

>> Vídeo da Oferta de 1º Sábado: youtu.be/9PqQEfX-i_Y
Lição 9
Sábado, 1º de dezembro de 2018
“Sede transformados”
E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).
Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados e as más ações abandonadas; o amor, a humildade e a paz substituem o ódio, a inveja e a guerra. A alegria substitui a tristeza, e a fisionomia reflete a luz do Céu. — O Desejado de Todas as Nações, p. 173.
Estudo adicional: Meditação Olhando para o alto, pp. 236-241, 248, 345 e 346.
Domingo, 25 de novembro
1. TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO
A. Qual é o papel do Espírito Santo em nos tornar semelhantes a Cristo? 2 Coríntios 3:18.
2Co 3:18 — Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, que vem do Espírito do Senhor.
Contemplar a Cristo significa estudar Sua vida conforme nos é apresentada em Sua Palavra. Devemos cavoucar em busca da verdade como quem procura um tesouro escondido. Devemos fixar nossos olhos em Cristo. Quando O aceitarmos como nosso Salvador pessoal, teremos ousadia para nos aproximarmos do trono da graça. Pelo contemplar somos transformados, moralmente assimilados Àquele que é perfeito em caráter. Ao receber Sua justiça imputada, mediante o poder transformador do Espírito Santo, nos tornamos semelhantes a Ele. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1098.
B. O que Jesus faz por nós por meio do Espírito Santo? 1 Coríntios 6:11.
1Co 6:11 — Alguns de vós éreis assim. Mas fostes lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
A ausência de devoção, piedade e santificação do homem exterior é a consequência de negar a Jesus Cristo, Justiça Nossa. O amor de Deus precisa ser constantemente cultivado. — Fé e obras, p. 15.
Segunda-feira, 26 de novembro
2. CONVENCENDO A ALMA DO PECADO
A. Quais são os métodos que o Espírito Santo usa para convencer a alma do pecado? João 16:8-10.
Jo 16:8-10 — E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não creem em Mim; 10 da justiça, porque vou para Meu Pai, e não Me vereis mais.
O coração é tocado e contristado. A confissão daquele que está arrependido limpa a atmosfera moral da alma e ativa sagrados princípios. A graça controladora de Cristo penetra no coração. [...] Os pecados são vistos sob a mesma luz em que Deus os vê. São confessados e, em seguida, perdoados. — The Review and Herald, 28 de junho de 1898.
B. Qual é a resposta divina à repreensão? Atos 2:37; Provérbios 9:8.
At 2:37 — Ao ouvirem isso, eles ficaram com o coração pesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos?
Pv 9:8 — Não repreendas o zombador, porque ele te odiará. Repreende o sábio e ele te amará. [Bíblia Difusora — Freis Capuchinhos].
Aqueles que são repreendidos pelo Espírito de Deus não devem se levantar contra o humilde instrumento. É Deus, e não um mortal errante, que falou para salvá-los da ruína. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 257.
Não é agradável para a natureza humana receber reprovação, nem é possível para o coração humano perceber a necessidade da reprimenda ou a bênção que acompanha a correção quando não está esclarecido pelo Espírito de Deus. Conforme o ser humano se entrega à tentação e aceita o pecado, sua mente se torna confusa. A percepção moral é pervertida. Os avisos da consciência passam a ser desrespeitados e sua voz se torna cada vez menos clara. Ele perde gradualmente a capacidade de distinguir entre o certo e o errado, até o ponto de ficar sem a menor referência de sua situação perante Deus. [...] Deus dá evidências suficientes a todo aquele que quiser se satisfazer quanto à natureza dos Testemunhos; e tão logo reconheça que os mesmos vêm de Deus, é seu dever aceitar a reprovação, ainda que não consiga ver o aspecto pecaminoso do seu modo de agir. Se entendesse perfeitamente seu estado, por que precisaria ser repreendido? É exatamente por não entender que Deus, de modo misericordioso, lhe envia o testemunho, para que possam se arrepender e se reformar antes que seja tarde demais. — Ibidem, vol. 5, p. 682.
C. Quando somos repreendidos por causa do pecado em nossa vida e desejamos mudar, do que deveríamos nos lembrar? Isaías 55:7; Oseias 6:1; 1 João 1:9.
