

Quando nascem nenés, como é que as pessoas mais distantes tomam conhecimento do fato? Laura e José têm um irmãozinho recém-nascido. Eles fizeram a participação por meio de cartões e pelo telefone. Mas para a vovó e o vovô que moram num país além-mar, o meio mais barato de receberem a participação é por CABOGRAMA. Primeiro papai tem de escrever a mensagem num papel especial; então a companhia telegráfica tem de enviar a mensagem através do oceano; lá ela será escrita de novo em OUTRO papel especial e FINALMENTE vovó e vovô lêem a mensagem. Quanto trabalho!
As pessoas souberam do nascimento de Cristo por diversas formas também. Alguns pastores que viviam nos arredores receberam a participação. Algumas pessoas que viviam muito longe dali, receberam também a participação. Eram homens sábios que moravam em outro país. E quando ELES receberam a notícia, fizeram algo que quase prejudicou o nenê Jesus; quase lhe causou um mal TERRÍVEL. Eis o que aconteceu.
Esses homens sábios estudavam as estrelas. Sabiam que Deus havia prometido mandar um Rei-Salvador, o nenê Jesus. Uma noite eles viram uma estrela ENORME, com brilho muito mais intenso que todas as demais. Era uma estrela diferente, sem dúvida. E eles acharam ser essa estrela aquela que devia indicar o lugar onde o Rei-Salvador devia estar.
Assim eles fizeram alguns pacotes de presentes, montaram os camelos e foram seguindo a estrela até Jerusalém.
Dirigiram-se ao palácio do rei Herodes.
— Viemos seguindo a estrela de Deus — disseram ao rei Herodes. — Procuramos o novo Rei prometido por Deus.
O rei Herodes, mui delicadamente, fez-lhes muitas per¬guntas sobre a estrela.
— A criança não está aqui — disse o rei. — Mas quando a encontrarem, avisem-me para que eu vá e a adore também.
E mandou os sábios a caminho de Belém.
Os sábios saíram do palácio e foram à procura de Jesus. Mas eles não sabiam disto:
Herodes era um rei MAU. Ele não queria saber do paradeiro de Jesus para ADORÁ-LO. Ele queria MATÁ-LO!
Quando os sábios chegaram ao lugar onde estavam Maria, José e o pequeno Jesus, retiraram da bagagem os finos presentes de ouro e perfume raro que haviam trazido para o nené. Eles se ajoelharam e adoraram a Jesus. Então prepara¬ram-se para a viagem de volta ao palácio do rei a fim de contar-lhe onde estava Jesus. E teriam feito isso, e Jesus teria sido MORTO, se não fosse por uma coisa:
Deus estava vigiando!
Naquela noite, num sonho Deus disse aos homens sábios: "Não voltem ao palácio de Herodes. Ele não quer adorar Jesus. Ele quer MATÁ-LO. Voltem para seus países."
E os sábios obedeceram!
O rei Herodes ficou muito irado. Chamou seus soldados.
— Vão a Belém — disse-lhes ele; — encontrem o menino; quero que ele seja morto!
Mas Deus continuava vigiando!
À noite, num sonho, Deus falou com José para tomar Maria e Jesus e fugirem. Maria e José arrumaram a bagagem, aprontaram o pequeno Jesus, e fugiram da cidade pelo deserto até chegarem ao Egito, um país distante.
E quando os soldados chegaram a Belém e vasculharam todos os lugares onde havia crianças pequenas para poderem matar o menino Jesus, ele já se havia ido!
O rei Herodes nunca conseguiu encontrar Jesus. E Maria e José não o trouxeram de volta a Jerusalém a não ser depois da morte do malvado rei Herodes. Mal algum podia sobrevir ao Filho de Deus. Porque Deus estava vigiando!
Falemos sobre a história bíblica
Opa! Não havia cabogramas, telegramas nem telefones naqueles dias; mas Deus usou outros meios para anunciar o nascimento de Jesus, e para SALVAR a vida de Jesus quando estava em perigo. Que meios foram esses? Quais são alguns meios que DEUS usa para proteger VOCÊS de algum perigo?
Versículo bíblico para aprender
O senhor é quem te guarda (Salmo 121:5).
Falemos com Deus
Querido Deus, nós te agradecemos o haveres cuidado de Jesus. Agradecemos-te o avisares aos sábios o nascimento de Jesus. Agradecemos-te ESPECIALMENTE o não deixares que o rei Herodes estragasse o teu plano. Agradecemos-te os pais, os professores, os policiais e todos os que nos ajudam. Em nome de Jesus. Amém.
Agora procure esta história em sua Bíblia
Está em Mateus 2:1-15.