

Lição 10 Sábado, 5 de setembro de 2020
UMA REFORMA NO LAR
Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: Lançai fora os deuses estrangeiros que há no meio de vós, purificai-vos e mudai de roupa (Gênesis 35:2).
Deus deseja que os pais ajam como seres racionais e vivam de maneira que cada filho possa ser devidamente educado [...]. — O lar adventista, p. 163.
Estudo adicional: Orientação da criança, pp. 555-559 (Capítulo 82: “A hora está avançada”).
Domingo 30 de agosto - Ano bíblico: Ezequiel 8-10
1. NOVA ÁREA — NOVOS DESAFIOS
A • Após o encontro de Jacó com Esaú, como Deus proveu o próximo passo do patriarca? Gênesis 33:17-20.
Gn 33:17-20 — Porém Jacó partiu para Sucote e edificou para si uma casa, e fez abrigos para o seu gado; por isso o lugar se chama Sucote. 18 Quando voltava de Padã-Arã, Jacó chegou em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, e armou sua tenda diante da cidade. 19 E comprou por cem peças de prata a parte do campo dos filhos de Hamor, pai de Siquém, onde havia armado sua tenda. 20 Levantou ali um altar e deu-lhe o nome de El-Eloe-Israel[1].
A oração do patriarca em Betel, para que Deus o trouxesse novamente em paz à sua terra, foi atendida. — Patriarcas e profetas, p. 204.
B • O que devemos considerar ao ver a negligência de Jacó na administração da família quando se estabeleceu na nova região? Gênesis 34:1; Mateus 6:13 (primeira parte).
Gn 34:1— Diná, filha que Leia havia tido de Jacó, saiu para ver as filhas da terra.
Mt 6:13 [p.p.] — E não nos deixes entrar em tentação, mas livra-nos do mal. [...]
Pais e mães, vocês reconhecem a importância da responsabilidade de que foram incumbidos? Têm deixado os filhos andarem em companhia de outras crianças sem estarem presentes para saber que tipo de educação estão recebendo? Não os deixem ficar sozinhos com outras crianças. [...]
Eis aí uma prova e uma escolha para vocês: por um lado, correr o risco de ofender os vizinhos despedindo os filhos deles de volta para casa; por outro, agradá-los deixando seus filhos dormirem com os de vocês, e assim expondo-os a ser iniciados naquele conhecimento que lhes será uma maldição para toda a vida. — Orientação da criança, pp. 114 e 115.
Segunda-feira, 31 de agosto - Ano bíblico: Ezequiel 11-13
2. DINÁ É CORROMPIDA
A • Quando a filha de Jacó, Diná, saiu com um plano aparentemente inofensivo para ver as filhas da terra, o que aconteceu, e como essa tragédia é uma advertência para nós hoje? Gênesis 34:2; 1 Coríntios 15:33.
Gn 34:2— E Siquém, filho de Hamor, o heveu, príncipe da terra, viu-a, tomou-a, deitou-se com ela e a violentou.
1Co 15:33— Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
Aquele que procura prazer entre os que não temem a Deus está se colocando no terreno de Satanás, e convidando suas tentações. — Patriarcas e profetas, p. 204.
Em todo o mundo, [...] [e] Por toda parte estão as cenas e sons do mal. Em todo lugar há tentações à sensualidade e à devassidão. — A ciência do bom viver, p. 363.
As cidades se tornaram como Sodoma, e nossos filhos estão sendo diariamente expostos a muitos males. Os que frequentam escolas públicas se associam com frequência a outros mais negligenciados que eles — crianças que são abandonadas a uma educação de ruaenquanto não estão na sala de aula. O coração dos pequenos é facilmente impressionável; e a menos que seu ambiente seja da devida espécie, Satanás usará essas crianças descuidadas para influenciar as que são educadas com mais cuidado. Assim, antes que os pais observadores do sábado percebam o mal que está sendo feito, as lições de depravação são aprendidas, e a alma de seus pequenos é maculada. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 173.
