

Lição 10 Sábado, 7 de setembro de 2019
Eu te instruirei e ensinarei o caminho que deves seguir (Salmos 32:8).
Estudo adicional:
Mensagens aos jovens, pp. 176-180 (capítulo 50: “A eternidade como objetivo”); Patriarcas e profetas, pp. 592-602 (capítulo 58: “As escolas dos profetas”).
Domingo, 1º de setembro Ano bíblico: Ezequiel 14-17
1. A GRANDE NECESSIDADE
A • Qual é a necessidade do mundo atual? João 12:32.
Jo 12:32 — E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim.
Enquanto o eu for mantido fora de vista, Jesus Cristo sempre será elevado e exaltado. — The Voice in Speech and Song, p. 322.
Exaltem-nO, ao Cristo do Calvário; exaltem-nO, para que o mundo possa contemplá-lO. Falem de Sua bondade, cantem Seu amor, e o coração de vocês renda-Lhe graças. — Exaltai-O!, p. 37.
B • Como essa obra deve ser cumprida? Provérbios 23:12; Mateus 28:19.
Pv 23:12 — Dedica teu coração à instrução, e teus ouvidos, às palavras do conhecimento.
Mt 28:19 — Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Devemos educar e educar a fim de preparar um povo que primeiro entenda a mensagem e, em seguida, possa transmiti-la ao mundo. — The Review and Herald, 6 de fevereiro de 1908.
Agora, mais do que nunca, precisamos compreender a verdadeira ciência da educação. Se não formos capazes de entender isso, nunca teremos entrada no reino de Deus. — Mente, caráter e personalidade, vol. 1, p. 53.
Enquanto o tempo durar, teremos necessidade de escolas. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 417.
Segunda-feira, 2 de setembro Ano bíblico: Ezequiel 18-20
2. O PREPARO FÍSICO
A • Como o chamado de Eliseu destaca a educação física como um preparo para a obra espiritual? 1 Reis 19:19.
1 Rs 19:19 — Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele.
O trabalho prático estimula a observação minuciosa e o pensamento independente. Efetuado do modo correto, tende a desenvolver aquela sabedoria prática a que chamamos senso comum. Desenvolve habilidade para planejar e executar, fortalece a coragem e a perseverança, e exige o exercício de tato e habilidade. — Educação, p. 220.
No plano de Deus para Israel, cada família teria um lar na terra com área suficiente para o cultivo. Assim, foram fornecidos os meios e o incentivo para uma vida útil, diligente e autossustentável. E nenhum planejamento humano melhorou esse projeto. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 275.
Nas gerações passadas, deveriam ter sido tomadas providências para uma obra educacional em maior escala. Deveriam ter existido estabelecimentos de produção e agricultura ligados às escolas, como também professores de tarefas domésticas. E uma parte do tempo diário deveria ter sido dedicada ao trabalho braçal, de modo que as faculdades físicas e mentais pudessem exercitar-se igualmente. Se as escolas houvessem sido estabelecidas de acordo com o plano que mencionamos, não haveria agora tantas mentes desequilibradas. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 153.
Trabalhar na terra é uma das melhores espécies de serviço, exercitando os músculos e repousando a mente. O estudo da agricultura deve ser o ABC da educação dada em nossas escolas. Esse deve ser exatamente o primeiro trabalho pelo qual iniciar. Nossas escolas não devem depender de produtos vindos de fora, tais como verduras, cereais e frutas, tão essenciais à saúde. Nossos jovens precisam ser instruídos sobre como derrubar árvores e cultivar o solo, da mesma maneira que nas disciplinas teóricas. Vários professores devem ser escolhidos para dirigir certo número de alunos em seu trabalho, e também trabalhar com eles. [...]
Diariamente, o serviço sistemático deve constituir parte da educação dos jovens mesmo neste período tardio. Muito se pode ganhar agora com esse procedimento. Ao seguirem tal plano, os estudantes ganharão elasticidade de espírito e vigor intelectual, e em certa quantidade de tempo podem realizar mais trabalho mental do que o conseguiriam se apenas estudassem. — Ibidem, vol. 6, pp. 179 e 180.
Alguns não valorizam a importância do trabalho agrícola. Pessoas assim não deveriam fazer planos para nossas escolas, pois impediriam que tudo se desenvolva na direção certa. — Ibidem, p. 178.
Terça-feira, 3 de setembro Ano bíblico: Ezequiel 21-23
3. DESENVOLVIMENTO MENTAL
A • Como o estudo da Bíblia impacta a mente de uma pessoa? Hebreus 4:12; 1 Pedro 1:23.
Hb 4:12 — Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração.
