

Lição 12 Sábado, 21 de dezembro de 2019
“COMO UMA TOCHA ACESA”
Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que a sua justiça resplandeça como o nascer do Sol, e a sua salvação como uma tocha acesa (Isaías 62: 1).
Não permitamos que a luz que está em nós se apague simplesmente porque nos recusamos a deixá-la brilhar sobre outros. — Pacific Union Recorder, 20 de fevereiro de 1908.
Estudo adicional:
Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 157-162 (capítulo 14: “O poder da verdade”), 307, 308 (capítulo 32: “Necessidade de fidelidade e perseverança”), 385-389 (capítulo 44: “O verdadeiro espírito missionário”).
Domingo 15 de dezembro Ano bíblico: Hebreus 10 e 11
1. DESPERTANDO NOSSAS PRIORIDADES
A • O que deve se tornar o principal objetivo de todo crente hoje? Isaías 62: 1 e 2.
Is 62: 1 e 2 — Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que a Sua justiça resplandeça como o nascer do Sol, e a Sua salvação, como uma tocha acesa. 2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis verão a tua glória; e te chamarão por um novo nome, que a boca do Senhor designará.
Não existe maior prova de que aqueles que têm recebido grande luz não a apreciam do que sua recusa em deixá-la brilhar sobre os que estão em trevas. — The Review and Herald, 16 de julho de 1895.
Se vocês tivessem [...] aceitado a salvação, sentiriam o perigoso estado dos perdidos. A menos que uma grande mudança se efetue em vocês, chegará o dia em que ouvirão de muitos lábios: “Relacionei-me com esses cristãos, mas nunca me falaram de meu perigo. Nunca me advertiram. Eu imaginava que, se estivesse em perigo de me perder, eles não descansariam de dia nem de noite até me alertarem para que visse minha perigosa condição. Agora estou perdido. Se eu estivesse no lugar deles e visse pessoas em situação semelhante, não descansaria até fazê-las ver seu estado e encaminhá-las Àquele que podia salvá-las”. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 181 e 182.
O que pode ser dito aos ociosos para fazê-los entender e despertar de sua zona de conforto? Ó, se Sião despertasse e vestisse seus belos trajes! Irmãos e irmãs, como membros da igreja, façamos nossa parte com fidelidade. [...]
Deus deu a cada homem sua obra; ninguém está liberado do serviço. — Pacific Union Recorder, 20 de fevereiro de 1908.
Segunda-feira 16 de dezembro Ano bíblico: Hebreus 12 e 13
2. NUMA ERA DE ESCURIDÃO MORAL
A • Que clamor ecoa fortemente sobre cada um de nós? Isaías 21: 11 (última parte) e 12.
Is 21: 11 [ú. p.] e 12 — [...] Guarda, que horas são da noite? Guarda, que horas são da noite?12 O guarda respondeu: Vem o amanhecer e também a noite. Se ainda quereis perguntar, voltai e perguntai.
Tudo parece estar agitado com uma intensa atividade vinda de baixo. O entusiasmo é continuamente mantido. A diversão, o comprar e o vender são levados até as igrejas. A sentinela grita: “Vem o amanhecer e também a noite” (Isaías 21: 12). A noite simboliza o predomínio do erro, da má interpretação e da aplicação errônea das Escrituras. Cada tipo de ilusão está sendo introduzido agora. As mais claras verdades da Palavra de Deus são cobertas com uma argamassa de teorias feitas pelo homem. Erros mortais são apresentados como se fossem a verdade perante a qual todos devem se curvar. A simples e verdadeira piedade está enterrada sob a tradição. — The Bible Echo, 1º de fevereiro de 1897.
Grande obra precisa ser feita no mundo, e que esforços estamos fazendo para realizá-la? O povo tem ouvido sermões em demasia;no entanto, foram ensinados a trabalhar por aqueles por quem Cristo morreu? Será que foi planejadoalgum tipo de trabalho e apresentado a eles de tal modo que cada um tenha visto a necessidade de participar da obra?