A sensualidade tem extinguido o desejo de santidade e ressecado o vigor espiritual. — Orientação da criança, p. 446.
B • O que pode nos desviar de tais armadilhas? 1 Tessalonicenses 5:22.
1Ts 5:22— Evitai tudo que é mau.
Os que são responsáveis pela propriedade de Deus, na alma e no corpo das crianças formadas à Sua imagem, devem erguer barreiras contra a transigência sensual desta época, que está arruinando a saúde física e moral de milhares de pessoas. Se muitos dos crimes atuais fossem rastreados até a verdadeira origem, se veria que são atribuíveis à ignorância dos pais e mães indiferentes quanto a esse assunto. — Ibidem, p. 115.
Há quem diga: “Ó, vocês não precisam de tantos escrúpulos![2] Um pouco de flerte[3] inofensivo não prejudicará ninguém”. Assim, o coração carnal se precipita rumo à tentação e à prática de transigências que terminam em pecado. Esta é uma baixa forma de moralidade, que não satisfaz ao elevado padrão da Lei de Deus. — Medicina e salvação, p. 143.
Terça-feira, 1 de setembro - Ano bíblico: Ezequiel 14-17
3. DISPOSTO A SE COMPROMETER
A • Como o pagão Siquém via sua obrigação para com Diná? Gênesis 34:3, 4, 6, 8, 11 e 12. Que provisão emergencial o Senhor deu posteriormente aos hebreus para esse tipo de situação? Deuteronômio 22:28 e 29.
Gn 34:3, 4, 6, 8 , 11 e 12 — Assim, sua alma apegou-se a Diná, filha de Jacó, e, amando a moça, falou-lhe ao coração. 4 Então Siquém disse a seu pai Hamor: Consegue-me esta moça por mulher. [...] 6 E Hamor, pai de Siquém, foi falar com Jacó. [...] 8 Então Hamor falou com eles: A alma de meu filho Siquém afeiçoou-se fortemente à vossa filha; peço-vos que a entregueis a ele por mulher. [...] 11 Depois disso, Siquém disse ao pai e aos irmãos dela: Que eu ache favor aos vossos olhos, e darei o que me pedirdes;12 exigi de mim o que quiserdes em dote e presentes, e darei o que me pedirdes; somente dai-me a moça por mulher.
Dt 22:28 e 29 — Se um homem achar uma moça virgem que não é noiva e, forçando-a, deitar-se com ela, e eles forem apanhados, 29 o homem que se deitou com a moça dará ao pai dela cinquenta siclos de prata, e ela ficará sendo sua mulher, pois ele a humilhou; não poderá se divorciar dela por toda a sua vida.
B • Embora a afeição de Siquém ignorasse os padrões divinos para os israelitas, ela parecia sincera. Porém, que perigo a proposta de Hamor, pai de Siquém, projetou no horizonte? Gênesis 34:9 e 10.
Gn 34:9 e 10 — Vinde fazer aliança de casamento conosco; dai-nos as vossas filhas e recebei as nossas. 10 Assim habitareis conosco; a terra estará à vossa disposição; habitai, negociai e adquiri propriedades nela.
Referindo-Se à relação que Israel poderia vir a manter com as nações ao redor, o Senhor havia declarado por intermédio de Moisés: “Não farás com elas nenhum acordo, nem terás piedade delas; não realizarás casamentos com elas; [...] pois elas fariam teus filhos se desviar de Mim para cultuar outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos destruiria” (Deuteronômio 7:2-4). “Porque és povo santo para o Senhor, teu Deus, e o Senhor te escolheu para seres o Seu povo particular entre todos os povos sobre a face da Terra” (Deuteronômio 14:2).
O resultado que se seguiria em face de um compromisso com as nações ao redor foi claramente predito. — Profetas e reis, pp. 568 e 569.
C • Como a advertência divina contra o casamento com incrédulos continua ecoando até nós hoje? 2 Coríntios 6:14-18.
