

Lição 8 - A batalha
- Em: Escola Sabatina
- Por: ASDMR
Lição 8 Sábado, 23 de novembro de 2019
A BATALHA
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6:12, Almeida, Revista e Corrigida).
Cada dia é uma batalha e uma marcha. Somos assediados por inimigos invisíveis por todos os lados; e ou vencemos pela graça que nos é dada por Deus ou somos vencidos. — Conselhos sobre o regime alimentar, p. 453.
Estudo adicional: Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 121-128 (capítulo 16: “Apelo a um reavivamento”).
Domingo 17 de novembro Ano bíblico: Romanos 5-7
1. FORÇAS INVISÍVEIS
A • Explique a guerra que está sendo travada contra os filhos de Deus. 1 Pedro 5:8 e 9.
1Pe 5:8 e 9 — Tende bom senso e estai atentos. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão que procura a quem possa devorar. 9 Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão acontecendo entre vossos irmãos no mundo.
O Príncipe do mal disputa cada polegada de terreno sobre o qual o povo de Deus avança em sua jornada rumo à cidade celestial. Em toda a história da igreja, nenhuma reforma foi empreendida sem que enfrentasse sérios obstáculos. Assim foi no tempo de Paulo. Onde quer que o apóstolo fundasse uma igreja, havia alguns que diziam ter recebido a fé, mas introduziam heresias que, ao serem aceitas, excluíam finalmente o amor à verdade. Lutero também sofreu grande perturbação e angústia pelo procedimento de pessoas fanáticas, as quais afirmavam que Deus tinha falado diretamente por meio delas, e que, através disso, introduziam as próprias ideias e opiniões acima do testemunho das Escrituras. Muitos a quem faltavam fé e experiência, mas que possuíam enorme presunção, e que adoravam ouvir ou contar alguma novidade, eram enganados pelas pretensões dos novos ensinadores, e se uniam aos agentes de Satanás na obra de demolir o que Deus havia levado Lutero a edificar. E os [irmãos] Wesley, e outros que abençoaram o mundo pela sua influência e fé, encontraram a cada passo as armadilhas de Satanás, que consistiam em arrastar pessoas de zelo exagerado, desequilibradas e profanas ao fanatismo em vários graus. — O grande conflito, p. 396.
Segunda-feira 18 de novembro Ano bíblico: Romanos 8-10
2. A TRAMA PARA NOS DISTRAIR
A • Como as Escrituras comprovam nossa necessidade individual da justiça de Cristo, e por que isso é tão importante agora? Ezequiel 14:20.
Ez 14:20 — Mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem ali, assim como Eu vivo, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha, tão somente livrariam a própria vida por sua justiça.
Satanás inventa inumeráveis planos para nos ocupar a mente, para que ela não se concentre no próprio trabalho com o qual precisamos estar mais bem familiarizados. O arquienganador odeia as grandes verdades que apresentam um sacrifício expiatório e um Todo-Poderoso Mediador. Sabe que, para ele, tudo depende de desviar nossa mente de Jesus e de Sua verdade.
Os que desejam participar das bênçãos da mediação do Salvador não devem permitir que nada interfira com seu dever de aperfeiçoar a santidade no temor de Deus. As preciosas horas, em vez de serem entregues ao prazer, ao exibicionismo ou à ambição de ganho, devem ser dedicadas ao estudo da Palavra da verdade, com fervor e oração. O assunto do santuário e do juízo investigativo deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus. Todos precisam conhecer bem a posição e a obra de seu grande Sumo Sacerdote. Caso contrário, será impossível para eles exercerem a fé que é essencial agora, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar. [. . .] Portanto, quão importante é que cada mente contemple com frequência a solene cena em que o juízo será assentado e os livros, abertos. — O grande conflito, p. 488.
B • Em que deveríamos estar focados hoje? 2 Coríntios 10:3-5; Filipenses 2:5. Como o inimigo tenta nos distrair?
2Co 10:3-5 — Pois, embora vivendo como seres humanos, não lutamos segundo os padrões do mundo. 4 Pois as armas da nossa guerra não são humanas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas. 5 Destruímos raciocínios e toda arrogância que se ergue contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento para que obedeça a Cristo.
Fp 2:5 — Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.
Você deve controlar seus pensamentos. Isso não será tarefa fácil; você não conseguirá sem constante e intenso esforço. No entanto, Deus exige isso de você. [. . .] Você deve se tornar uma fiel sentinela dos próprios olhos, ouvidos e de todos os sentidos, caso queira controlar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos lhe manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar essa obra tão desejável. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 561.
Se Satanás pode atrair a mente para algum assunto sem importância, e fazer com que o povo se divida em algum ponto menor, de modo que seus corações se tornem resistentes à luz e à verdade, ele se rejubila com um triunfo malicioso. — Evangelismo, p. 154.