É óbvio que todos os sermões pregados não produziram grande colheita de obreiros altruístas. Devemos ter em mente que esse assunto envolve os mais importantes resultados. Está em jogo o nosso destino eterno. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 431.
Certamente estamos vivendo nos últimos dias da história da Terra. Precisamos dedicar muito tempo aos nossos interesses espirituais se quisermos experimentar o crescimento na fé, que é essencial nesta era. Devemos realizando decididas reformas. A Voz disse: “Os vigias precisam despertar e dar à trombeta um sonido certo. ‘Vem o amanhecer e também a noite’ (Isaías 21: 12). Acordem, Meus vigias. Vozes que agora deviam ser ouvidas apresentando a verdade estão caladas. Almas estão perecendo em seus pecados, e ministros, médicos e professores estão dormindo. Vigias, acordem!” — Pacific Union Recorder, 20 de fevereiro de 1908.
B • Como o Senhor está ansioso para transformar nossas igrejas por meio de Sua graça? Isaías 60: 1 e 2.
Is 60: 1 e 2 — Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti.2 Pois as trevas cobrirão a Terra, e a escuridão cobrirá os povos; mas o Senhor resplandecerá sobre ti, e sobre ti se verá a Sua glória.
As igrejas estão enfraquecendo porque têm falhado em usar seus talentos para difundir a luz da verdade a outros. Deveriam receber cuidadosa instrução, que será como lições do Mestre, com o objetivo de que todos possam usar sua luz de modo práticoem prol de outros. — The Review and Herald, 28 de fevereiro de 1893.
Terça-feira 17 de dezembro Ano bíblico: Tiago 1-5
3. RESULTADOS PROMETIDOS
A • Que garantia Deus fornece a todosos que anseiam ser imbuídos de Seu Santo Espírito para que possam compartilhar a verdade com outros? Provérbios 1: 23; Salmos 81: 10.
Pv 1: 23 — Se vos converterdes pela Minha repreensão, derramarei sobre vós o Meu espírito e vos revelarei as Minhas palavras.
Sl 81: 10 — Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e Eu a encherei.
Todos os que têm recebido a luz da verdade são postos sob a solene obrigação de permitir que essa luz brilhe para outros. Cada um pode, em sua humilde esfera, fazer algo pelo Mestre. Talvez não seja capaz de fazer magnificentes donativos para promover a causa de Deus, mas pode dar o serviço voluntário e disposto de um coração obediente. Nem todos podem ser pregadores; nem todos podem ser generais do exército do Senhor; mas todos podem ser fiéis no íntimo, cumprindo em humilde obediência as ordens do Capitão de sua salvação. Eles podem alegrar seus companheiros com palavras de esperança e coragem, e assim fazendo, mostrarão os louvores dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Deus exige de cada um o melhor serviço que possa dar. Se apenas puder cumprir humildes incumbências para Ele, estas não devem ser negligenciadas. — The Review and Herald, 24 de agosto de 1886.
Os membros da igreja precisam ser ensinados que a medida do sucesso em ministrar às almas será proporcional ao seu altruísmo e fidelidade em seguir o exemplo de Cristo. — Pacific Union Recorder, 20 de fevereiro de 1908.
B • Qual é o resultado dos esforços fiéis para compartilhar a luz? Zacarias 8: 20-23.