2Co 6:14-18 — Não vos coloqueis em jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Que comunhão há entre luz e trevas? 15 Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Que parceria tem o crente com o incrédulo? 16 E que acordo tem o santuário de Deus com ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo, como Ele disse: Habitarei neles e entre eles andarei; Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. 17 Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis em nenhuma coisa impura, e Eu vos receberei. 18 Serei para vós Pai, e sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Se você deseja ter um lar onde nunca se levantem sombras, não se una com alguém que é inimigo de Deus. — Mensagens aos jovens, p. 440.
Exige-se dos seguidores de Cristo que se separem do mundo e não toquem nada impuro, e têm a promessa de serem filhos e filhas do Altíssimo, membros da família real. Mas se as condições não são atendidas, não alcançarão, não poderão atingir, o cumprimento da promessa. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 441.
Quarta-feira, 2 de setembro - Ano bíblico: Ezequiel 18-20
4. FRUTOS TRAIÇOEIROS
A • Que proposta os filhos de Jacó apresentaram para resolver a difícil situação, e como Siquém e Hamor reagiram? Gênesis 34:7, 13-24.
Gn 34:7, 13-24 — Logo que souberam do caso, os filhos de Jacó vieram do campo. E ficaram tristes e furiosos, porque Siquém havia cometido uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó, coisa que não se devia fazer. [...] 13 Como Siquém havia tirado a honra de sua irmã Diná, os filhos de Jacó, em resposta, falaram traiçoeiramente a Siquém e a seu pai Hamor: 14 Não podemos fazer isto, dar a nossa irmã a um homem incircunciso; porque isso seria uma vergonha para nós. 15 Consentiremos sob esta única condição: se vos tornardes como nós, circuncidando-se todo homem entre vós;16 então vos daremos nossas filhas e receberemos as vossas. Assim habitaremos convosco e nos tornaremos um só povo. 17 Mas se não nos ouvirdes e não vos circuncidardes, levaremos nossa irmã e iremos embora. 18 E suas palavras agradaram a Hamor e a seu filho Siquém. 19 E o rapaz não tardou em fazer isso, porque gostava da filha de Jacó. E ele era o mais honrado de toda a casa de seu pai. 20 Então Hamor e seu filho Siquém foram à porta da sua cidade e disseram aos homens da cidade: 21 Estes homens são de paz para conosco; que eles habitem na terra e negociem nela, pois é bastante espaçosa para eles. Vamos receber por mulher as suas filhas e entregar-lhes as nossas. 22 Mas aqueles homens consentirão em habitar conosco para nos tornarmos um só povo sob uma única condição: se todo homem entre nós for circuncidado como eles. 23 O gado, os bens e todos os animais deles não se tornarão nossos? Basta concordarmos com eles, e habitarão conosco. 24 E todos os que saíam da porta da cidade deram ouvidos a Hamor e a seu filho Siquém, e todo homem foi circuncidado, todos os que saíam pela porta da sua cidade.
B • Apesar do acordo amigável, que terrível ato Simeão e Levi, filhos de Jacó, praticaram mais tarde? Como somos advertidos contra a forma como tentaram justificar sua traição? Gênesis 34:25-29 e 31; Mateus 5:13.
Gn 34:25-29 e 31 — Três dias depois, quando os homens ainda sentiam dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, entraram na cidade, que se sentia segura, e mataram todos os homens. 26 Mataram também Hamor e seu filho Siquém ao fio da espada; então tiraram Diná da casa de Siquém e saíram. 27 E os filhos de Jacó foram até onde estavam os mortos e saquearam a cidade; porque haviam tirado a honra de sua irmã. 28 Tomaram-lhes as ovelhas, os bois, os jumentos, e tanto o que havia na cidade como no campo;29 e levaram como prisioneiros todos os seus bens, todas as crianças e as mulheres; e, despojando as casas, levaram tudo o que havia nelas. [...] 31 Mas eles responderam: Por acaso ele deveria ter tratado a nossa irmã como uma prostituta?
