“Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.” Salmo 71.18
O dia do idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização do idoso. Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de dezembro de 2006.
O Japão é o país com mais idosos no mundo. Segundo estatísticas, a cada cinco habitantes um têm mais de 65 anos. Também é o país com o maior número de pessoas com mais de cem anos no mundo.
Em 2022, o mundo terá duas vezes mais idosos do que hoje.
1) Sob que perspectiva alguns idosos da bíblia viam o futuro?
I TSM 485 - Nós Carecemos da fé de Abraão em nossas igrejas hoje, a fim de iluminar as trevas que ao redor delas se acumulam, excluindo a suave luz do amor divino e atrofiando o crescimento espiritual. A idade jamais nos escusará de obedecermos a Deus. Deve nossa fé ser prolífera de boas obras; pois a fé sem obras é morta. Todo dever cumprido, todo sacrifício feito em nome de Jesus, traz uma recompensa excelente. No próprio ato de cumprir o dever, Deus fala e dá Sua bênção. Mas Ele requer de nós uma inteira consagração de nossas faculdades. O espírito e o coração, o ser todo, têm de ser dado a Ele, ou do contrário não atingiremos a norma de cristãos verdadeiros.
I TSM 485 - Esse grande ato de fé acha-se traçado nas páginas da história sagrada para brilhar no mundo como exemplo nobre, até ao fim do tempo. Abraão não argumentou que sua idade avançada o eximisse de obedecer a Deus. Não disse: "Tenho os cabelos brancos, foi-se-me o vigor da varonilidade; quem me consolará no final da minha vida, quando Isaque não mais existir? Como pode um pai idoso derramar o sangue de um filho único?" Não; Deus falara, e o homem devia obedecer sem questionar, nem murmurar, ou desfalecer pelo caminho.
Gênesis 25:8
E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
Salmos 37:25
Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
Isaias 46:4
E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei.
Joel 2:28
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, os vossos velhos terão sonhos.
Salmos 71:18. “Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.”
I TSM 172 – 173 – “Foi-me mostrado Davi rogando ao Senhor que o não abandonasse quando fosse velho, e o que foi que lhe inspirou essa fervorosa oração. Ele viu que a maioria das pessoas idosas que o rodeavam não eram felizes, e que os traços lamentáveis de caráter aumentavam especialmente com a idade. Se as pessoas eram naturalmente mesquinhas e cobiçosas, isto se acentuava desagradavelmente em sua velhice. Se eram ciumentas, irritáveis e impacientes, tornavam-se mais ainda quando idosas. Viu Davi que muitos dos idosos pareciam abandonados por Deus, e se expunham ao ridículo e ao insulto por parte de seus inimigos. Davi sentia-se profundamente abalado; ficou aflito ao pensar nos anos futuros, quando estivesse velho. Temia que Deus o deixasse, e que ele fosse tão infeliz como outros velhos cuja conduta ele observara, e exposto à desonra dos inimigos do Senhor. O coração opresso por isto, ele orou fervorosamente: "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força." "Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas. Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a Tua força a esta geração, e o Teu poder a todos os vindouros." Sal. 71:9, 17 e 18. Davi sentia a necessidade de guardar-se contra os males que acompanham a velhice. Dá-se frequentemente que os idosos não estão dispostos a compreender e reconhecer que sua força mental está falhando. Abreviam os próprios dias com o tomarem sobre si cuidados que pertencem a seus filhos. Satanás joga muitas vezes com a imaginação deles, e leva-os a sentirem contínua ansiedade com relação aos bens que possuem. Isto é seu ídolo, e amontoam com avaro cuidado. Privam-se muitas vezes dos confortos da vida, e trabalham além de suas forças, de preferência a empregar os meios que têm. Colocam-se assim em constante carência, por temor de que, em algum tempo futuro, venham a sofrer falta. Todos esses temores são originados por Satanás. Ele estimula os órgãos que levam aos temores servis e aos ciúmes que corrompem a nobreza da alma e destroem os pensamentos e sentimentos elevados. Essas pessoas são insanas no que respeita ao dinheiro.”
2) De quem é a responsabilidade de cuidar dos idosos?
