

Lição 8 Sábado, 24 de agosto de 2019
Orientações para a educação familiar
Não tenho maior alegria do que esta: ouvir que os meus filhos andam na verdade (3 João, vers. 4).
Os filhos serão em grande parte o que são os pais. A condição física dos pais, suas disposições e apetites, suas tendências morais e mentais são, em maior ou menor grau, reproduzidas nos filhos. — A ciência do bom viver, p. 371.
ESTUDO ADICIONAL: Orientação da criança, pp. 17-25 (capítulo 1: “A importância da escola do lar”), 119-136 (capítulo 20: “Prestatividade”).
Domingo, 18 de agosto Ano bíblico: Jeremias 27-29
1. ENSINANDO COM TODA A DEDICAÇÃO
A • Que responsabilidade repousa sobre os pais como os primeiros mestres das crianças? Deuteronômio 6:6-9.
Dt 6:6-9 — E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 Também as amarrarás como sinal na mão e como faixa na testa; 9 e as escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas.
Como uma preparação para ensinar Seus preceitos, Deus ordena que eles sejam escondidos no coração dos pais. “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”, diz Ele; “e as ensinarás a teus filhos” (Deuteronômio 6:6 e 7). A fim de despertar o interesse de nossos filhos na Bíblia, nós mesmos devemos estar interessados nela. Para despertarmos neles o amor pelo estudo da Palavra, primeiro devemos amá-la. — Educação, p. 187.
B • Quem foi imprescindível para firmar Timóteo na fé? 2 Timóteo 1:5. Que papel vital as mães desempenham em todos os aspectos da educação?
2 Tm 1:5 — Também recordo a fé sincera que há em ti, que primeiro habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
A responsabilidade repousa especialmente sobre a mãe. Ela, de cujo sangue a criança se nutre e se forma fisicamente, comunica-lhe também influências mentais e espirituais que levam à formação da mente e do caráter. — A ciência do bom viver, p. 372.
Segunda-feira, 19 de agosto Ano bíblico: Jeremias 30-32
2. A LOCALIZAÇÃO DO LAR
A • Tendo em mente o exemplo de Abraão e Ló, que aspectos deveriam ter prioridade na escolha de um lar? Gênesis 13:11 e 12.
Gn 13:11 e 12 — Ló escolheu para si todo o vale do Jordão, e partiu para o oriente. Assim se separaram um do outro. 12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló foi habitar nas cidades do vale, mudando suas tendas até chegar a Sodoma.
Ao escolhermos uma residência, Deus quer que consideremos em primeiro lugar as influências morais e religiosas que rodearão a nós e a nossas famílias. [...]
Em vez de morar onde só se podem ver as obras dos homens, onde o que se vê e ouve frequentemente sugere pensamentos maus, onde a balbúrdia e a confusão produzem fadiga e desassossego, vocês devem ir a um lugar onde possam contemplar as obras de Deus. Busquem tranquilidade de espírito no encanto, quietude e paz da natureza. [...]
O lar de nossos primeiros pais deveria ser um modelo para outros lares, já que seus filhos sairiam dele para colonizar a Terra. [...] O céu azul era a sua cúpula; a terra, com suas delicadas flores e um carpete de verde vivo, era o seu assoalho; e os galhos frondosos das formosas árvores eram a sua cobertura. Suas paredes eram decoradas com os adornos mais magníficos — obra do grande e magistral Artista. O ambiente em que vivia o santo par continha uma lição para todas as eras — a lição de que a verdadeira felicidade não é encontrada na satisfação do orgulho e do luxo, mas na comunhão com Deus mediante Suas obras criadas. — O lar adventista, pp. 131 e 132.
B • Tendo em vista sua missão, que local João Batista escolheu para morar? Mateus 3:1.
Mt 3:1 — Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia
João Batista, o precursor de Cristo, recebeu dos pais sua primeira educação. A maior parte de sua vida foi passada no deserto. [...] João escolheu a severa disciplina do deserto aos prazeres e luxos da vida da cidade. Em meio à natureza, o ambiente era favorável aos hábitos de simplicidade e abnegação. — O lar adventista, p. 133.