Is 55:7 — O ímpio deve deixar o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; volte-se para o Senhor, que Se compadecerá dele; volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Os 6:1 — Vinde e voltemos para o Senhor, porque Ele nos despedaçou, mas haverá de nos curar; ele nos feriu, mas cuidará das feridas.
1Jo 1:9 — Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Certamente há esperança para todo aquele que, ao ser reprovado por Deus, fizer como Davi e humilhar a alma com confissão e arrependimento. Quem quer que aceite, com fé, as promessas de Deus, encontrará perdão. O Senhor nunca rejeitará uma alma verdadeiramente arrependida. — Patriarcas e profetas, p. 726.
Terça-feira, 27 de novembro
3. CRIANDO UM NOVO CORAÇÃO
A. Que obra criadora o Espírito Santo está operando em cada pessoa? João 16:8 e 9; João 12:32.
Jo 16:8 e 9 — E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não creem em Mim.
Jo 12:32 — E Eu, quando for levantado da Terra, atrairei todos a Mim.
A mesma mente divina que opera na natureza, fala ao coração das pessoas e cria nelas um irresistível desejo de obter algo que não possuem. As coisas do mundo não as satisfazem mais. O Espírito de Deus insiste com elas para que busquem aquilo que de fato pode trazer paz e descanso — a graça de Cristo e a alegria da santidade. Através de influências visíveis e invisíveis, nosso Salvador está constantemente agindo para atrair a mente das pessoas dos prazeres ilusórios do pecado para as bênçãos infinitas que, por meio dEle, podem alcançar. — Caminho a Cristo, p. 28.
B. Qual é a condição espiritual do coração não convertido? Jeremias 17:9; Romanos 3:23.
Jr 17:9 — O coração é enganoso e incurável, mais que todas as coisas; quem pode conhecê-lo?
Rm 3:23 — Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
Nenhum homem pode entender seus erros por si mesmo. [...] Só há uma forma de alcançar o verdadeiro conhecimento do eu. Precisamos olhar a Cristo. A falta de conhecimento dEle é que faz os homens criarem uma ideia tão elevada de sua própria justiça. Quando contemplarmos Sua pureza e excelência, veremos nossa fraqueza, pobreza e defeitos exatamente do jeito que são. Entenderemos que estamos perdidos e sem esperança, vestidos com o manto da justiça própria, como um pecador qualquer. Veremos que, se formos salvos no final, não será por nossa própria bondade, mas pela graça infinita de Deus. — Parábolas de Jesus, p. 159.
C. O que Deus deseja fazer por nós no momento em que entendermos o verdadeiro estado de nosso coração? Isaías 1:18; Ezequiel 18:31; Ezequiel 36:26.
Is 1:18 — Vinde e raciocinemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
Ez 18:31 — Livrai-vos de todas as transgressões que cometestes contra Mim; criai em vós um coração novo e um espírito novo; por que haverias de morrer, ó casa de Israel?
Ez 36:26 — Também vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
Você dará permissão a Deus para que arrazoe com sua alma? Confiará a proteção de sua alma a Ele, como a um fiel Criador? Então venha, e vivamos sob a luz de Seu semblante, e oremos como Davi: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei” (Salmos 51:7 — Nova Versão Internacional). Aplique o sangue de Cristo, pela fé, ao seu coração, pois unicamente isso pode torná-lo mais branco que a neve. Contudo, você diz: “A renúncia de todos os meus ídolos irá despedaçar meu coração”. Esta renúncia de tudo por amor a Deus é representada pelo cair sobre a Pedra e ser despedaçado (Mateus 21:44). Então desista de tudo por amor a Ele, pois a menos que seja despedaçado, você é um inútil. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 330.
Quarta-feira, 28 de novembro
4. ANDANDO SEGUNDO O ESPÍRITO
A. Como é possível viver uma vida vitoriosa? Romanos 8:1-4; Gálatas 5:16.
Rm 8:1-4 — Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Pois o que para a lei era impossível, visto que se achava fraca por causa da carne, Deus o fez na carne, condenando o pecado e enviando o Seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado e como sacrifício pelo pecado, 4 para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Gl 5:16 — Mas eu afirmo: Andai em Espírito e nunca satisfareis os desejos da carne.
Nossa futura felicidade eterna depende de que nosso ser, com todas as suas habilidades e faculdades, seja mantido em obediência a Deus e posto sob o controle divino. [...]