Terça-feira 19 de novembro Ano bíblico: Romanos 11-13
3. UM TIPO DIFERENTE DE EMBRIAGUEZ
A • Cite algumas das artimanhas favoritas do inimigo contra nós. Marcos 4:19.
Mc 4:19 — Mas as preocupações do mundo, a sedução da riqueza e o desejo por outras coisas sufocam a Palavra, e ela fica infrutífera.
Vi que Satanás mandou seus anjos armarem ciladas especialmente contra aqueles que estavam esperando a segunda vinda de Cristo e guardando todos os mandamentos de Deus. Satanás disse aos seus anjos que as igrejas estavam dormindo. Ele aumentaria seu poder e prodígios de mentira, e assim poderia mantê-las consigo. “Mas”, disse ele, “odiamos a seita dos observadores do sábado; eles estão continuamente trabalhando contra nós e tirando de nós os súditos com o objetivo de levá-los a guardar a odiada Lei de Deus. Vão, e façam com que os possuidores de terras e dinheiro se encham de preocupações. Se puderem fazê-los colocar seu amor nessas coisas, ainda conseguiremos mantê-los conosco. Poderão professar o que quiserem, desde que vocês consigam fazê-los dar mais atenção ao dinheiro do que ao êxito do reino de Cristo ou à divulgação das verdades que odiamos. Apresentem a eles o mundo em sua forma mais atrativa, para que o amem e o idolatrem. Devemos conservar em nossas fileiras todos os meios ao nosso alcance. Quanto mais recursos os seguidores de Cristo dedicarem ao serviço dEle, tanto mais prejudicarão nosso reino, arrancando nossos súditos de nós. Quando celebram reuniões em vários lugares, estamos em perigo. Então, sejam muito ativos. Se for possível, promovam perturbação e confusão. Destruam o amor de uns para com os outros. Desanimem e enfraqueçam seus ministros, pois nós os odiamos. Apresentem toda desculpa imaginável àqueles que têm recursos financeiros, para que não os doem. Sempre que possível, intrometam-se nas questões financeiras e levem seus ministros à necessidade e aflições. Isso enfraquecerá o ânimo e o zelo deles. Lutem por toda polegada de terreno. Façam com que a cobiça e o amor às coisas seculares sejam o traço principal de seu caráter. Enquanto esses traços predominarem, a salvação e a graça ficarão para trás. Reúnam todas as atrações ao redor deles, e aí serão certamente nossos. E não apenas temos certeza disso a respeito deles, mas também sua odiosa influência não será exercida no sentido de conduzir outros ao Céu. Quando alguns tentarem contribuir [para a causa], implantem no coração deles o sentimento de avareza, para que a oferta seja pobre. ”
Eu vi que Satanás executa bem seus planos. [. . .] Manipula alguns de uma maneira, outros de outra, aproveitando-se sempre dos maus traços de caráter dos irmãos e irmãs, atiçando e instigando suas fraquezas naturais. Se têm disposições para o egoísmo e a cobiça, ele se coloca ao lado deles, e com todo o seu poder procura levá-los a transigir com esses pecados que os atacam. A graça de Deus e a luz da verdade podem, por um instante, desfazer os sentimentos mesquinhos e egoístas, mas se não alcançam completa vitória, Satanás vem quando não se acham mais sob a influência salvadora, e resseca neles cada princípio nobre e generoso. — Primeiros escritos, pp. 266 e 267.
Quarta-feira 20 de novembro Ano bíblico: Romanos 14-16
4. SEGREDOS PARA A VITÓRIA
A • Unicamente como podemos ser vitoriosos contra as táticas do inimigo? Zacarias 4:6.
Zc 4:6 — Ele me respondeu: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Não há nada que Satanás tema tanto quanto ver o povo de Deus liberando o caminho pela remoção de todo impedimento, de modo que o Senhor possa derramar Seu Espírito sobre uma enfraquecida igreja e uma congregação impenitente. Se Satanás pudesse cumprir seu próprio desejo, jamais haveria outro despertamento, grande ou pequeno, até o fim do tempo. Porém, não ignoramos seus ardis. É possível resistir ao seu poder. Quando o caminho estiver preparado para o Espírito de Deus, a bênção virá. Satanás não tem condições de impedir que uma chuva de bênçãos caia sobre o povo de Deus, do mesmo modo que não pode fechar as janelas do Céu para que a chuva não caia sobre a Terra. Homens ímpios e demônios não podem impedir a obra de Deus ou excluir Sua presença das reuniões de Seu povo se este, de coração rendido e contrito, confessar e afastar de si seus pecados, reivindicando com fé as promessas dEle. Toda tentação, toda influência contrária, seja aberta ou oculta, será resistida com sucesso. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 124.