Mt 5:13— Vós sois o sal da Terra; mas se o sal perder suas qualidades, como restaurá-lo? Para nada mais presta, senão para ser jogado fora e pisado pelos homens.
A estadia de Jacó e seus filhos em Siquém terminou em violência e morticínio. A única filha da casa tinha sido envergonhada e entristecida; e dois irmãos se envolveram no crime de homicídio; uma cidade inteira foi entregue à ruína e matança, em represália pela ação ilegal de um jovem precipitado. [...]
A crueldade traiçoeira de Simeão e Levi não ocorreu sem provocação; no entanto, em sua conduta para com os siquemitas, cometeram um terrível pecado. — Patriarcas e profetas, p. 204.
Uma simples profissão de piedade sem o princípio vivo é completamente destituída de valor, como o sal sem suas propriedades conservantes. Um professo cristão sem princípios é motivo de zombaria, uma vergonha para Cristo, uma desonra ao nome do Salvador. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 443.
C • O que Jacó percebeu sobre as falhas graves em sua liderança familiar, e que raio de esperança iluminou-lhe o coração? Gênesis 34:30; Gênesis 35:1.
Gn 34:30— Então Jacó disse a Simeão e a Levi: Vós me perturbastes, fazendo-me odiado pelos habitantes desta terra, os cananeus e os perizeus. Como tenho pouca gente, eles se ajuntarão e me matarão; e serei destruído com minha casa.
Gn 35:1— Depois dessas coisas, Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faz ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias de teu irmão Esaú.
Jacó entendeu que havia motivo para uma profunda humilhação. Crueldade e hipocrisia se manifestaram no caráter de seus filhos. Havia deuses falsos no acampamento, e a idolatria tinha até certo ponto ganhado terreno mesmo em sua casa. Se o Senhor os tratasse de acordo com o modo como agiam, não os deixaria à mercê da represália dos povos vizinhos?
Enquanto Jacó estava assim prostrado em angústia, o Senhor lhe ordenou que viajasse para o sul, a Betel. A memória daquele lugar relembrava ao patriarca não apenas a visão dos anjos e as misericordiosas promessas de Deus, mas também o voto que ali fez, de que o Senhor seria o seu Deus. — Patriarcas e profetas, p. 205.
Quinta-feira, 3 de setembro - Ano bíblico: Ezequiel 21-23
5. RESTAURANDO OS CAMINHOS DE DEUS
A • Explique o passo vital que Jacó deu na reforma familiar, e os surpreendentes resultados. Gênesis 35:2-5.
Gn 35:2-5 — Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: Lançai fora os deuses estrangeiros que há no meio de vós, purificai-vos e mudai de roupa. 3 Vamos nos levantar e subir para Betel. Farei ali um altar ao Deus que me atendeu no dia da minha angústia e esteve comigo no caminho por onde andei. 4 E entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que traziam nas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. 5 Então partiram, e o terror de Deus sobreveio às cidades que estavam ao redor, de modo que não perseguiram os filhos de Jacó.
Ao recapitular o trato maravilhoso de Deus para com ele, o próprio coração [de Jacó] se acalmou, e seus filhos também foram tocados por um poder que os abrandava; ele utilizou o meio mais eficaz para prepará-los a fim de tomarem parte no culto a Deus quando chegassem a Betel. — Patriarcas e profetas, p. 205.
Jacó foi humilhado, e exigiu que sua família se humilhasse e removesse todos os ornamentos, pois faria uma expiação por seus pecados, oferecendo um sacrifício a Deus, para que pudesse rogar por eles, e não abandoná-los para serem destruídos por outras nações. — Spiritual Gifts, vol. 3, p. 137.
B • Como os crentes de todas as épocas podem ser inspirados pelo tipo de experiência nova e revigorante que Jacó viveu em Betel? Gênesis 35:6 e 7; Atos 19:18-20.