1 Pe 1:23 — Fostes regenerados não de semente perecível, mas imperecível, pela Palavra de Deus, que vive e permanece.
A mente ampliará seus horizontes ao se dedicar a descobrir a relação dos temas bíblicos, comparando texto com texto, e coisas espirituais com coisas espirituais. Não se contente com o superficial; os mais preciosos tesouros do pensamento aguardam o estudante hábil e aplicado. — Mensagens aos jovens, p. 262.
Um conhecimento íntimo das Escrituras acentua a capacidade de percepção e fortalece a alma contra os ataques de Satanás. — Ibidem, p. 397.
Que a mente compreenda as maravilhosas verdades da Revelação, e nunca se contentará em empregar suas habilidades em assuntos frívolos; antes, sentirá aversão pela literatura desprezível e pelos divertimentos inúteis que estão desmoralizando os jovens de hoje. Os que têm aprendido com os poetas e sábios da Bíblia, e cuja mente tem sido despertada pelos gloriosos atos dos heróis da fé, sairão dos ricos campos de pensamento muito mais puros de coração e elevados na mente do que se tivessem estudado os mais célebres autores seculares, ou contemplado e glorificado as façanhas dos Faraós, dos Herodes e dos Césares do mundo. — Ibidem, p. 255 e 256.
B • Mediante a influência da Palavra, como se dá a experiência do Novo Concerto? Hebreus 8:10; Salmos 37:30 e 31.
Hb 8:10 — Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as Minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles Me serão povo.
Sl 37:30 e 31 — A boca do justo profere sabedoria; sua língua fala o que é reto. 31 A lei do seu Deus está em seu coração; seus pés não vacilarão.
Por meio da santa contemplação das verdades apresentadas em Sua Palavra, a mente do aluno é levada em comunhão com a mente infinita. Tal estudo não apenas refina e enobrece o caráter, mas não falha em expandir e revigorar as faculdades mentais. — Patriarcas e profetas, pp. 596-599.
Mas a preciosa fé inspirada por Deus comunica vigor e nobreza ao caráter. À medida que nos detemos sobre Sua benevolência, misericórdia e amor, mais e mais clara será a percepção da verdade, mais elevado e santo será o desejo de pureza de coração e clareza de pensamento. A alma que permanece na pura atmosfera dos pensamentos santos é transformada pela comunicação com Deus por meio do estudo de Sua Palavra. A verdade é tão ampla, de tão vasto alcance, tão profunda e larga, que o próprio eu se perde de vista. O coração é enternecido, rendendo-se à humildade, bondade e amor. — A ciência do bom viver, pp. 465 e 466.
Quarta-feira, 4 de setembro Ano bíblico: Ezequiel 24-26
4. FORÇA ESPIRITUAL
A • Como o estudo e a instrução da Bíblia levarão nossos alunos missionários a uma experiência espiritual mais profunda? 1 Pedro 1:23; Efésios 5:26.
1 Pe 1:23 — Fostes regenerados não de semente perecível, mas imperecível, pela Palavra de Deus, que vive e permanece.
Ef 5:26 — A fim de santificá-la, tendo-a purificado com o lavar da água, pela Palavra.
Ao nos conceder o privilégio de estudar Sua Palavra, o Senhor tem posto diante de nós um esplêndido banquete. São muitos os benefícios que derivam do banquete da Palavra, a qual é representada por Ele como Sua carne e sangue, Seu Espírito e vida. Participando da Palavra, a nossa força espiritual é aumentada; crescemos em graça e no conhecimento da verdade. Hábitos de domínio próprio são formados e fortalecidos. Desaparecem as deficiências da infância: mau humor, voluntariedade, egoísmo, palavras precipitadas, atos irados, e em seu lugar se desenvolvem as graças da masculinidade e feminilidade cristãs. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 207.
À medida que o homem usa seus talentos com fidelidade, mesmo sendo pequenos, o Espírito Santo toma as coisas de Deus e as apresenta como algo novo à mente. Por meio do Espírito, Deus faz de Sua Palavra um poder vitalizante. É rápida e poderosa, exercendo uma forte influência sobre a mente, não por causa do conhecimento ou inteligência do agente humano, mas porque o Poder divino atua junto com o poder humano. E todo louvor deve ser dado ao poder divino. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 55.
B • Qual é o objetivo da verdadeira educação missionária? 2 Pedro 3:18.
2 Pe 3:18 — Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada glória, agora e na eternidade. Amém.
A mais elevada espécie de educação é aquela que dá tal conhecimento e disciplina que leve ao melhor desenvolvimento do caráter e capacite a alma para aquela vida que se mede pela vida de Deus. A eternidade não deve ficar fora de nossos cálculos. A mais elevada educação é aquela que ensina às nossas crianças e jovens a ciência do cristianismo, proporcionando-lhes um conhecimento experimental dos caminhos de Deus e concedendo-lhes as lições que Cristo deu a Seus discípulos sobre o caráter paternal de Deus. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, pp. 45 e 46.