Zc 8: 20-23 — Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos, e os habitantes de muitas cidades;21 e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei.22 Assim, muitos povos e poderosas nações virão buscar o Senhor dos Exércitos em Jerusalém e suplicar a bênção do Senhor.23 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na barra das roupas de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Deus irá impressionar homens de posição humilde na sociedade, homens que não se tornaram insensíveis aos brilhantes raios de luz por tê-los contemplado muito tempo e se recusado a cooperar com seu avanço ou progresso. Muitos desses serão vistos correndo de uma parte a outra, movidos pelo Espírito de Deus a compartilhar a luz com outros. A verdade, a Palavra de Deus, é como um fogo queimando em seus ossos, preenchendo-os com um desejo ardente de iluminar aqueles que estão em trevas. Muitos, mesmo entre os iletrados, proclamam agora as palavras do Senhor. As crianças são levadas pelo Espírito a sair e declarar a mensagem do Céu. O Espírito é derramado sobre todos os que se rendem à Sua influência, os quais, rejeitando toda a maquinaria humana, com suas regras restritivas e métodos cautelosos, hão de proclamar a verdade com a poderosa energia do Espírito. Multidões receberão a fé e se unirão ao exército do Senhor. — The Review and Herald, 23 de julho de 1895.
Quarta-feira 18 de dezembro Ano bíblico: 1 Pedro 1-5
4. CORAGEM EM MEIO À OPOSIÇÃO
A • Descreva a experiência de Jeremias quando foi zombado e escarnecido ao testemunhar de Deus, e como ele venceu seus temores. Jeremias 20: 7-11.
Jr 20: 7-11 — Senhor, tu me persuadiste e eu fui persuadido; foste mais forte do que eu e prevaleceste; sou ridicularizado o dia todo; todos zombam de mim. 8 Pois sempre que falo, grito e clamo: Violência e destruição! Por isso a Palavra do Senhor trouxe-me intimidação e insulto o dia todo. 9 Se eu disser: Não farei menção dEle e não falarei mais no Seu nome, então meu coração arde como fogo, pressionando os meus ossos; estou exausto de contê-lO e não tenho mais forças! 10 Pois ouço a difamação de muitos: Terror por todos os lados! Denunciai-o! Vamos denunciá-lo! Todos os meus amigos esperam que eu tropece e dizem: Talvez ele se deixe enganar; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. 11 Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, os meus perseguidores tropeçarão e não prevalecerão. Serão grandemente envergonhados por seu insucesso, desonra eterna que jamais será esquecida.
Por causa de amargura, oposição e ódio manifestados contra a Palavra de Deus usada na reprovação, muitos outros mensageiros do Senhor têm decidido agir como Jeremias. Mas o que esse profeta de Deus fez após tomar sua decisão? Por mais que tentasse, não conseguia encontrar paz. Assim que entrava nas reuniões do povo, descobria que o Espírito do Senhor era mais forte do que ele. [...]
Nesta geração, quando os servos de Deus usam a Palavra do Senhor para reprovar os malfeitores, para repreender aqueles que introduzem princípios errados, eles não têm passado por uma experiência semelhante à de Jeremias? Quando uma conduta que tende a perverter a justiça e o juízo é apresentada, a Palavra do Senhor deve ser usada em reprovação. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1156.
B • O que devemos aprender do modo como os profetas e apóstolos compartilhavam as mensagens de Deus com tão grande poder? Miqueias 3: 8; 1 Coríntios 2: 4 e 5.
Mq 3: 8 — Mas eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado.
1Co 2: 4 e 5 — Minha linguagem e pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do poder do Espírito, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.
A Palavra de Deus foi pregada, no princípio, por Seus ministros “em demonstração do poder do Espírito” (1 Coríntios 2: 4). O coração das pessoas foi comovido pela pregação do evangelho. Por que a pregação da verdade tem tido tão pouco poder para tocar o povo? Será que Deus está hoje menos disposto a conceder bênçãos aos obreiros de Sua causa do que na época dos apóstolos?
