” – Ellen White.
A ingratidão é doença da alma que necessita de urgente tratamento! Somos ingratos pecadores, portanto, ninguém nasce grato. Aprende-se gratidão mediante a sua prática! a gratidão tem que estar nos nossos pensamentos, em nossas palavras e ações. “Sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo a ninguém.” – William Arthur Ward. Em I Tessalonicenses 5:18 o apostolo Paulo fala dessa necessidade que está profundamente associada à condição pecadora do ser humano: a necessidade de dar graças. “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”
A gratidão pode reduzir uma infinidade de pensamentos e emoções tóxicas que contaminam a nossa mente, medo, Inveja, raiva, rancor, magoa, tristeza, frustrações. Cultivar a gratidão não só nos ajuda a cultivar o bem-estar emocional e a regular o estresse, mas também tem repercussões positivas sobre a saúde física e espiritual. “Coisa alguma tende mais a promover saúde do corpo e da alma do que um espírito de gratidão e louvor”. Ciência do bom viver pag. 251.
O poder da gratidão é reconhecido pela palavra de Deus e comprovado pela ciência moderna. O psicólogo Robert Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, disse que: quando criamos o hábito de agradecer pelas coisas boas o nosso cérebro tende a buscar aspectos positivos em qualquer situação, mesmo as mais ruins. Ao estudar a Ciência da felicidade, declarou que, um dos elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, é a gratidão. Afirma que existe uma estreita ligação entre ser grato e ser feliz! não existe felicidade sem gratidão. “Podemos sempre escolher sermos gratos, não importa o que aconteça.” – Dieter F. Uchtdorf.
Para você receber os benefícios da gratidão é necessário exercitá-la por escrito. Escrever um diário de gratidão é um dos hábitos mais potente e poderoso que você pode adquirir. Antes de dormir, escreva em um caderno uma lista de 10 bênçãos do seu dia e na frente diga o motivo porque você é grata. Não precisa ser nenhum acontecimento extraordinário. Agradeça por ter uma cama com colchão macio, com lençóis limpo e cheiroso, por ter um teto, pelo luxo de ter um quarto só seu, pelo banho quente de todos os dias. Responda todos os dias a pergunta: Qual foi a melhor coisa que me aconteceu hoje? Quando praticamos a gratidão, entendemos que a vida é repleta de felicidade nas coisas simples. E ao praticar essa ação, as pequenas coisas podem se tornar grandiosas para nós.
Lázara Moreira
Mineiros –GO