Gn 35:6 e 7 — Assim Jacó chegou a Luz (esta é Betel), que está na terra de Canaã; ele e todo o povo que estava com ele. 7 Edificou ali um altar e chamou ao lugar El-Betel; porque ali Deus havia Se manifestado a ele quando fugia de seu irmão.
At 19:18-20 — E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e admitindo em público as suas práticas. 19 Também muitos dos que praticavam artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos. Calculado o valor deles, estimaram que chegava a cinquenta mil moedas de prata. 20 Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia com poder.
Deus aceitou os esforços do patriarca para remover o erro de sua família, e apareceu a ele, e o abençoou, e renovou a promessa que lhe havia feito, porque o temor de Jacó estava diante dEle. — Idem.
Queimem os livros de magia; queimem cada um; queimem— sim, consumam! —tudo que possa causar um vínculo entre vocês e os poderes das trevas. “Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis em nenhuma coisa impura, e Eu vos receberei” (2 Coríntios 6:17). É isso que devemos estar dispostos a fazer —querer curvar-nos em reverência ao Deus do Céu. — Sermons and Talks, vol. 2, p. 68.
Sexta-feira, 4 de setembro - Ano bíblico: Ezequiel 24-26
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que os pais precisam estar muito atentos em relação às crianças e jovens?
2. Qual a probabilidade de uma tragédia como a de Diná acontecer hoje?
3. O que estava errado com a maneira como Simeão e Levi lidaram com o pecado de Siquém?
4. Por que é tão importante que eu dê um exemplo correto diante do mundo?
5. Que tipo de reforma eu preciso efetuar em minha própria família?
Sábado, 5 de setembro - Ano bíblico: Ezequiel 27-29
Este sábado é dia de oferta especial para o Departamento de Educação.
Traga a sua!
Oferta de Primeiro Sábado
para o Departamento de Educação
A necessidade de obreiros na vinha do Senhor é clara. “Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” — Educação, p. 271.
A obra está diante de nós, e a igreja deve investir para ter certeza de que nossas crianças e jovens sejam “devidamente preparados” para cumprir a comissão do Senhor e ir a “todo o mundo, ensinando a todas as nações”.
O Movimento de Reforma tem investido recursos na obra educacional em vários lugares, formatos e idiomas de instrução para atingir esse objetivo. Desde a educação infantil até às escolas missionárias de ensino superior, nossos jovens têm recebido uma sólida base na “verdade presente” e nos melhores métodos pelos quais essa verdade pode ser apresentada a outros.
“A verdadeira educação é um preparo missionário. Todo filho e filha de Deus é chamado a ser missionário; somos chamados ao serviço de Deus e de nossos semelhantes; e habilitar-nos para essa obra deve ser o objetivo de nossa educação.” — A ciência do bom viver, p. 395.
“É para fortalecer os jovens contra as tentações do inimigo que estabelecemos escolas onde possam habilitar-se para ser úteis nesta vida, e para o serviço de Deus através da eternidade.” — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 495.
Pela graça de Deus, as escolas estabelecidas se expandiram para incluir programas via satélite, programas de seminários e, mais recentemente, plataformas educacionais on-line para garantir que todos possam ter acesso à educação. Essas plataformas on-line dos campi de nossas escolas na Colômbia e nos Estados Unidos possibilitam que os alunos obtenham um preparo missionário independentemente de onde morem.
Por favor, demonstre seu apoio ao preparo de nossos jovens ao contribuir generosamente para este fundo. Sua dádiva liberal cooperará para o desenvolvimento deste gratificante ramo da obra de Deus.
Agradecemos antecipadamente, e que Deus abençoe as ofertas e os doadores.
— Departamento de Educação da Conferência Geral
[1] El-Eloe-Israel: Do hebraico El-Elohe-Israel, que traduzido quer dizer: “Deus, O Deus de Israel”
[2]Escrúpulo: Atitude cuidadosa, cheia de zelo; meticulosidade. Consciência dotada de sentido moral; caráter íntegro.
[3]Flerte: Relação amorosa mais ou menos inocente, leve e inconsequente, geralmente destituída de sentimentos profundos.