B • Quanto tempo dura essa batalha espiritual? Mateus 24:12 e 13.
Mt 24:12 e 13 — E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim será salvo.
Jamais devemos descansar satisfeitos e deixar de fazer progresso, dizendo: “Estou salvo!” Se essa ideia for nutrida, não há mais motivo para a vigilância, a oração, o esforço sincero em seguir adiante rumo a realizações mais elevadas. Nenhuma língua santificada será vista pronunciando essas palavras antes que Cristo venha e entremos pelas portas da cidade de Deus. Então, com a maior propriedade, poderemos dar glória a Deus e ao Cordeiro pelo eterno livramento. — Ibidem, p. 314.
Quando a religião de Cristo estiver mais em desprezo, quando Sua Lei for mais rejeitada, então nosso zelo deve ser mais fervoroso, e mais inabaláveis nossa coragem e firmeza. Permanecer na defesa da verdade e da justiça quando a maioria nos abandona, assumir os combates do Senhor quando são poucos os campeões — essa será a nossa prova. Nesta época, precisamos tirar entusiasmo da frieza dos outros, coragem de sua covardia, lealdade de sua traição. [. . .]
O Capitão de nossa salvação fortalecerá Seu povo para o conflito que devem enfrentar. — Filhos e filhas de Deus, p. 201.
Quinta-feira 21 de novembro Ano bíblico: 1 Coríntios 1-4
5. EQUIPANDO-NOS
A • De que tipo de arrependimento precisamos hoje? Lucas 6:40-42, 46-49.
Lc 6:40-42, 46-49 — O discípulo não está acima do seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre. 41 Por que vês o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco que está no teu olho, e não enxergas a trave que está no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então enxergarás bem para tirar o cisco no olho do teu irmão. [. . .] 46 E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos mando? 47 Eu vos mostrarei a quem é semelhante aquele que vem a Mim, ouve as Minhas palavras e as pratica: 48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu uma vala profunda e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, a torrente bateu com ímpeto contra aquela casa e não a pôde abalar, pois havia sido bem construída. 49 Mas quem ouve as Minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, contra a qual a torrente bateu com ímpeto, e a casa logo caiu; e a sua destruição foi grande.
Estamos vivendo no grande dia antitípico da expiação. Precisamos buscar individualmente a Deus. Essa é uma obra pessoal. [. . .] Que todos confessem não o pecado de seu irmão, mas seu próprio pecado. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 218.
Cada passo rumo ao Céu deve ser um passo de humildade. — Historical Sketches, p. 139.
B • Pelo que podemos ser extremamente gratos? Efésios 6:10-17.
Ef 6:10-17 — Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;12 pois não é contra pessoas de carne e sangue que temos de lutar, mas sim contra principados e poderios, contra os príncipes deste mundo de trevas, contra os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais. 13 Por isso, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Portanto, permanecei firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça, 15 calçando os pés com a disposição para o evangelho da paz, 16 e usando principalmente o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos em chamas do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
Nestes dias de perigo, devemos ser extremamente cuidadosos para não rejeitar os raios de luz que o Céu misericordiosamente nos envia, pois eles nos fazem compreender as astúcias do inimigo. Precisamos da luz do Céu a cada momento, a fim de distinguirmos entre o santo e o profano, o eterno e o passageiro. Se formos deixados entregues a nós mesmos, tropeçaremos a cada passo; estaremos inclinados a seguir o mundo, evitaremos a renúncia do eu, não veremos a necessidade de vigilância e oração constantes, e seremos levados cativos por Satanás, segundo a sua vontade. [. . .]
Todos os que finalmente terão seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro lutarão corajosamente as batalhas do Senhor. Hão de se empenhar com o máximo interesse para perceber e afastar toda tentação e cada coisa má. Sentirão que o olhar de Deus está sobre eles, e que lhes é exigida a mais estrita fidelidade. Como sentinelas fiéis, manterão fechada a passagem, para que Satanás não possa vir disfarçado de anjo de luz com o objetivo de operar no meio deles sua obra mortal. — Minha consagração hoje, p. 321.
Sexta-feira 22 de novembro Ano bíblico: 1 Coríntios 5-7
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Cite alguns dos obstáculos a serem superados para podermos compartilhar a verdade presente hoje.
2. Como podemos evitar ser distraídos pelo nosso arqui-inimigo?
3. Qual é o motivo pelo qual muitos enfrentam dificuldades financeiras?
4. Explique alguns segredos para o sucesso na batalha espiritual de hoje.
5. Como nossa armadura espiritual nos ajuda a sermos vencedores em Cristo?
Sábado 23 de novembro Ano bíblico: 1 Coríntios 8-10