A educação e preparo da juventude é uma obra importante e solene. O grande objetivo a ser atingido deve ser o adequado desenvolvimento do caráter, de modo que o indivíduo esteja corretamente preparado para desempenhar os deveres da vida atual e entrar, enfim, para a vida futura, imortal. A eternidade revelará o modo como a obra tem sido feita. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 418.
Quinta-feira, 5 de setembro Ano bíblico: Ezequiel 27-29
5. O MISSIONÁRIO VERSÁTIL
A • O que a obra de Cristo na Terra envolvia? Mateus 4:23. Como devemos preparar nossos missionários de hoje para fazer uma obra semelhante? Por quê?
Mt 4:23 — Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando o evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
Lembremo-nos de que um instrumento muito importante é nossa obra médico-missionária. Nunca devemos perder de vista o grande objetivo para o qual nossas clínicas são estabelecidas — dar continuidade à conclusão da obra de Deus na Terra. Loma Linda não deve ser apenas uma clínica, mas um centro educacional. Com a posse desse lugar, vem a pesada responsabilidade de cumprir à altura a obra da instituição educacional. Uma escola deve ser estabelecida ali para a formação de evangelistas médico-missionários. — Conselhos sobre saúde, p. 233.
A escola de Madison não apenas educa no conhecimento das Escrituras, mas também proporciona uma formação prática que prepara o aluno para sair como um missionário autossustentável para o campo onde for chamado. Em sua rotina de estudos, ele é ensinado a construir com simplicidade e solidez, a cultivar a terra e cuidar dos doentes. Esse preparo para a obra médico-missionária é um dos maiores objetivos para os quais qualquer escola pode ser estabelecida. [...]
Está chegando a hora em que o povo de Deus, por causa da perseguição, será espalhado por muitos países. Aqueles que receberam uma educação completa estarão em vantagem por onde quer que andem. Assim, o Senhor revela a sabedoria divina ao levar Seu povo ao preparo de todas as faculdades e capacidades para a obra de disseminação da verdade. — Manuscript Releases, vol. 5, p. 280.
Sexta-feira, 6 de setembro Ano bíblico: Ezequiel 30-32
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que a obra especial de preparar missionários é mais importante agora do que nunca?
2. Explique o papel do serviço manual ou braçal na educação.
3. Por que o estudo da Bíblia oferece o melhor desenvolvimento mental?
4. Qual será o resultado quando os alunos se banquetearem da Palavra de Deus regularmente?
5. Que habilidades ajudam a formar um missionário versátil?
Sábado, 7 setembro Ano bíblico: Ezequiel 33-35
Próximo sábado é dia de oferta especial para a Escola Bíblica Farol, na Itália.
Para a Escola Bíblica Missionária Farol, na Itália
Para ser missionário neste mundo, não basta ter fé e virtude. É necessário também ter conhecimento. Sem ele, o povo de Deus “é destruído” (Oseias 4:6). Com isso em mente, a Escola Bíblica Missionária Farol foi estabelecida em 2013 como instituição educacional da Associação Italiana do Movimento de Reforma. “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14) foi o versículo bíblico que inspirou o lema da escola: “Receber luz para ser luz”. A instituição oferece aos jovens e membros da igreja a oportunidade de adquirirem conhecimento e aumentar sua utilidade na obra evangelística voluntária.
O primeiro curso, uma série de seminários organizados pela escola, começou em 2013 e terminou em janeiro de 2016. Alunos da França, Itália, Portugal, Espanha, Bolívia, Congo, Equador, Peru e Romênia participaram do curso. Embora muitos deles ainda não fossem membros da igreja no início do curso, todos, com exceção de um, estavam batizados no momento da formatura. Hoje, os graduados estão envolvidos em muitas atividades missionárias, e alguns deles se tornaram oficiais de sua igreja ou de sua associação. Somos muito gratos a Deus por essa primeira colheita.
O primeiro curso foi realizado nas dependências da Igreja de Poppi. No entanto, no ano passado, um irmão doou sua propriedade em Bricco Martino, Tigliole D’Asti (Asti)[1], para ser usada em programas educacionais da escola missionária, bem como em outros eventos da igreja. Essa propriedade possui uma construção situada numa área bem localizada do país.
Para que possamos pôr em prática o programa escolar, precisamos reformar metade do imóvel para acomodar pelo menos 20 a 25 pessoas, além de uma sala de aula e um templo para adoração. A Associação Italiana não tem fundos suficientes para essa reforma. Por isso, pedimos a vocês, queridos irmãos, irmãs e amigos, que doem generosamente para esta causa. Isso possibilitará que os programas educacionais da Escola Bíblica Missionária Farol, a única instituição educativa reformista italiana, continue a preparar as pessoas para se tornarem uma luz neste mundo sombrio, pregar as boas-novas e apressar a segunda vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Seus irmãos e irmãs da Associação Italiana