Não há uma família em cem que melhore física, mental ou espiritualmente por estar residindo na cidade. — Vida no campo, p. 13.
Os pais podem adquirir pequenas propriedades no campo, com terra para cultivo, onde podem ter pomares e plantar hortaliças e pequenos frutos [...]. Deus ajudará o Seu povo a encontrar lares como esses fora da área urbana. — Medicina e salvação, p. 310.
Terça-feira, 20 de agosto Ano bíblico: Jeremias 33-35
3. A PRIMEIRA ESCOLA DA CRIANÇA
A • Quem Deus ordenou que fossem os primeiros professores da criança? Provérbios 1:8.
Pv 1:8 — Meu filho, ouve a instrução de teu pai e não desprezes o ensino de tua mãe.
Os pais devem ser os únicos professores dos filhos até que atinjam a idade de oito ou dez anos. Assim que a mente possa compreender, os pais devem abrir diante deles o grande livro divino da natureza. A mãe deve amar menos o que é artificial no lar e no preparo de roupas para exibicionismo, e tomar tempo para cultivar em si mesma e em seus filhos o amor pelos belos botões e flores a desabrochar. Chamando a atenção dos filhos às diferentes cores e variadas formas, ela pode familiarizá-los com Deus, que fez todas as belas coisas que os atraem e deleitam. Pode elevar-lhes a mente a quem tudo criou e despertar nos tenros corações o amor para com o Pai celeste, que manifestou por eles tão grande amor. Os pais podem associar Deus com todas as obras criadas. A única sala de aula para as crianças até oito ou dez anos deve estar no ar livre, entre as flores a desabrochar e os belos cenários da natureza. Seu único livro didático devem ser os tesouros da natureza. Essas lições, gravadas na mente das tenras crianças ao longo das agradáveis e atrativas cenas campestres, não serão esquecidas tão cedo. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 137.
Em Sua sabedoria, o Senhor determinou que a família seja o principal de todos os fatores educativos. É em casa que a educação da criança deve começar. Ali está a sua primeira escola. — O lar adventista, p. 182.
B • Que conselho deve incentivar os pais a educarem seus filhos pelo maior tempo possível? Salmos 34:13 e 14.
Sl 34:13 e 14 — Guarda tua língua do mal, e teus lábios do engano. 14 Afasta-te do mal e faze o bem; busca a paz e segue-a.
Alguns pais e mães são tão indiferentes, tão descuidados, que acham que não faz diferença se seus filhos frequentam a escola da igreja ou a escola pública. “Estamos no mundo”, dizem, “e não podemos sair dele”. Mas, pais, podemos encontrar uma boa saída do mundo, se assim decidirmos. Podemos evitar ver muito dos males que se multiplicam tão depressa nestes últimos dias. Podemos evitar ouvir muito das impiedades e crimes que existem. — Ibidem, p. 406.
Nem a escola de igreja nem a faculdade proporcionam, como o lar, as oportunidades de firmar a construção do caráter de uma criança sobre o fundamento adequado. — Orientação da criança, p. 170.
Quarta-feira, 21 de agosto Ano bíblico: Jeremias 36-38
4. LIÇÕES DE RESPONSABILIDADE E DILIGÊNCIA
A • Como os pais devem educar seus filhos a fim de prepará-los melhor para serem adultos responsáveis? Provérbios 22:6.
Pv 22:6 — Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele.
Tanto as crianças como os pais têm importantes deveres a cumprir no lar. As crianças devem ser ensinadas que têm uma parte a desempenhar na organização da casa. São alimentadas, vestidas, amadas e cuidadas; e devem corresponder a esses muitos favores assumindo a parte que lhes cabe nas responsabilidades do lar, e levando toda a felicidade possível à família da qual fazem parte.
Que cada mãe ensine a seus filhos que eles são membros da sociedade da família e devem assumir sua parte de responsabilidade nela. Cada membro da família deve assumir sua responsabilidade tão fielmente como os membros da igreja assumem as responsabilidades das relações eclesiásticas.