A advertência que devemos proclamar ao mundo deve se mostrar para eles um cheiro de vida para a vida ou de morte para a morte. Enviará o Senhor Seus servos a proclamar essa extraordinária e solene mensagem e, ao mesmo tempo, recusar-lhes Seu Santo Espírito? Frágeis e errantes homens já ousaram ficar em pé entre os vivos e os mortos para proclamar as palavras da vida eterna sem graça e poder especiais vindos de Deus? Nosso Senhor é rico em graça, poder e força; Ele outorgará abundantemente esses dons a todos os que se aproximam dEle em fé. O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santo àqueles que Lhe pedem do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos. A razão pela qual a preciosa e importante verdade para este tempo não é poderosa para salvar é que não trabalhamos com fé. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 157 e 158.
Quinta-feira 19 de dezembro Ano bíblico: 2 Pedro 1-3
5. COLHENDO A RECOMPENSA
A • Qual foi o propósito de Jesus ao fornecer miraculosamente uma rede cheia de peixes? O que podemos aprender dessa experiência para usar em nosso trabalho pelas almas? Lucas 5: 4-10.
Lc 5: 4-10 — Quando acabou de falar, disse a Simão: Vai mais para dentro do lago; e lançai as vossas redes para a pesca. 5 Simão disse: Mestre, trabalhamos a noite toda e nada pescamos; mas, por causa da Tua palavra, lançarei as redes. 6 Feito isso, apanharam uma grande quantidade de peixes, tantos que as redes começaram a se romper. 7 Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles foram e encheram ambos os barcos, tanto que quase iam a pique. 8 Ao ver isso, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9 Pois, com a pesca que haviam feito, a admiração tomara conta dele e de todos os que o acompanhavam, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Jesus disse a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
Não deem tanta atenção ao eu. Há milhares cujas vidas são tão preciosas quanto a de vocês. Então, por que vestem a capa de pescador e navegam só na costa? Despertem para o dever e a utilidade! Se forem para alto-mare lançarem a rede, o Mestre reunirá os peixes e vocês verão a poderosa obra de Deus. [...]
Ensine as pessoas a ter luz em si mesmas, e a não dependerem dos ministros. Deviam ter a Cristo como seu ajudador eseeducarem para ajudar umas às outrasa fim de que o ministro possa ficar desimpedido para abrir novos campos. — Historical Sketches, p. 139.
Nosso povo tem recebido grande luz, e a maior parte de nossa força ministerial é esgotada nas igrejas, ensinando os que já deveriam ser mestres; iluminando aqueles que deveriam ser “a luz do mundo”. — Evangelismo, p. 382.
B • Como nosso Criador é capaz de realizar Sua obra usando a individualidade que Ele graciosamente concedeu a cada um de nós? Jó 34: 11; Jó 37: 7.
Jó 34: 11 — Pois Ele retribui ao homem conforme as suas obras, e faz a cada um segundo os seus atos.
Jó 37: 7 — Ele sela as mãos de todo homem, para que todos saibam que Ele os fez.
Os homens dotados de um talento podem alcançar uma classe que aqueles com dois ou cinco não podem atingir. Grandes e pequenos são igualmente vasos escolhidos para levar a água da vida às almas sedentas. [...] Que Deus atue por meio de quem Ele quiser. A mensagem precisa avançar. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 462.
Irmãos e irmãs, façam seus planos; agarrem cada oportunidade de falar aos vizinhos e amigos, ou de ler para eles alguma coisa dos livros que contêm a verdade presente. Mostrem que vocês consideramde essencial importância a salvação das pessoas por quem Cristo feztão grande sacrifício. — Ibidem, vol. 9, p. 129.
Sexta-feira 20 de dezembro Ano bíblico: 1 João 1-5
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Do que muitas almas perdidas irão se queixar com razão quando for tarde demais?
2. Além de meramente pregar sermões, qual é a essência do dever da igreja?
3. Explique o plano de Deus para iluminar o mundo com a verdade presente.
4. Como o exemplo deixado por Jeremias deve ser recompensado?
5. Por quais meios eu posso parar de sobrecarregar os ministros?
Sábado 21 de dezembro Ano bíblico: 2 João 1