2º TSM 509 – 510
“A questão de cuidar de nossos irmãos e irmãs idosos destituídos de lar é objeto de contínua insistência. Que se pode fazer por eles? O esclarecimento a mim dado pelo Senhor, é repetido: Não é melhor estabelecer instituições para cuidar dos idosos, para que eles fiquem juntos, na companhia uns dos outros. Nem eles devem ser mandados para fora do lar a fim de receberem cuidados. Que os membros de cada família ministrem aos próprios parentes. Quando isto não é possível, essa obra pertence à igreja, e deve ser aceita igualmente como dever e como privilégio. Todos os que têm o espírito de Cristo hão de considerar os débeis e idosos com especial respeito e ternura.”
Isaias 58:7.
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Salmos 92:14.
“Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos...”
Lucas 2:37.
A profetiza Ana era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
3) Como encarar a velhice.
Em certa entrevista concedida por Billy Graham (O renomado pastor norte americano), avaliou-se da seguinte forma a maneira como deveríamos encarar a velhice.
A) Que conselho o senhor daria para as pessoas que estão envelhecendo?
“Primeiro, aceite como parte do plano de Deus para sua vida, e agradeça-lhe todos os dias pelo dom da vida daquele dia. Nós olhamos para a velhice como algo a ser temido, e é verdade que não é fácil. Eu não posso dizer honestamente que eu gosto de estar velho; não ser capaz de fazer a maioria das coisas que eu costumava fazer, por exemplo, e ser mias dependente dos outros, e enfrentando os desafios físicos que eu sei que só vão piorar. A velhice pode ser um momento solitário, a filhos espalhados, cônjuge e amigos que se foram.”
“A outra parte do conselho que eu daria é o outro lado da moeda, por assim dizer. É assim: À medida que envelhecemos, devemos focalizar não só o presente, mas mais e mais sobre o céu. Este mundo, com todas as suas dores e tristezas e dos encargos, não é nosso lar definitivo... As palavras de Paulo são verdadeiras em cada etapa da vida, mas especialmente à medida que envelhecemos “Piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tm. 6:6).”
B) O que o senhor diria para os filhos que tem pais idosos?
“Quando somos jovens geralmente não pensamos muito sobre envelhecer, ou sobre os nossos pais envelhecer ou não pensamos nada sobre isso. Mas isso vai acontecer, se eles viverem o tempo suficiente. Então a primeira coisa que eu diria para aqueles cujos pais estão envelhecendo é estarem preparados para isso, e aceitarem o que lhe traz responsabilidades. Então sejam pacientes com eles. Eles podem não ser capazes de fazer tudo que já fizeram, mas isso não significa que eles são necessariamente impotentes ou incompetentes. Estejam atentos às suas necessidades, incluindo as suas necessidades emocionais e espirituais. Às vezes eles precisam saber que você está lá, e que você se importa com eles. Seja sensível também. Às vezes eu tenho visto as crianças se tornarem pesados e insensíveis ao lidar com seus pais que estão envelhecendo, isso só causa ressentimentos e mágoas.”
C) Se o senhor pudesse voltar no tempo, faria algo diferente?
“Sim, claro. Eu passaria mais tempo em casa com a minha família, eu estudaria mais e pregaria menos. Eu não teria realizado tantas palestras, incluindo algumas das coisas que eu fiz ao longo dos anos que eu provavelmente não precisava realmente fazer. Casamentos e funerais e dedicatórias de construção, coisa assim. Sempre que eu aconselho alguém que se sente o chamado a ser um evangelista, eu sempre os insto a guardarem o seu tempo.”
Conclusão
Hoje, jovens somos, amanhã, idosos seremos. Sabemos como começamos nossos passos nesta vida, mas, jamais sabemos como terminaremos!
Aos jovens, a bíblia recomenda que “levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor.” Lv. 19:32.
Apelo
Levantemos a bandeira do respeito aos nossos pais e irmãos que já se acham no ocaso de sua existência. São valores insubstituíveis.
Se nesse momento estiver algum velhinho (a) ao seu lado, por gentileza, levante-se e o abrace com amor e ternura; fale aos seus ouvidos algumas palavras de apreço e demonstre quanto o ama e o admira. Peça-lhe a benção como faziam os filhos de antigamente...
Cordialmente,
Pr. Valterrubem Sousa Santos