Que os filhos sejam informados de que estão ajudando papai e mamãe ao cumprirem pequenas obrigações. Deem a eles alguma tarefa para fazerem por vocês, e digam-lhes que terão tempo para brincar mais tarde.
As crianças têm a mente ativa, a qual precisa ser usada para assumir os deveres da vida prática. [...] Jamais deveriam ser deixados a escolher sua ocupação. Os pais é que devem controlar esse aspecto. — O lar adventista, p. 282.
Permitam [às crianças] prestar toda a ajuda possível, e deixem bem claro que vocês valorizam seu auxílio. Que elas possam sentir que fazem parte da sociedade familiar. Ensinem-nas a usar a mente em tudo, para que possam planejar o trabalho e executá-lo rápida e perfeitamente. — Orientação da criança, p. 126.
B • Que traço de caráter é essencial para a utilidade? Provérbios 22:29.
Pv 22:29 — Já vistes um homem competente no que faz? Este servirá os reis e não trabalhará para gente comum.
Uma das mais seguras proteções da juventude é a ocupação útil. As crianças que são treinadas em hábitos diligentes, de modo que todas as suas horas sejam útil e agradavelmente empregadas, [...] correm pouco perigo de adquirirem hábitos ou relacionamentos viciosos. [...]
Hábitos de diligência e esmero serão uma bênção extraordinária aos jovens na escola mais ampla da vida, que os aguarda quando forem mais velhos. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, pp. 122 e 123.
Quinta-feira, 22 de agosto Ano bíblico: Jeremias 39-41
5. UMA SAGRADA OBRA
A • Como a Bíblia descreve a sagrada obra dos pais de família? Salmos 128:1-6; Isaías 8:18.
Sl 128:1-6 — Bem-aventurado todo aquele que teme o Senhor e anda em Seus caminhos! 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; serás feliz, e tudo te irá bem. 3 Em tua casa, tua mulher será como a videira frutífera, e teus filhos, como brotos de oliveira ao redor da tua mesa. 4 Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. 5 O Senhor te abençoe de Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida 6 e vejas os filhos de teus filhos. A paz esteja sobre Israel!
Is 8:18 — Aqui me encontro com os filhos que o Senhor me deu por sinais e maravilhas em Israel, da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião.
Pais e mães, vocês têm responsabilidades que ninguém pode assumir em seu lugar. Enquanto estiverem vivos, serão incumbidos por Deus para se manterem no caminho dEle. [...] Os pais que fazem da Palavra de Deus seu guia, e que compreendem quanto seus filhos dependem deles para a formação do caráter, darão um exemplo que seja seguro para os filhos seguirem. — O lar adventista, p. 187.
Mesmo depois que o pastor tiver feito todo o possível pela igreja, aconselhando-a fielmente e com bondade, procurando encaminhá-la com paciência e oferecendo ardentes preces pelo resgate e salvação de cada um, e seus esforços ainda não tiverem alcançado o êxito em perspectiva, os pais geralmente o criticarão por não verem os filhos convertidos, quando o motivo está na sua própria negligência. A responsabilidade pesa sobre os pais; será que desejarão aceitar o encargo de que Deus os incumbiu e o cumprirão fielmente? — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 495.
Não dependam dos professores da escola sabatina para fazerem a obra de vocês em educar seus filhos no caminho que devem seguir. A escola sabatina é uma grande bênção; ela pode ajudá-los em seu trabalho, mas não pode tomar o lugar de vocês. Deus deu a todos os pais e mães a responsabilidade de levar os filhos a Jesus, ensinando-os a como orar e crer na Palavra de Deus. — O lar adventista, p. 189.
Sexta-feira, 23 de agosto Ano bíblico: Jeremias 42-44
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que pai e mãe são considerados os principais mestres das crianças?
2. Como o ambiente do lar está relacionado à obra de educação?
3. Que possíveis consequências hão de sofrer as crianças pequenas que passam todos os dias fora de casa?
4. Como a educação no ambiente doméstico é crucial para a utilidade no decorrer da vida?
5. Por que alguns pais e mães são tentados a pôr a culpa dos próprios fracassos sobre a igreja?
Sábado, 24 de agosto Ano bíblico: Jeremias 45-48