Mediante o poder moral que Cristo concedeu ao homem, podemos dar graças a Deus por nos fazer achar uma herança com os santos na luz. Por meio de Jesus Cristo, todo homem pode vencer por seu próprio nome e por conta própria, mantendo sua individualidade de caráter. — Para conhecê-lO, p. 291.
B. Como o cristão viverá sob a orientação do Espírito Santo? Gálatas 2:20.
Gl 2:20 — Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Quem mais ama a Cristo, maior soma de bem fará. Não há limites à utilidade de uma pessoa que, tirando o próprio eu de vista, abre espaço à obra do Espírito Santo no coração e vive uma vida de inteira consagração a Deus. Se os homens aguentarem a necessária disciplina, sem reclamação ou desmaio no caminho, Deus os ensinará a cada hora, a cada dia. Ele anseia revelar Sua graça. Assim que Seu povo retirar os obstáculos, Ele derramará as águas da salvação em correntes, mediante os canais humanos. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 250 e 251.
C. Qual é o agente essencial que o Espírito usa para purificar nossa vida? 1 Pedro 1:22, 23.
1 Pe 1:22 e 23 — Assim, já que tendes a vossa vida purificada pela obediência à verdade que leva ao amor fraternal não fingido, amai uns aos outros de todo coração. 23 Fostes regenerados não de semente perecível, mas imperecível, pela Palavra de Deus, que vive e permanece.
As Escrituras são o grande veículo na transformação do caráter. Cristo orou: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (João 17:17). Ao ser estudada e obedecida, a Palavra opera no coração, controlando todo atributo não santificado. O Espírito Santo vem para convencer do pecado, e a fé que brota no coração opera por amor a Cristo, conformando-nos em corpo, alma e espírito à Sua própria imagem. Então Deus pode nos usar para fazer Sua vontade. O poder que nos é dado opera de dentro para fora, levando-nos a transmitir a outros a verdade que nos foi comunicada. — Parábolas de Jesus, p. 100.
Quinta-feira, 29 de novembro
5. CORAÇÕES TRANSFORMADOS, VIDAS MUDADAS
A. Que mudança será evidente na vida de quem se converteu? Como o Espírito Santo influencia as ações? Romanos 8:13, 14; Ezequiel 36:27.
Rm 8:13 e 14 — Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as práticas do corpo, vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus.
Ez 36:27 — Também porei o Meu Espírito dentro de vós e farei com que andeis nos Meus estatutos; e obedecereis aos Meus Mandamentos e os praticareis.
Ainda que não possamos ver o Espírito de Deus, sabemos que os homens que estiveram mortos em ofensas e pecados estão convertidos e convencidos pela operação dEle. O imprudente e rebelde se torna sério. O de coração endurecido se arrepende de seus pecados, e os incrédulos passam a crer. Os jogadores, os bêbados e os pervertidos se tornam firmes, abstinentes e puros. O rebelde e birrento passa a ser manso e cristão. Quando vemos essas mudanças no caráter, podemos ter certeza de que o poder divino de conversão transformou o homem por inteiro. Não vimos o Espírito Santo, mas vimos a evidência de Sua obra na transformação do caráter daqueles que eram pecadores endurecidos e obstinados. — Evangelismo, p. 288.
B. Que passo Deus deseja que tomemos para demonstrar que temos aceitado o novo coração oferecido por Ele? Atos 2:38; Atos 22:16.
At 2:38 — Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
At 22:16 — Agora, por que te demoras? Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados, invocando o Seu nome.
O homem foi reconduzido ao favor de Deus pela lavagem da regeneração. Essa lavagem é o sepultamento com Cristo na água, à semelhança de Sua morte, representando que todos os que se arrependem da transgressão da Lei de Deus recebem purificação e limpeza mediante a obra do Espírito Santo. O batismo representa a verdadeira mudança de vida pela renovação do Espírito Santo. — A fé pela qual eu vivo, p. 143.
Sexta-feira, 30 de novembro
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Unicamente sob que circunstância podemos dar uma representação verdadeira de Deus aos outros?
2. Por que precisamos ser repreendidos? Se nosso coração é iluminado pelo Espírito Santo, como reagiremos à repreensão?
3. O que acontecerá conosco ao contemplarmos a Cristo em Sua pureza e excelência?
4. O que ocorre conosco quando nossa mente é renovada pelo Espírito Santo?
5. Como sabemos que o Espírito Santo tem trabalhado na vida de alguém?